Exmos. Senhores,
No dia 21/04, comprei uma máquina de lavar loiça no site da Samsung, com número de encomenda PT250419-82985258, no regime de retoma da máquina antiga.
A entrega foi tentada em 24/04, mas não realizada por um problema com a porta do prédio (resolvido ainda no mesmo dia). No dia seguinte, contactei a Samsung para reagendar a entrega — foi aí que começou um ciclo de promessas não cumpridas: agendaram para 06/05, depois 09/05, depois 12/05. Nenhuma das datas foi respeitada. A entrega só aconteceu finalmente no dia 16/05.
Durante o ato da entrega, em meio a uma reunião de trabalho e conversando com os entregadores, não percebi que a máquina estava danificada na lateral. Cerca de 30 minutos após a entrega, entrei em contacto com a Samsung, que informou que deveria ser feito um processo de devolução. Enviei as fotos solicitadas no mesmo dia.
No entanto, ao ligar novamente no dia 19/05, fui surpreendido com a informação de que nenhum processo havia sido iniciado. Só então deram seguimento, com recolha agendada para 26/05. Fui informado que o reembolso ocorreria apenas após a máquina dar entrada no armazém. Aceitei sob protesto, após ser oferecido um voucher de 20% de desconto como compensação.
Até hoje, 03/06, a máquina ainda não consta como recebida no armazém, mesmo tendo sido recolhida há 8 dias.
Para agravar, a recolha da máquina danificada foi feita sem qualquer comprovativo físico entregue ao consumidor. Apenas recebi um SMS e fui solicitado a assinar digitalmente num telemóvel. Já passaram 8 dias desde a recolha e o produto ainda não consta no sistema da Samsung — o que, segundo o atendimento, impede a continuidade do reembolso. O consumidor não pode ficar refém da boa vontade de uma transportadora terceirizada para reaver o valor pago.
Agora fui informado que, após a entrada em armazém, haverá uma análise para "validar" o reembolso, e que se aprovado, o pagamento ocorrerá apenas após mais 15 dias úteis.
Resumo da situação:
Estou há 43 dias sem produto
Sem a máquina antiga (foi levada na retoma)
Sem a máquina nova (entregue danificada e recolhida)
Sem o dinheiro para comprar uma nova, pois a Samsung bloqueia a devolução
E a máquina comprada já não está em stock
Sinto-me lesado, enganado e profundamente prejudicado. Solicito o apoio da DECO para exigir o reembolso imediato e responsabilização da empresa pelos transtornos causados.
Cumprimentos.