back

Contrato fraudulento

Resolvida Pública

Problema identificado:

Mudança de fornecedor

Reclamação

T. S.

Para: Endesa Energia, S.A.

24/01/2025

Exmos. Senhores, Apresento esta reclamação pelo motivo de não ter contratado e não ter celebrado nenhum contrato com a empresa ENDESA, não assinei nenhum contrato, não aderi online, e nem aderi telefonicamente, ou seja não aderi aos serviços desta empresa. Esta entidade, ou seja a Endesa, conseguiu junto da Galp mudar o contrato sem o meu consentimento, e sem eu ter assinado nada. Esta semana recebo no meu correio um contrato de gás onde não consta a minha assinatura, constam os meus dados, mas a minha morada está incorreta. Apresentei uma reclamação no livro de reclamações do site da Endesa e recebi um e-mail que transcrevo: A/C: Exma. Senhora Tânia Martins Santos taniammsantos@hotmail.com Processo Endesa nº 22926685. Processo Livro Reclamações Online nº ROR00000000045197126 Refª ERSE nº --- Exma. Senhora Tânia Martins Santos, Acusamos a receção da exposição apresentada por V.Exa., no Livro de Reclamações Online da Endesa Energia, a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura de processo interno nº CA-22926685. No seguimento da exposição apresentada, informamos que, o contrato foi celebrado após um primeiro contacto presencial de um representante da Endesa na sua habitação onde foi apresentada a proposta comercial da Endesa. Com vista à formalização do contrato de fornecimento de energia a linha de vendas da Endesa contactou o contacto telefónico fornecido e deu início à formalização do contrato com a Endesa. Neste sentido e, após verificação dos controlos de qualidade aplicados a cada contrato efetuado, não foi verificada qualquer desconformidade na contratação. Desta forma, o contrato para fornecimento de energia elétrica associado ao Código Ponto de Entrega (CPE) xxxx encontra-se em vigor desde 14-12-2024 e, o contrato para fornecimento de gás natural associado ao Código Universal de Instalação (CUI) xxxxxencontra-se em vigor desde 12-12-2024. Agradecemos o seu contato. A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional. Com os nossos melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Todos os dias das 08h às 23h Reitero que nunca recebi nenhuma visita, nenhuma chamada telefónica, nenhum contacto da ENDESA. Ligo para a Galp que é o meu fornecedor que me indica que eu não tenho nenhum contrato ativo e que tinha entrado nos seus serviços um cancelamento de serviço EM Dezembro DE 2024 e que tinha que ligar com a E-redes para saber quem era o meu fornEcedor atual. Liguei e também era a ENDESA. Liguei com a ENDESA que me diz telefónicamente que teria confirmado a aceitação do contrato por chamada por telemóvel.. reitero que não recebi nenhuma chamada, e-mail, nada. A própria ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energético informa: " O contrato de fornecimento de eletricidade ou de gás natural tem que estar escrito em papel ou ficheiro eletrónico. O contrato celebrado só é válido se tiver a sua assinatura ou se tiver enviado o seu consentimento por escrito - email, carta, sms, etc.. Pedi para reverter esta situação de imediato e voltar ao meu prestador, situação que indicaram que ia ser tratada. Isto trata-se claramente de uma abuso de confiança por parte da ENDESA. Aguardo resolução desta reclamação. Cumprimentos. Tânia Santos

Mensagens (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: T. S.

06/02/2025

A/C: Serviço de informações Processo Endesa: CA-22947297 Refª DECO: 11943468 Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Tânia Martins Santos Exmos. Senhores, Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Tânia Martins Santos a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-22947297. No seguimento da exposição efetuada informámos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Tânia Martins Santos que, após análise à situação que nos expôs e verificação da documentação contratual que originou a ativação do serviço de fornecimento de energia prestado pela Endesa não foram identificadas anomalias na formalização do seu contrato. Na referida documentação, verificamos que foi expressamente consentida a celebração e ativação dos serviços de fornecimento de energia da Endesa. De todo o modo, demos seguimento ao pedido de reposição efetuado e os contratos encontram-se repostos na anterior comercializadora. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao(à) Exmo(a). Senhor(a) Tânia Martins Santos, a 6 de fevereiro de 2025. A Endesa permanece à disposição para qualquer questão adicional. Os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal www.endesa.pt Contacto: 800 101 033 Dias úteis das 09h às 22h De:reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt em nome de Enviado:24 de janeiro de 2025 18:15 Para:RECLAMAÇÕES PORTUGAL Reclamacoes.Portugal@endesa.es Assunto:Contrato fraudulento


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.