Exmos. Senhores,
Em 21.09.2023 adquiri, um computador IdeaPad Pro 5 14 por 980.10 euros. A referência da encomenda é 4643580469.
Desde a sua receção, o equipamento tem apresentado diversos defeitos, conforme detalhado abaixo:
1. O computador já veio com problemas de fábrica, nomeadamente um erro no EDID do ecrã, que me obriga a manualmente fazer um "override" desse valor sempre que ligo o computador. Um bom sumario do problema encontra-se neste link: https://github.com/dgroenen/lenovo-ideapad-pro-5-14-14APH8-120hz-fix/tree/main?tab=readme-ov-file#problem-description.
3. O equipamento foi enviado para à garantia em 9 de outubro de 2023. No entanto, o relatório técnico incorretamente concluiu que não havia qualquer problema (Repair Ticket: 2014734743).
4. Quando o computador me foi devolvido, um dos parafusos internos estava solto.
5. O equipamento voltou a ser enviado à garantia devido a um curto-circuito (16 de janeiro 2025), um problema incomum em computadores modernos (Repair Ticket: 2023176027).
6. Por causa desse problema, foi necessária a encomenda de uma peça pela Lenovo, com previsão de chegada a Portugal em 21 de fevereiro de 2025.
7. Pedi uma substituição do computador, até se levar mais tempo, pois não tenho a confiança na fiabilidade deste modelo. Infelizmente, esse pedido foi recusado.
8. Perante a impossibilidade de substituição, aceitei aguardar pela chegada da peça, confiando na previsão de entrega para a semana de 21 de fevereiro de 2025.
No entanto, em contacto telefónico no dia 28 de fevereiro de 2025, fui informado de que a peça ainda não havia chegado a Portugal e que a nova previsão de chegada seria para o próprio dia 28 de fevereiro, sem qualquer indicação de prazo para a devolução do equipamento reparado.
Como eu sou um estudante de doutoramento na área de informática, o atraso na resolução do problema esta a ter um impacto bastante negativo no meu trabalho. Já tive de comprar um tablet em segunda mão para conseguir progredir com o meu trabalho.
Saliento que o computador já está na vossa posse desde 16 de janeiro de 2025. Decorridos mais de 30 dias, não me foi devolvido o equipamento reparado, nem foram cumpridos os prazos inicialmente indicados para a chegada da peça.
Assim, exijo que procedam de imediato à reparação do equipamento. Caso tal não seja possível, exijo a sua substituição por um novo ou a devolução integral do valor pago.
Se tal não acontecer, considerarei o contrato incumprido da vossa parte, pelo tomarei todas as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos.
Em anexo, incluo num ficheiro PDF, screenshots do site da Lenovo com informações sobre o estado da reparação, emails trocados com a Lenovo e o email da empresa de transporte que recolheu o meu portátil.
Cumprimentos.
João Duarte