Em finais de novembro de 2016 adquirimos um frigorífico combinado Ariston Hotpoint H8 A1E W, com os habituais 2 anos de garantia fornecidos pela marca. O frigorífico foi comprado novo (não foi barato, quase 400€) foi transportado pelo comerciante até a nossa residência e nunca mais foi sequer mudado de lugar de onde o instalaram. No dia 30/09/2020 (ou seja +/- 3 anos e 10 meses após a compra) sem qualquer sinal anterior de avaria o frigorífico deixou de fazer frio na parte de cima, ficando a funcionar apenas o congelador. No dia seguinte já não refrigerava na totalidade!Chamamos um técnico de eletrodomésticos para dar uma opinião, que nos disse que não tinha conhecimentos sobre estes frigoríficos mais modernos pois são todos muito “blindados”, sugerindo contactar diretamente a whirlpool/Ariston Hotpoint. Assim fizemos, mas não sabemos o que se passou pois inicialmente pediam para aguardar e quando a chamada era encaminhada para o apoio ao cliente, o sinal passava a interrompido.O mesmo se passou no dia 02/10/2020 (excepto no fim de semana e no dia 5/10/2020 que é feriado), bem como no dia 06/10/2020.Finalmente conseguimos hoje, dia 07/10/2020 e, ao explicarmos o problema, a senhora da linha telefónica imediatamente disse ser um problema muito comum e que se trataria de uma fuga de gás e que iria informar os técnicos para se deslocarem à nossa habitação, sendo o valor de deslocação de 50€:- O técnico verificava, ia embora, orçamentava e viria reparar o problema. Ou seja:1- A whirlpool/Ariston Hotpointl) assumiu via telefone qual o problema e que tem resolução2- Mesmo assim vai mandar um técnico que irá analisar e como tem resolução, a gente que se prepare para pagar nova deslocação e valor da reparação.Questiono se:- é normal um frigorífico com menos de 4 anos deixar de refrigerar na totalidade?- a marca, apesar do eletrodoméstico já não estar dentro da garantia, não se preocupa em prestar assistência para IDENTIFICAÇÃO dos problema sem nos levar couro e cabelo? Até o técnico de eletrodomésticos que chamamos a casa para auxiliar não nos cobrou qualquer valor!!!Ainda perguntei novamente se não assistiam gratuitamente e depois, sim, enviar orçamento, mas responderam que não.Entretanto li numa publicação aqui semelhante que a marca não repara as fugas de gás - situação que também li que não é coberta pelo seguro ou por qualquer garantia, mesmo que houvesse uma extensão de garantia!Contactamos novamente a whirlpool/Ariston Hotpoint. A senhora da linha telefónica confirmou que a extensão não funcionaria para esta situação.Estamos claramente a ser enganados. O sistema está todo viciado. As marcas fazem produtos que só duram o tempo suficiente para ultrapassar a garantia, as avarias acontecem em sistemas “blindados” que não permitem reparações e as empresas que fazem as assistências autorizadas ganham dinheiro vendendo frigoríficos a preços especiais aos crédulos consumidores que compraram um frigorífico novo, achando que este duraria pelo menos 10 anos! Um engano, um conto do vigário e que esperamos ver resolvido!