Exmos. Senhores,
Venho apresentar reclamação contra a Renault Portugal, S.A. e contra a concessionária Caetano Fórmula – Barreiro (Palhais) pelo seguinte:
Veículo: Renault Captur, ano 2022, matrícula AU-52-DC
Adquirido semi-novo em concessionária oficial da marca
Garantia de fábrica válida até 29-12-2025
Cronologia dos factos:
• 08-11-2025 – avaria no sistema de chamada de emergência SOS + veículo não arrancava → 1.º reboque via Renault Assistance
• 11-11-2025 – avaria repetiu-se → 2.º reboque
• 13-11-2025 – entrada do veículo na oficina Caetano Fórmula Barreiro
• 24-11-2025 (hoje) – completam-se 11 dias corridos / 9 dias úteis e o veículo ainda não foi sequer colocado em diagnóstico
A oficina ligou-me apenas depois de eu insistir e informaram que “eu já tinha sido informado à minha esposa (quem chamou o reboque) que havia carros à sua frente quando o reboque trouxe o carro”. Nunca foi indicado qualquer prazo estimado.
Durante todo este período:
• Nunca houve contacto proactivo por parte da oficina
• Nunca foi proposta viatura de substituição
• Não existe qualquer data prevista de início dos trabalhos
Esta situação configura claro incumprimento dos prazos razoáveis de reparação, do dever de informação (art. 12.º do DL n.º 84/2021) e das obrigações de garantia da Renault (diagnóstico prioritário em falhas de segurança crítica).
Solicito a vossa intervenção urgente para:
1. Diagnóstico e reparação iniciados nas próximas 24 horas
2. Disponibilização imediata de viatura de substituição gratuita até entrega do meu carro
3. Comunicação escrita (SMS ou e-mail) com data concreta de conclusão da reparação
4. Eventual compensação pelos prejuízos causados pela imobilização prolongada (ex: custos de transporte alternativo)
Com os melhores cumprimentos,
Ted Sobrinho