Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa ao contacto porta a porta que é feito pela Endesa. Em 2018 fui vitima de burla numa situação de contacto porta a porta, com documentos em que foi falsificada a minha assinatura e em que não celebrei qualquer contrato, tendo, no entanto, visto o meu contrato da edp cessado e a endesa ter começado a ser o meu fornecedor. Tendo passado o prazo de 15 dias para rescisão do contrato fiquei numa situação complicada e que só se resolveu pela vossa intervenção, após terem recebido a minha reclamação, como poderão verificar nos meus registos.Desta vez, a situação foi muito idêntica, o comercial Tiago Montes apresentou-se como representante da E-Redes e falámos sobre os preços da eletricidade, a tarifa regulada e uma série de outros assuntos de uma forma informal. Viu o meu contador, pediu-me uma fatura. Passou-me o meu próprio telefone e falei com uma senhora que me pediu para confirmar várias informações. Nem sequer me apercebi bem do que estava a acontecer. A minha mulher chegou e interrompeu a conversa. Pediu o contacto desse senhor pata que fosse a minha filha a tratar de tudo, como é hábito. Ele deixou o contacto. Quando falou com a minha filha identificou-se novamente como representante da E-Redes e fez mais ou menos a mesma conversa, sem que ela tivesse percebido qual era a lógica de a E-Redes andar a apresentar a melhor tarifa regulada no mercado que seria a da Endesa e a da GoldEnergy e que me tinha apresentado a da Endesa por ser mais barata. Também disse que me cancelou os serviços funciona e fatura segura que tinha no meu contrato da EDP, que não é verdade sequer que tenha. Ela disse que eu já tinha sido vitima de burla pela Endesa, situação que muito complicou a minha saúde e que tinha sido muito dificil resolver, não fosse a vossa intervenção e que, portanto, nunca eu ou ela ou qualquer outra pessoa das nossas relações faria um contrato com aquela empresa, nem que fosse oferecida tarifa zero para sempre, porque não trabalhamos com gente que não é séria. E disse que, apesar de não estar a perceber nada a história que ele contava, se ele tivesse uma boa proposta da GoldEnergy poderíamos vir a conversar e analisar preços para o futuro quer para mim, quer mesmo para ela. Ele disse que lhe ia enviar por whatsapp os preços que me tinha dado, mas que ficasse descansada porque o processo ia ficar suspenso. Junto envio cópia das mensagens que trocaram sobre o assunto. Hoje a minha filha ligou para a E-Redes e perguntou se esta operação estava mesmo a acontecer e, logicamente, disseram que não, nem para esta, nem para outra operadora qualquer. Enviei hoje as minhas leituras para a EDP e o contrato está ativo. Não estamos muito certos de que o processo tenha sido suspenso e que eu não seja surpreendido como fui há quase 5 anos.Feita uma pesquisa na internet com as palavras Tiago Montes Endesa, apareceram alguns resultados (envio alguns em anexo). O que mais nos preocupa é que existem queixas de idêntico procedimento desde 2017 e essa pessoa continua a fazer a mesma coisa para a mesma empresa. Por muito que seja uma situação de empresas que trabalham com a Endesa e que os comerciais não são mesmo funcionários, não acho possivel que seja o mesmo individuo a fazer consecutivamente este tipo de contacto e contrato e que a Endesa possa ser alheia a este assunto. Pelo que lemos as situações são muito idênticas e já nem sei, porque não me lembro, se este não terá sido o mesmo individuo que me visitou em 2018. Se tudo for como foi, não tarda receberei um contrato ou uma fatura. Não celebrei nenhum contrato, mas pelo que ele disse à minha filha parece que sim. Mas também já vi que ele diz às pessoas que suspende o contrato e depois isso não acontece. Á cautela estou a apresentar esta reclamação para que possam tomar alguma iniciativa por um lado para garantir que não tenho qualquer ligação comercial com aquela empresa e por outro para poder fazer com que esta pessoa seja denunciada. Pondero uma queixa crime e surpreende-me que nunca tenha sido feita ou, tendo sido, que ainda continue a fazê-lo impunemente. Por idiota que pareça, acho melhor enviar um email para a Endesa a declarar que não tenho nem terei qualquer contrato com a empresa após o contacto de 19/01/2023. Não sei se é o mais acertado, mas pelo menos recebem uma comunicação antes de decorridos os 15 dias. Aguardo o resultado das vossas diligências.