Exmos. Senhores,
Bom dia. Venho por este meio, fazer queixa de uma decisão da plataforma Vinted, em eliminar o meu anuncio e por conseguinte suspender a minha conta. Sou um utilizador recente e iniciante nesta plataforma, e também de algum modo, na sua publicação para venda de artigos. Decidi utilizar a plataforma Vinted, por recomendação de amigos meus e por ser (à partida) baseado na honestidade e confiança (de quem compra e vende), para colocar alguns artigos usados (em bom estado) e que já não utilizo, com o principal intuito de alguém interessado poder continuar a dar utilização a esses artigos, e assim contribuir para a sua reutilização. Aliás, penso ser esse o intuito e objectivo deste tipo de plataformas, que é as pessoas colocarem à venda artigos que já não utilizam. No meu caso, mal criei conta e coloquei o meu primeiro artigo à venda, fiquei um pouco perplexo, quando reparei que o meu anúncio tinha sido eliminado e a conta suspensa, tendo sido imediatamente acusado pela Vinted de atividade fraudulenta/ilegal, por supostamente vender artigos falsificados e/ou contrafeitos. Ameaçaram que se tentasse criar novas contas, estas seriam automaticamente bloqueadas. Como penso que não fiz nada de ilícito, e não percebi em rigor o motivo de tal acção, recorri da decisão e solicitei que se por acaso, existisse algo de errado com o meu anúncio (seja na exposição dos artigos, ou a forma textual como é apresentado), que me indicassem em concrecto qual era o problema, para que eu pudesse corrigir. Ao mesmo tempo, enviei em anexo o meu comprovativo de compra do artigo, para que não subsistissem quiasquer dúvidas de eventual falsificação ou tentativa de engano (da qual, infelizmente eu próprio já fui alvo noutras plataformas). Responderam-me a dizer que tinha 24 horas para enviar uma foto do artigo com uma nota manuscrita com o meu nome de utilizador da Vinted e a data. Na altura, não tinha o artigo comigo e solicitei alguns dias (3 a 5) para enviar o solicitado, e iria fazê-lo assim que possível (pois tb me facultaram essa hipótese). No entanto, passados dois dias enviaram-me uma mensagem a dizer que não iam esperar mais e que se dentro de 24 horas não eviasse mais nada, davam o meu caso como resolvido. Acho que foi uma situação inaceitável e grande inflexibilidade (e algum exagero). Remeteram -me aos termos e condições da Vinted, para se quisesse tomar outras acções, mas como a conta está bloqueada, não consigo nem enviar mensagens, nem aceder aos termos e condições. Resumindo achei que todo este processo foi injustamente conduzido e fui "rotulado" como falsificador, mesmo dps de ter apresentado provas de que tinha comprado o artigo. Escolhi a plataforma Vinted, pois tinha mto bom feedback de quem usava a plataforma, mas com mta pena minha fiquei bastante decepcionado e penso que não foi nada correcta a forma como todo este processo foi conduzido. Concordo que as plataformas, tenham formas de bloquear anúncios suspeitos, mas ao mesmo tempo quando mostramos boa vontade em confirmar a autenticidade do que queremos vender e a nossa honestidade e integridade é contínuamente colocada em causa, é de lamentar e denunciar esta injustiça que a Vinted causou e está a causar a outros utilizadores, pelas queixas que pude encontrar em pesquisas pela internet. Obrigado por toda a atenção e disponibilidade.
Cumprimentos.