Bom dia,Como vosso associado nº 2880947-47 solicito a vossa ajuda para resolução da situação que passo a relatar. No passado dia 5 de abril adquirimos na loja online da FNAC uma mesa digitalizadora, que a minha esposa necessita para poder trabalhar, visto que precisa trabalhar a partir de casa (devido ao estado de emergência) e não tem como. Após analisar as opções disponíveis nos vários sites, optou por uma existente no Market Place da FNAC, em que o vendedor dava como prazo de envio até 48 horas e como prazo de entregas entre 5 a 10 dias úteis. Foi escolhida a opção de envio com tracking, pois a minha esposa precisava ter uma ideia de quando iria receber o artigo, para se organizar e começar a agendar trabalhos. Visto que o vendedor tinha a informação de que o artigo seria expedido do armazém na Alemanha, ficamos mais seguros com o prazo de entrega, pois não haveria o risco de ficar retido na alfândega e perder mais alguns dias com o processo e ainda ter de pagar taxas.No dia 8, visto que não recebíamos o tracking code, questionamos o vendedor, que nos disse que o facto de ainda não terem mudado o status do envio e de não nos terem dado o tracking code não significava que ainda não tinham enviado a encomenda. Pediram para aguardar. No dia 10 finalmente deram-nos o tracking code e, para nossa surpresa, a encomenda encontrava-se a saltar de posto de distribuição em posto de distribuição na China. Quando questionado o vendedor, respondeu que devido ao Coronavirus estavam com muitos envios do armazém da Alemanha, então para ser mais rápido resolveram enviar da China. Quando questionados novamente, justificaram que vindo da China viria de avião diretamente para Portugal e seria mais rápido. Não acreditámos, mas continuamos a aguardar, até porque ainda não estava esgotado o prazo que tinham indicado. No dia 16 recebemos uma mensagem com um novo tracking code, indicando que a nossa encomenda tinha chegado à Europa. Ao verificar o tracking code, percebemos que tinha chegado ao aeroporto de Heathrow, na Inglaterra. Então mas não vinha diretamente para Portugal? Mandaram aguardar. Assim fizemos. A FNAC, ao ser questionada sobre tantas mentiras, limitava-se a dizer para não nos preocuparmos que o vendedor trataria de tudo, e iria tudo correr bem. No dia 18 de manhã verifiquei que a encomenda tinha mudado o estado e passou a estar ENTREGUE E ASSINADA. Contactei a Royal Mail, a quem correspondia o tracking code, informou-me que o código postal da encomenda não era o que eu indicava, portanto deram-nos um código falso, provavelmente. A partir daí foi uma confusão, pois passou a ser impossível obter respostas. Pedimos esclarecimentos ou um tracking code correto e nada. No dia 21 o vendedor envia finalmente uma mensagem a dizer Não se preocupe, eu ajudo você a confirmar. Eu o notificarei quando tiver novidades.. A FNAC aproveitou para dizer algo como vimos que o vendedor já lhe respondeu, portanto é só aguardar mais uns dias. Entretanto também pedi informações sobre como posso fazer o cancelamento da encomenda e pedir o reembolso, mas nem a isto respondem. Nem vendedor, nem FNAC. Fizemos o pagamento com cartão de crédito, deveria ter sido feito com PayPal, mas a minha esposa achou que sendo através da FNAC não iria haver problema. Percebemos entretanto que este mesmo vendedor vende através do AliExpress, e tem vários comentários de clientes a referir-se ao prazo de entrega alargado. Mas ali, no AliExpress, toda a gente sabe que demora e que vem da China, não enganam ninguém. A minha esposa tentou fazer um comentário na página do artigo, na FNAC Online, visto que estranhou não existir nenhum feedback, nem positivo nem negativo, e o seu comentário foi censurado. A FNAC enviou um email a dizer que não iriam publicar aquele comentário. Por isso é que não tem comentários, provavelmente ninguém tem nada de positivo para dizer e os negativos não são autorizados. Na página de Facebook da FNAC há várias pessoas a queixar-se do mesmo, de outros vendedores do Marketplace da FNAC, pelo que se percebe que a FNAC não tem qualquer critério relativamente aos vendedores seus parceiros, desde que ganhe a sua comissão está tudo bem. Mas nós temos de ter alguma forma de obter respostas, e não temos. Para isso agradecíamos a vossa ajuda, no sentido de perceber como poderemos proceder para resolver isto o mais rapidamente possível.Obrigado.Tiago Mascarenhas