back

Desistência da compra

Em curso Pública

Problema identificado:

Desistência da compra

Reclamação

M. M.

Para: Conforama Portugal SA

07/08/2025

Exmos. Senhores, Efetuei uma compra de um beliche no dia 29/06, que veio repartida em 3 caixas. As últimas duas caixas foram rececionada no dia 16/07. E no dia 18/07 efetuei pedido de devolução do mesmo porque vou mudar de habitação e as medidas não são compatíveis com o novo quarto. Pretendia assim a troca do beliche ou a devolução do mesmo para conseguir comprar outro com medidas compatíveis. Estando consciente de que o cliente tem 14 dias após a receção dos artigos para desistir da compra, não imaginei que me fossem criados problemas com a devolução. Contactei a Conforama que me informou que o artigo foi comprado a um fornecedor de Marketplace e que deveria tratar da devolução directamente com esse fornecedor. Contudo, o fornecedor recusou-se a fazer a devolução alegando que as medidas estariam descritas no site e que não tem nada a ver com a minha mudança de casa. Ignorando os direitos do consumidor de desistir da compra em 14 dias após receção dos artigos. Indicou-me ainda que me aconselhava a revender o beliche no OLX ou no Marketplace do Facebook (no mínimo surreal). Contactei posteriormente com o apoio ao cliente via telefone e via email da conforama a expor a situação e a solicitar que tratassem directamente com o fornecedor uma vez que o cliente é alheio a estas situações. Eu fiz a compra no site da Conforama e se o fornecedor se recusa a devolver, tem de ser a Conforama na minha perspectiva a resolver a questão. Ao telefone sempre me indicaram que a resposta não era aceitável e que o processo estaria com o apoio ao cliente da Conforama para artigos Marketplace e que iriam resolver, mas que teria de aguardar um contacto. Aguardei semanas uma resposta da conforama, ligando todas as semanas mais que uma vez reforçando urgência e brevidade numa resposta. Recebi ontem uma resposta via email a dizer que a Conforama é alheia á situação e que o fornecedor se recusa a efetuar a devolução do artigo e que só por uma questão de cortesia poderiam tentar agilizar. Não resolvendo absolutamente nada. Parece-me inaceitável ser obrigada a ficar com um artigo que não vou conseguir utilizar no valor de 530€. Já solicitei que me seja emitido um vale no valor do artigo, caso não seja possível a devolução (que também não me parece aceitável porque solicitei a mesma dentro do período de direito de desistência, que inclusive consta no site da Conforama onde efetuei a compra). Mas preciso é efetivamente de uma solução. O fornecedor simplesmente se recusa a devolver e a Conforama nada faz para defender o cliente. Solicito a vossa ajuda nesse sentido. Número da encomenda: MP9992518000146387-A Número do Ticker aberto pela Conforama para resolução do problema: Ticket#2025072330006032 Obrigada, Mafalda Mendes

Mensagens (2)

Conforama Portugal SA

Para: M. M.

08/08/2025

Estimado(a) Cliente, Em resposta ao seu contacto relembramos que o seu pedido foi vendido por um vendedorarceiro de marketplace. Para gerir a incidência a sua encomenda, deve aceder, dentro do site da Conforama, A Minha Conta As Minhas Encomendas, seleccionando a encomenda correspondente que se inicia por MPXXX, a partir da qual poderá criar a incidência clicando no botão Criar Incidência, preenchendo os dados necessários do formulário que se apresenta. No caso de ter recebido resposta do vendedorarceiro a uma incidência já registada, sendo necessário uma resposta da sua parte com informação adicional, deverá aceder à sua área de cliente à respectiva incidência e responder apartir dai para dar seguimento à comunicação e resolução da situação. A Conforama é alheia a esta transação comercial, todavia para ajudar a agilizar o processo pode intervir por cortesia comercial. Encontramo-nos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional. Obrigado pela sua preferência! Melhores Cumprimentos, Serviço deApoio ao Cliente CONFORAMA PORTUGAL www.conforama.pt 2025-08-07 12:48 (Europe/Lisbon) - wrote:

M. M.

Para: Conforama Portugal SA

08/08/2025

Boa tarde, Por acaso a leram a reclamação que apresentei? Consultaram o processo? É que para a resposta apresentada agora da vossa parte parece que nem se deram a esse trabalho. Foi criada incidencia no site. Foi além da incidência enviado email para o vosso apoio ao cliente, email esse que foi indicação vossa através da linha telefónica de apoio ao cliente. Sempre me foi transmitido por VÓS, CONFORAMA que o processo estava a ser tratado pelo vosso apoio ao cliente Marketplace e que estariam em contacto com o fornecedor para resolver a questão. Já passou mais de um mês e a uma resposta que tive da parte do fornecedor foi que não iriam proceder á devolução. E a resposta que tive da vossa parte esta semana foi que não podiam fazer nada. Se, a Conforama se acha alheia a uma compra efetuada através do vosso site não deveria. E deveria sim, ser a Conforama a resolver a questão directamente o fornecedor. Uma vez que este nega um direito do consumidor! Repito, comprei o artigo á Conforama e deve ser esta a responsável pelo tema em questão. O consumidor tem direito a desistir da compra após 14 dias da recepção do artigo. Não sei qual é a dificuldade de proceder á troca, devolução ou mesmo á emissão de um vale com o valor do artigo. Pretendia inclusive efetuar outras compras de outros móveis, mas está fora de questão faze-lo mais. E irei até às últimas instâncias para resolver esta questão caso não seja tratada em tempo útil. Aguardo há mais de 1 mês para resolver este problema e não me parece sequer que vocês estejam interessados em fazê-lo.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.