No passado dia 26 de Janeiro, eu adquiri um esquentador a gás VULCANO 14L, pelo qual paguei com cartão de débito, cujo montante é de 554.00€, como consta na fatura.Por transporte próprio, levei o equipamento para a minha habitação, que foi instalado por uma empresa certificada - Gonçalves Campos Limitada - verificando esta, ao tempo da instalação, que o equipamento apresentava uma avaria. Entrou em contacto com a Vulcano, que informou que era necessária a vinda de um técnico à habitação, mas cuja visita só se verificaria no dia 31/01/20222. Todavia, dado o reportado pelo técnico de instalação, foi-nos informado que o melhor seria trocar o equipamento. No presente dia, 27/01/2022, contactei telefonicamente a empresa LEROY MERLIN que nos pediu para que nos apresentássemos na loja com a devida fatura + equipamento (dentro da caixa). Cumprindo com os requisitos solicitados, chegada à loja, foi-me dito que não iria proceder à troca do equipamento, sendo que apenas o faria após a verificação, por parte de um técnico da marca, que o equipamento tinha defeito. Contudo, insatisfeita com a situação, dado que o técnico só poderá analisar o equipamento no próximo dia 31 e o esquentador serve o propósito essencial de tomar banho, sem o qual não o conseguimos fazer. Presente na loja, contactei a Vulcano e, por via telefónica, falei em alta voz com um técnico da marca e com o responsável da secção da loja (em simultâneo) e o técnico disse que o equipamento deveria ser trocado. Ainda assim, a loja recusou-se.Tive, por fim, que regressar a casa com o equipamento que não funciona, voltar a contactar a Gonçalves Campos Limitada para o instalar novamente com defeito, para que o técnico da VULCANO o possa analisar. Reitero que estamos 6 dias sem poder tomar banho devidamente, depois da compra do equipamento novo com defeito.No presente dia 02/02/2022, dirigi-me à loja Leroy Merlin Matosinhos e, já tendo (1) chamado os técnicos da VULCANO a casa por 2 vezes (1x no dia 31/01 e outra vez no dia 02/02), (2) pedido várias vezes a uma empresa certificada - Gonçalves Campos Limitada - para instalação do aparelho, de modo a proceder à devolução do aparelho, visto que o técnico que recebemos em casa procedeu à aplicação de peças, testou a instalação de gás e tudo estava correto, continuando a avaria a aparecer. Dado que a avaria persistiu, o técnico escreveu um relatório técnico e informou-nos que era suficiente para trocar o aparelho já que não há outra solução (palavras ditas pelo mesmo). Assim sendo, depois de entrar na loja, aproximou-se um funcionário de mim e disse que não ia trocar e, mais tarde, outra funcionária. Durante uma conversa de 1h (aproximadamente) foi-nos dito que não nos trocavam o aparelho e, aliás, foi a primeira coisa que nos foi dita, não tendo ainda ouvido sobre as novidades que tínhamos, dado que, entretanto, tínhamos dois relatórios técnicos (nem aparentando ter vontade para tal). Durante a conversa vários foram os argumentos utilizados para não efetuar a troca: que a caixa estava aberta - como se fosse possível perceber que o esquentador tem uma avaria sem o retirar da caixa - que não observamos os procedimentos técnicos, porque não sabem se foi uma empresa a instalar o aparelho (como já alegamos que foi e cujas faturas podemos apresentar) porque (e passo a citar o funcionário) quando se compra um carro, se ele não couber na garagem, não se vai devolver porque não diz no relatório as palavras concretas de que tem que ser trocado. Contudo, no relatório demonstra-se que foram efetuados testes e vários e o equipamento não funciona corretamente. O pior é que fomos tratados com uma arrogância e falta de trato gigante, tamanhos foram que os dois funcionários ameaçaram virar costas duas vezes, quando, da nossa parte, não tiveram arrogância nem falta de educação, apenas exigência de uma devolução de um equipamento que não funciona. Sabendo eu que não necessito, para proceder a uma devolução, da instalação técnica exclusivamente por parte do Leroy Merlin, várias foram as vezes que a Senhora com que falamos nos disse que como não foram os técnicos da Leroy Merlin a instalar, nada nos podiam fazer para facilitar o processo, tendo a VULCANO que intervir, apresentando relatórios melhores por exemplo. Depois de contactar a VULCANO, mais uma vez, a mesma disse que nada podia fazer, mas que, contudo, iria falar com o técnico de modo a que ele fizesse um relatório mais explicito (técnico esse que disse que o relatório que fez era o suficiente). Posto isto, continuamos sem conseguir tomar banho e, ainda, a ser tratados com arrogância e falta de trato por parte do Leroy Merlin, funcionários que, assim que nos viram, sem sequer nos ouvir, nos disseram imediatamente que não iriam trocar nada, já que já conheciam o nosso processo. Pois bem, isso não é possível, porque nem sabiam da conclusão a que o técnico da VULCANO tinha chegado. Mais acrescento que irei pedir uma indemnização por esta situação pelas despesas inerentes à situação e pelo tempo em que passamos sem poder tomar banho.