Exmos. Senhores,
No passado dia 14 de maio de 2025 embarquei com o meu marido em Mallorca com destino a Madrid, no voo RYANAIR FR2054, com bilhetes prioritários e bagagem de cabine de 10kg (dimensões 55x40x20cm) e mala pequena. No momento do embarque os funcionários pararam-nos indicando que as malas tinham que ser medidas e estavam fora dos padrões da companhia. Criou-se logo um ambiente hostil e apesar da nossa explicação de que eram as mesmas malas com que tínhamos voado Madrid-Mallorca e que estavam dentro das regras os funcionários informaram-nos que só embarcariamos mediante o pagamento de uma taxa extra. Entretanto houve uma pressão enorme para aceitarmos o pagamento e embarcar senão já não fazíamos a viagem. Sentimos uma horrível sensação de que poderíamos perder o voo por toda aquela confusão e com os restantes passageiros a assistir a tudo, sentimos que estávamos a ser humilhados. Os restantes passageiros não foram barrados nem sujeitos aquela medição da bagagem, mesmo quando visivelmente não cumpriam os tais critérios. Perguntei várias vezes o valor da taxa adicional e não me foi dito, apenas passaram o cartão e nem comprovativo de pagamento me deram. Também solicitei uma fita para que medissem as malas de forma a comprovar as medidas, mas foi negado. Só quando consultei o extrato bancário soube do valor de 140€ pelas duas malas. Durante o tempo em que estivemos a aguardar o processo de cobrança da taxa, os constrangimentos foram constantes bem como a pressão, má conduta e arrogância.
Sendo assim, a reclamação prende-se não só pelo facto de as mala estarem de acordo com as regras da companhia e normas internacionais, bem como pela errada atuação dos funcionários e os constrangimentos. Eu tenho medo de voar e está situação criou ainda mais stress e ansiedade.
Solicito o reembolso do valor extra pago à Ryanair, ou seja 140€.
Ana Pais
Cumprimentos.