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Compras não reconhecidas. Burla !

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. P.

Para: Universo

29/05/2023

No passado dia 15/05, recebi um SMS a indicar uma compra de 150€ em França. Imediatamente tentei contato através do callcenter da UNIVERSO, porém após aguardar por 18min e nada, a ligação veio abaixo. Ao chegar a casa, acessei através do meu computador a minha área de cliente e identifiquei 12 movimentos em França. Sendo 3 na mesma loja e com mesmo valor ( 150€ ), 3 em outra loja também com o mesmo valor ( 150€ ) e 3 em outra loja com valores entre 150€ e 160€. Por último 3 compras no MacDonalds. Total da burla : 1489€.Ou seja, em apenas 1 hora fizeram 12 compras, todas em França e nenhuma delas me foi solicitado a autenticação 3d secure, obrigatório por Lei.A Universo informa que as compras foram efetuadas através do GooglePay e que para isso eu autorizei a associação do meu cartão de crédito a uma conta. O método pagamento Gpay não possuo e nem utilizo.Volteia ligar para a linha Universo no qual foi dito que não podiam fazer nada enquanto estivesse cativo. Voltei a ligar passado 48h como foi dito, porém me foi dito que já não havia nada a fazer.Enviei email a relatar, e recebi resposta a dizer que tive que dar acesso. Escrevi outro email a relatar novamente e nada. Sempre a mesma resposta.Não é plausível que nos dias de hoje, com tanta tecnologia e sistemas anti fraude/burla, permitam uma compra totalmente fora do perfil de uso, em outro país, numa mesma loja, com valores idênticos e nenhuma suspeita, alerta, bloqueio...nada !Já registei reclamação na PSP. Vou solicitar investigação e não vou pagar. A lei me resguarda e não vou ceder as pressões da UNIVERSO/SONAE.Já são mais de 200 casos este ano. Algo está mal. A segurança dos nossos dados não está bem guardada e a autenticação do cartão deve ter alguma falha que facilita as burlas.Espero que a UNIVERSO/SONAE tenha a humildade de reconhecer a sua falha e invista na proteção dos seus clientes.


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