back

Devolução de telemóvel negada

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

G. S.

Para: Auchan Portugal Hipermercados, S.A.

03/03/2024

Venho por este meio reclamar da recusa da instituição em proceder à devolução de um equipamento de comunicação móvel (smartphone) comprado no passado dia 6 de Fevereiro de 2024(recomendado por técnico em loja ), mas com defeito grave. Lesando o direito à devolução visto que foi dado conhecimento ao vendedor, primeiro em loja para reclamar do defeito nos primeiros 14 dias, segundo porque não sendo o problema resolvido voltou-se a cumprir nova reclamação em loja dentro dos 30 dias conforme as condições da loja, desta segunda para proceder à devolução.Segundo as condições de devolução, as quais foram analisadas cuidadosamente, o cliente deve apresentar-se em loja com o equipamento na caixa original e fatura num prazo inferior a 30 dias. Hoje, dia 3 de Março de 2024 na loja da Auchan em Vila Nova de Gaia, esse diereito foi recusado. Sem sequer analisar o produto nem perceber a razão da devolução, a fucionária questionou se a caixa estava aberta e após resposta afirmativa recusou-se de imediato a proceder à devolução alegando que não cumpriam as condições de devolução, nomeadamente que o artigo não se encontrava nas mesmas condições do ato da compra. As condições, re-confirmadas ao balcão indicam que o produto tem que estar intacto, tal como foi apresentado no momento da devolução, tais como artigo sem quaisqueres marcas utilização e com todos os acessórios que continha no momento da compra, dentro da caixa original.Relativamente ao defeito, o excesso de ruído e fraco desempenho nas chamadas de voz e vídeo nas primeiras horas em que foi experimentado, torna-o inútil. Este problema foi reportado em loja num periodo inferior a 7 dias onde foi realizada uma tentativa de correção do problema através de alteração de configurações por parte do técnico em loja, mas em vão. Feita a re-avaliação do mesmo, concluiu-se que nada foi alterado e que o comportamento continuava à quem do pretendido.O equipamento não cumpre os objectivos a que se propõem e que apresenta na ótica de utilização defeito grave detetado nos primeiras horas de experimentação.Visto que o equipamento não funciona conforme anunciado, não está nem foi utilizado desde o momento da compra e encontra-se na caixa original com a pelicula original a aguardar resolução do caso.Coforme descrito foram feitas várias tentativas de resolução do caso sem sucesso e pretende-se que haja um reembolso total da quantia paga mediante a devolução do artigo que como indiquei está por utilizar, sem marcas qualquer marca e nas mesmas condições em que estava aquando a compra.Aguardo uma resolução tão breve quanto possível uma vez que não tenho qualquer interesse em manter o equipamento em minha posse e este facto é por si só um risco.

Mensagens (3)

Auchan Portugal Hipermercados, S.A.

Para: G. S.

04/03/2024

Caro(a) Cliente,Tomámos conhecimento da sua questão e informamos que com a maior brevidadeserá contactado(a) pelos nossos Serviços.Obrigada*Alexandra Silva*Direção Serviço ClienteEstrada de Paço de Arcos, 48 A2770-129 Paço de Arcos escreveu (domingo, 3/03/2024 à(s) 20:02):

G. S.

Para: Auchan Portugal Hipermercados, S.A.

06/03/2024

Viva Alexandra Silva,agradeço desde já a reposta.Contudo ainda não recebi qualquer contacto acerca deste mesmo assunto para além desta sua mensagem.Existe alguma data/hora estimada para o fazer?.Grato pela colaboração,Gil Serafim

G. S.

Para: Auchan Portugal Hipermercados, S.A.

08/03/2024

Após receber contacto telefónico do Sr. Ivo por parte do Auchan de Vila Nova de Gaia, fui informado daquilo que já tinha sido no momento da devolução presencial nomeadamente que não cumpria os requisitos da loja para aceitação da devolução.Foi me proposto o envio do telemóvel para avaliação da assistência a fim de conferir o problema. Esta não é a solução pretendida visto que do meu ponto de vista iria aceitar que as condições de devolução não estavam a ser cumpridas. A interpretação das condições de devolução são ambínguas e levam ao engano do consumidor. Mencionarem a "caixa intacta" não é explicito de que a mesma tem de estar selada ou lacrada. Por definição será caixa "não tocada" ou "que está qual se recebeu ou foi entregue". A caixa teria sempre de ser tocada, lacrada ou não, e neste caso, como foi aberta em loja por um funcionário está por definição cumprida a permissa de que a caixa está nas mesmas condições de compra.Posto isto, aquilo que se pretende é o cumprimento por parte do estabelecimento das condições que o próprio define e que não sendo claras, são usadas pela instituição para se negarem àdevolução de artigos.Mais ainda foi mencionado pelo Sr. Ivo que os Telemóveis é uma classe de artigo que não prevê devolução, algo que está omisso das condições consultadas no website: https://www.auchan.pt/pt/trocas-e-devolucoes.htmlEmbora não fosse necessário partilhei as razões que me levaram à devolução e confesso que não procuro outra solução com a Auchan que não seja a devolução visto que perdi a confiança nas próprias recomendações.Com problema ou sem problema fiz-me acompanhar da prova de compra e do artigo sem marcas de uso, em condição completamente nova e da respectiva caixa original com todos os acessórios tal como me foi entregue em loja. O direito de devolução negado embora cumprindo com as condições aceites é um direito lesado.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.