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Contrato de painéis solares / Valores fatura

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

L. S.

Para: EDP Comercial

20/12/2023

Boa tarde Venho por este meio comunicar a insatisfação com a instalação de painéis solares na habitação.No passado mês de julho ( finais do mês ) esteve um comercial da EDP na habitação própria permanente dos meus pais , á qual propôs aos meus pais uma redução de eletricidade com a instalação de painéis solares!!! Pediu uma fatura luz, foi fornecida e o mesmo pôde comprovar que pagamos entre os 75€ a 85€ de 2 EM 2 MESES! ( REPITO FATURA DE ENTRE 75€ A 85€ DE DOIS EM DOIS MESES).Posteriormente disse que , com o gasto de eletricidade se encontrava á volta de 80€ que o ideal seriam dois painéis solares por um X ( +/- 37€) valor durante meses ( 48 meses, 4 anos ) , e que estes painéis solares iriam reduzir a eletricidade e que se iriam AUTO PAGAR! ou seja produziam energia para se pagarem durante o contrato, que a verdadeira descida só seria sentida após os 4 anos de prestação!Ok! São finos abordar as pessoas em casa , pessoas sem capacidade para pensarem e sem saberem como agirem, os meus pais assinaram o tal contrato, contrato esse que não foi explicado em detalhe!Passado poucos dias vieram instalar os painéis, recebi e-mail para a confirmação da aplicação EDP SOLAR e comecei a observar o que iria resultar.Acedi á aplicação, energia estava a ser inserida na casa e o restante na rede , NA REDE ( finos , instalar painéis para dar proveito para a EDP, mas juntar uma bateria ou um acumulador de energia para posteriormente ser gasto na casa é que não, pois para a EDP não traz benefício nenhum, então enganam as pessoas com duas de treta).Passou se um mês e pouco e veio uma fatura de perto de 130€, em um mês !!!! Os meus pais pagavam á volta de 80€ de dois em dois meses!!! Ou seja +/- 40€ por mês!!Reclamei e pedi ao apoio cliente para me explicar os valores da fatura!!!! Coitados, nem sabiam o que haviam de dizer , porque não havia benéfico nenhum.Reclamei e perguntei ainda , em que parte da fatura estava reflectida a redução de valor que teve origem nos painéis solares, mais uma vez não sabiam explicar nem dizer , porque a fatura apenas menciona o que se gasta e a quanto se gasta, mas o proveito dos painéis solares não vem específicado!Mas vem bem específicado o valor que é pra pagar por mês na secção de créditos, nisso não se esqueceram, mas na secção onde diz eletricidade vem identicamente aproximadamente o mesmo valor que tanto pagava em janeiro de 2023 ( não tinha painéis) e o que paguei em outubro de 2023 ( já tinha painéis) , onde está a diferença? Onde está o proveito dos painéis? Onde está a redução? Reclamei , reclamei e voltei a reclamar até que o apoio ao cliente me informa que a rescisão de contrato só pode ser feita ATÉ 15 DIAS APÓS A INSTALAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES!!!!CONCLUSÃO: a fatura só chegou passado um mês e talComo é que consigo avaliar em 15 dias se os painéis são benéficos para a habitação se não tenho nenhuma fatura a dar me informações sobre os gastos ?Claro que mal chegou uma fatura liguei que queria rescindir contrato!!!! Claro , só 15 dias após a instalação dos painéis!!!Alem de que , o contrato dos meus pais, era de luz bi-horaria e era de dois em dois meses!!!!Agora neste atual contrato é tarifa simples e faturação mensal ( claro, faturação mensal está nos 85€ , mas é MENSAL!!!!! e a que os meus pais tinham anteriormente era faturação DE DOIS EM DOIS MESES ) Com isto, os meus pais queriam rescindir o contrato sendo que é um gasto elevado tendo em conta a situação económica dos meus pais, sendo que a EDP só quer fazer contratualizações e nem quer saber se as pessoas têm ou não como pagar !!!Os meus pais quer rescindir contrato dos painéis, como pode a Deco ajudar?Além de rescindir, á alguma empresa de comercialização de eletricidade mais económica que a EDP?Pois teríamos em vista mudar.Obrigada pela atenção.


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