Recebi por via postal, no espaço de duas semanas, três notas de cobrança abusivas por parte da Ascendi. Como tenho o serviço de alertas de pagamento de portagens activo nos CTT (algo que confirmei depois de receber cada uma das notificações), é evidente que alguma coisa falhou nas comunicações entre a Ascendi, os CTT e os utentes do serviço (que constituem a parte lesada). Quando ambas as empresas se demitem de assumir qualquer responsabilidade sobre o mau serviço que prestam, com prejuízo claro e directo dos utentes, e respondem com argumentações patéticas e displicentes que demonstram falta de interesse insultuosa, não resta mais do que denunciar a irresponsabilidade.Colo aqui um excerto da resposta da Ascendi à minha primeira reclamação, onde assumem o erro e se mostram disponíveis para reembolso, mas parecem perfeitamente dispostos a ignorar a causa do problema:(…) apresentamos as nossas sinceras desculpas por não termos conseguido evitar a situação acima descrita e lamentamos todos os incómodos causados. Por conseguinte, reconhecendo que o valor da notificação n.º 312411566 não é devido (…)Esta resposta contrasta com a subsequente, onde se demitem de qualquer responsabilidade argumentando disparates (i.e. afirmando que as portagens se encontravam a pagamento, coisa que nada tem que ver com o problema em questão, que diz respeito apenas à notificação das mesmas) e passando a batata quente para os CTT, que fazem ainda melhor e respondem assim:(…) O serviço de alerta de portagens é um serviço gratuito que os CTT prestam aos utilizadores que registam as suas matriculas para recebimento dos alertas. Saliento que nada desresponsabiliza o cliente do pagamento das portagens, se o mesmo não receber os alertas.Onde se depreende que, no saloio entendimento da instituição, se é grátis, não te queixes. Evidentemente, ignoram totalmente o problema.As notas de cobranças que considero abusivas (e que constituem suspeitas de más práticas) têm as seguintes referências: 312411566, 372281018 e 312426028, todas pagas.