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Devolução negada

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

B. C.

Para: Auchan Portugal Hipermercados, S.A.

29/04/2023

Tinha comprado um artigo dia 24/04 e só o pude testar no dia 26/04. Nesse dia notei que o artigo estava com algum problema e decidi dirigir-me à loja de Gondomar para devolver o artigo. O senhor que falou comigo começou por duvidar que o artigo estivesse estragado. Testou o artigo, repetiu que seria preciso ter cuidado com o peso e com o piso e que, obviamente não teria potência para fazer subidas (era uma trotinete elétrica). No entanto, já lhe tinha explicado que o problema aconteceu num sítio plano, que a luz deixou de funcionar repentinamente e que a construção da trotinete parecia demasiado frágil. O colaborador repetiu várias vezes que a trotinete estava em condições e que teria de ser enviada para a assistência técnica (artigo eletrónico). Depois, afirmou que a Auchan não aceita devoluções daquele tipo de artigos, algo que não está escrito em parte nenhuma da política de trocas e devoluções da empresa. E não se tratava de uma devolução por insatisfação, foi mesmo por estar estragado. Já tive essa experiência antes com uns headphones noutra loja e o dinheiro foi-me devolvido de imediato quando eu até sugeri trocar por outro produto, que acabei por adquirir posteriormente. Mais tarde, o colaborador mudou o discurso e disse que faria a devolução a título excecional. No entanto, ao ver o estado da caixa, que obviamente não foi aberta com o maior cuidado do mundo embora não estivesse completamente desfeita e já me tivesse sido entregue com alguns rasgões, disse que não podia fazer a devolução, alegando que tinha um número de série. Tendo em conta que as caixas são concebidas de forma standard, o número de série teria de estar numa etiqueta autocolante, à semelhança do que acontece com o IMEI dos telemóveis, por exemplo. O pior foi ter dito que não podia aceitar com a caixa estragada porque não poderia colocar o artigo à venda, tendo em conta que neste preciso momento ele já tinha visto que pelo menos a luz, não estava a funcionar. Ou seja, deu a entender que colocaria à venda um artigo que não estava a funcionar a 100%. Não estava a contar que o artigo ficasse com problemas no prazo de um mês daí não ter tido o maior dos cuidados com a caixa. Mas o facto de precisarem da caixa nas devidas condições, isso sim, está na política da empresa e bastava ter começado por aí para evitar a insatisfação que senti. Além disso, comprar um artigo e ver que funciona mal no primeiro dia em que o experimento dá um péssimo aspeto. O que me incomodou mais foi a constante tentativa de me desmentir, como se eu estivesse a inventar um problema. Além disso, estar constantemente a referir o aspeto do peso máximo suportado ficou muito mal para uma empresa com certificado de responsabilidade social. No meio de toda esta conversa, eu já tinha deixado claro que a minha intenção não era reaver o dinheiro, mas sim comprar um artigo do mesmo género, mas melhor e, consequentemente, mais caro. Estamos a falar de uma diferença de 300€, ou seja, lucro que a empresa perdeu. É muito mau que tenham pessoas a lidar com os clientes como se estes não tivessem conhecimento de causa ou, por outras palavras, a fazer com que o cliente se sinta ignorante. Foi feita uma reclamação no livro, contudo, não me foi possível explicar todos os factos devido ao pouco espaço onde podemos escrever. Obrigada pela vossa atenção. Não faz qualquer sentido a discrepância na vossa política de devoluções dependendo da loja.

Mensagens (1)

B. C.

Para: Auchan Portugal Hipermercados, S.A.

05/05/2023

Quanto à reclamação, foi-me dito que os procedimentos adotados pela chefia que me atendeu estavam dentro dos parâmetros da empresa. A pessoa responsável por tratar da reclamação foi simpática e explicou a situação, mas mantém-se a insatisfação com o mau atendimento em loja por parte do responsável de mercado. Basicamente ligam só para dizerem que responderam porque não parecem ter o mínimo interesse em averiguar a fundo a situação. Tendo em conta a quantidade de reclamações com a política de trocas e devoluções da Auchan (mais especificamente em produtos eletrónicos), não recomendo compras nesta empresa porque seja devido a avaria ou por questão de insatisfação, o dinheiro não será devolvido nem será permitido efetuar uma troca, mesmo que o artigo já venha com defeito ou fique estragado no dia a seguir à compra.


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