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Custos de desalfandegar encomenda

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. M.

Para: DHL Express

15/11/2019

Na semana passada comprei um telemóvel na Gearbest e para receber a minha encomenda mais rapidamente escolhi a opção de envio da DHL por 7€. Ontem de manhã fui contactado pela DHL que me informaram que a minha encomenda ia ficar retida na alfândega apesar desta ainda estar na Alemanha, tendo-me pedido para enviar a fatura e o comprovativo de pagamento para desalfandegar, nem me informando das outras opções disponíveis. Mais tarde e após alguma pesquisa, descobri que podia desalfandegar por conta própria por isso voltei a contactar a DHL para perceber como seria este processo onde me informaram que só quando a encomenda chegasse a Lisboa é que poderia ir ao aeroporto levantar os documentos de forma gratuita mas que depois o armazenamento temporário seria passado para a PortWay, onde também teria que levantar uma guia para poder registar o processo no portal da Autoridade Aduaneira. Ao contactar a Portway foi-me dito que caso escolhesse este processo teria que pagar sempre um mínimo de 30€ que incluía a guia e despesas de armazenamento. Só depois de pagar à Autoridade Aduaneira o IVA correspondente é que poderia levantar finalmente a minha encomenda. Tanto no contacto com a DHL como com a PortWay deram a entender que este seria um processo muito complicado e moroso. Nos vários contactos com a DHL ao ser questionado o valor da encomenda sempre assumi que seria o valor que paguei que era de 188€, ou seja menos de 200€, que era associado a um valor de honorários da DHL de 37€. Foi por este valor que me segui para basear a minha decisão de escolher o processo pela DHL porque a diferença do valor mínimo cobrado pela PortWay era mínimo e não teria preocupações com o processo. Sendo assim, enviei a fatura e o comprovativo de pagamento para realizar o processo de desalfandegar. Depois de todos estes problemas, hoje de manhã recebi um email a dizer que em vez de ter que pagar cerca de 90€ (o IVA que tinha calculado do que paguei pelo telemovel e os portes de envio mais as despesas opcionais que são obrigatórias de 35€ + os honorários da DHL que seriam de 37€) teria que pagar 133€ porque eu tive um desconto na minha compra e o valor da mercadoria que eles consideraram era de 270€ sem nenhum desconto (ou seja, tenho que pagar mais IVA e como o valor já é superior a 200€ os honorários da DHL passaram para 61€). Após ver este valor voltei a ligar para a DHL onde me disseram que o valor da mercadoria não é o que eu paguei mas o valor original o que originou a um valor de serviços completamente diferente ao transmitido no dia anterior, tendo a DHL se justificado que não tinha a fatura quando deram os valores mas depois de eu ter enviado os documentos ninguém me contactou a informar que os valores seriam diferentes para esclarecer se eu concordava na mesma com o serviço ou não. Depois disto e de me terem dito que o processo de desalfandegar a minha encomenda era muito complicado, verifiquei nas informações de tracking que a minha encomenda chegou a Lisboa hoje às 8:11 e passado 8 minutos às 8:19 o processo de desalfandegar já estava concluído. Ou seja, paguei taxas de IVA e de importação sobre um valor que eu nem sequer paguei o que não faz sentido nenhum porque em Portugal quando se compra um artigo em desconto, só se paga IVA sobre o valor em desconto e não sobre o valor original como estou a ser obrigado a fazer.Conclusão: como a minha encomenda já foi importada só tenho uma opção, pagar 133€ à DHL ou não recebo a minha encomenda.

Mensagens (2)

DHL Express

Para: A. M.

15/11/2019

** Comunicação Recebida - Este e-mail é gerado automaticamente **Estimado Cliente,A sua comunicação é muito importante para nós e está agora a ser acompanhada por um especialista.Caso a informação pretendida tenha uma referencia associada (carta de porte ou recolha), e se não a indicou no seu e-mail inicial, solicitamos a gentileza de nos enviar a mesma.Se, entretanto, necessitar de nos contactar sobre este assunto, não hesite em faze-lo através do número 707505606.Descubra ainda as vantagens das nossas Ferramentas de Marcação de Recolhas. Para mais informações consulte: www.dhl.ptt/expresso/enviar/marcar_uma_recolha..Diariamente trabalhamos para o sucesso dos nossos Clientes, agradecemos o apoio na concretização desse objectivo.Agradecemos mais uma vez a sua preferencia pela DHL EXPRESS e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.Atentamente,Customer ServiceDHL Express Portugal

DHL Express

Para: A. M.

22/11/2019

Proc. N°. 541356298Lisboa, 22 de novembro de 2019Assunto: Envio com a Carta de Porte 2878941925 proveniente de Hong Kong.Caro Senhor André Moreira,Agradecemos a manifestação de insatisfação que nos fez chegar via Portal da DECO, a qual mereceu a nossa melhor atenção e análise.O facto de a nossa atividade revestir as caraterísticas de um serviço "door-to-door" significa que o desalfandegamento do envio em caso de expedições extra comunitárias também será realizado pela DHL Express, salvo alguma instrução em contrário. Este é um procedimento comum contemplado nos Termos e Condições de Transporte. Atuamos portanto em representação indireta, com base nos documentos providenciados pelo remetente e destinatário para efeitos alfandegários. O serviço de desalfandegamento encontra-se assim disponível para todos os nossos Clientes mediante o pagamento dos respetivos honorários.Mesmo antes da chegada do envio a Portugal, e para se agilizarem os trâmites aduaneiros previstos (dispomos de um regime simplificado acelerado dada a natureza do nosso serviço expresso), no dia 14/11/2019 a DHL Express enviou SMS para o número indicado na carta de porte (913191858) notificando sobre o necessário e alertando para a existência de despesas associadas (disponibilizado link para informação detalhada - s:desalfandegar.dhl.com/MainPage).Nessa sequência terá V. Exa. entrado em contacto com o nosso departamento de Importação que lhe terá endereçado dois emails (ANDREMOREIRA.1997@HOTMAIL.COM) formalizando os procedimentos de importação associados.A DHL Express deu seguimento ao desalfandegamento deste envio em conformidade com a informaçãodocumentação disponibilizada e considera que os valores faturados estão de acordo com a legislação em vigor e com a informação patente no Portal Aduaneiro.Mais informamos que descontos comerciaispromocionais não são tidos em consideração no apuramento do valor aduaneiro por incidirem na compra e não necessariamente numa redução do preço do artigo a importar. Por esse motivo se considerou o valor da mercadoria 270.83Eur e o valor de transporte 7.15Eur, num total de 277.98Eur.No entanto, se não tiver sido efetivamente o caso, e nos disponibilizar a ordem de compra onde essa informaçãonatureza do desconto esteja explícita, poderemos reanalisar o processo.Lamentamos os eventuais inconvenientes e agradecemos a sua melhor compreensão.Sem outro assunto de momento, estaremos sempre ao dispor para todos os esclarecimentos ou ações que julgue necessários e subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.Atentamente,Cláudia OrtaCustomer Care AdvisorDHL Express Portugal, Lda.Av. D. João II, n° 51, 4°1990-085 LisboaPortugalPhone +351 211127364[X]www.dhl.pt pt.express siga-nos no LinkedinDHL Express - Excellence. Simply delivered.Deutsche Post DHL GroupDHL Express Portugal, Lda., Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, n° 500731993. [cid:yFXgzRHDBqCW@76Omhb6W0yVC6uDQUxUp3M0m]


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