Cobrança indevida por dano na viatura que não foi realizado por mim
Problema identificado:
OutroReclamação
A. M.
Para: KLASS WAGEN PORTUGAL
Aluguei uma viatura comercial à empresa Klass Wagen (via Carjet) por um dia (47€) e não subscrevi o seguro total (que tanto me tentaram vender presencialmente, uma tremenda pressão) em que poderia entregar o carro e não seria sujeito a vistoria final. Talvez porque não fiz esse seguro extra no valor de 133€ , alegaram que eu não devolvi a minha carrinha na mesma forma como me foi entregue e me cobraram 510€ por um dano que não existia antes. Aliás, isso está comprovado no documento de entrega, em que entreguei tal como o recolhi (não indicaram na imagem do croqui qualquer dano adicional), possivelmente para voltarem a cobrar ao próximo. Indicaram que na devolução da viatura matrícula BS-47-SV, referente à reserva LIS-21147444330527, foi-me imputado um “dano” que não existiu durante o meu período de utilização (01/09/2025 a 02/09/2025). Ressalvo que não houve vistoria conjunta no ato da recolha, não me acompanharam na mesma e nem me foi apresentado relatório de levantamento com descrição e fotografias do estado inicial do veículo devidamente assinado. Tirei várias fotografias antes, mas não tirei à traseira, onde dizem que fiz um risco. Cobraram-me 510 euros (no dia 30/09/2025) indevidamente e contra a minha indicação contrária por um risco que não foi, claramente, feito por mim e nem por terceiros (impossivel, dado o local onde a carrinha esteve guardada). Desejo ser ressarcido desse montante.
Mensagens (4)
KLASS WAGEN PORTUGAL
Para: A. M.
Olá, Sr. Martins, Agradecemos o contacto com a Klass Wagen. Agradecemos o tempo que dispensou para escrever esta reclamação detalhada. É uma ótima oportunidade para explicar novamente e oferecer uma visão geral clara da situação que encontrou. Explicarei exatamente como deve ocorrer o processo de levantamento, considerando que escolheu a opção de depósito. Na etapa de verificação de danos, o cliente e o nosso representante, em conjunto, devem verificar se existem danos no carro e anotá-los no tablet. Em alternativa, o agente pode incentivá-lo a fazer a inspeção por conta própria. O motivo é simples. O nosso objetivo é oferecer um processo limpo e objetivo e evitar discussões adicionais sobre quaisquer danos preexistentes. Além disso, o cliente é incentivado a tirar o máximo de fotografias/vídeos possível, para que esteja protegido contra eventuais atribuições de danos futuros. A autoverificação de danos é uma prática bem conhecida entre as empresas de aluguer de automóveis. Na devolução, se houver algum dano adicional encontrado, danos que não puderam ser comprovados na retirada. Infelizmente, os nossos colegas cobraram os danos adicionais de acordo com o documento do Anexo 1, assinado e acordado por si. Compreendemos que esta não seja uma situação agradável para si, mas estas são as regras com que acordou ao assinar o contrato de arrendamento. Espero ter-lhe esclarecido tudo. Atenciosamente, Equipa de Atendimento ao Cliente Klass Wagen Rent-a-Car Bianca Iasmina Mocanu Team leader – Portugal Customer care department Our Offices: Romania +40374020002 Romania@klasswagen.com Portugal +351211454208 Portugal@klasswagen.com Hungary +3614743966 Hungary@klasswagen.com
A. M.
Para: KLASS WAGEN PORTUGAL
Caros, eu pedi ao colega que me atendeu que fizesse a peritagem inicial comigo, à qual recusou e limitou-se a dizer que tinha 5 danos e passou-me a chave (nem sabia onde ir buscar o carro). Tirei fotos antes de levantar (que anexo), mas ele apenas estava concentrado em vender um seguro mais caro e quando viu que não iria subscrever, depachou-me. A postura é lamentável e para além disso, se o vosso desejo é um processo limpo e sem discussões adicionais, porque não fazem a vistoria com o cliente? É um contrassenso. Quando indicam que optei pelo depósito, que outra opção havia? Não me foi explicado, só estou a saber agora. Foi-me apenas indicado que tinha de fazer dois depósitos de 150€ (via verde) + 3.000€. E adicionalmente, se fizesse o seguro de 133€, que não teria de ser sujeito a vistoria na entrega, e conforme estivesse o carro, era só deixar a chave que não me iriam debitar mais nada. Quem me garante, que o anterior cliente que usou o veiculo em questão, não tinha sido ele a fazer o tal risco que indicam e que se limitou a deixar o carro? E depois, o próximo cliente que não fizer esse seguro completo e estiver distraído, paga o dano. Isto é tudo menos transparente e parece-me uma prática clara de fraude, tenho um elevado sentimento de injustiça porque tenho a certeza que nem sequer sujei o veiculo, quanto mais um risco. Obrigaram-me a assinar o documento de saída, não me foi dada outra hipotese, fui ameaçado e tudo (até vieram vários colegas para mostrar "força"). Fui vitima de fraude e de coação. Para além disso, conforme todos podem verificar, no croqui do documento da devolução, não está claramente assinalado o tal risco que indicam, conforme colocaram nos outros. Possivelmente, já houve mais vitimas com o mesmo risco. Peço que analisem bem com a equipa o que se passa, porque me parece uma prática bem oleada entre todos, nem sei se a administração se apercebe disso. Que tipo de incentivos monetários (por objetivos, por exemplo) é que a equipa tem para fazerem esta prática? Peço que me devolvam a quantia em causa, porque não é justo. Não fui eu que fiz o tal risco, não fizeram peritagem comigo e obrigaram-me a assinar um documento de saida para poder ir embora. Deveria ter chamado a policia, mas só não o fiz porque achei que iria resolver depois com algum bom senso da vossa parte de gestão, que continuam a não demonstrar
KLASS WAGEN PORTUGAL
Para: A. M.
Olá Sr. Martins, Obrigado por entrar em contato conosco. As duas opções para alugar um carro conosco são as seguintes: 1. Bloquear o depósito de segurança (2850 EUR no seu caso), conforme indicado no seu voucher de confirmação da CarJet, em um cartão de crédito. O cartão deve ser um MasterCard ou VISA válido. O nome no cartão não pode ser abreviado e deve corresponder ao nome do condutor. O cartão deve ter um limite de crédito suficiente para cobrir o valor bloqueado. A data de validade do cartão deve ser de pelo menos 3 meses a partir da data atual. Este depósito está claramente indicado no site e no voucher de confirmação. Além deste depósito de responsabilidade, há também um depósito de 150 EUR para portagens. 2. Contratar o seguro local da Klass Wagen e reduzir o valor do depósito para 150 EUR (para portagens). Gostaria de salientar que não obrigamos ninguém a contratar um serviço que não deseje ou necessite. No final, a escolha é sempre do cliente. O cliente deve estar ciente dos termos e condições do aluguel e poderá escolher a melhor opção para si. Como já explicamos, nosso objetivo é oferecer um processo claro e objetivo e evitar discussões adicionais sobre quaisquer danos preexistentes. Além disso, o cliente é incentivado a tirar o máximo de fotos/vídeos possível para garantir a conformidade. Alternativamente, o agente pode sugerir que você faça a inspeção por conta própria, especialmente quando o escritório estiver cheio. Essa não é uma prática incomum; você também pode ser instruído a fazer a verificação de danos por conta própria em outras locadoras de veículos internacionais. O motivo é simples: nosso objetivo é oferecer um processo claro e objetivo e evitar discussões adicionais sobre quaisquer danos preexistentes. Você não pode afirmar que existe a possibilidade de o dano já estar presente devido ao cliente anterior, visto que você tirou fotos na data da sua retirada – a verificação de danos foi feita por você no momento da SUA retirada. Esta é a resolução final neste caso. Infelizmente, o reembolso não será efetuado. Atenciosamente, Equipe Klass Wagen Bianca Ghiur (Mocanu) Team leader – Portugal Customer care department Our Offices: Romania +40374020002 Romania@klasswagen.com Portugal +351211454208 Portugal@klasswagen.com Hungary +3614743966 Hungary@klasswagen.com
A. M.
Para: KLASS WAGEN PORTUGAL
Obrigado pela rápida resposta. Acaba de demonstrar que o vosso processo não é de todo claro e nem objetivo. Nem sequer responde ao tema em concreto (parece copy / paste aproveitado de outras situações). Prova disso é que fala em valores diferentes daqueles que a equipa comercial praticou comigo (praticaram um valor mais elevado e comprovado na imagem em anexo). Volto a exigir os 510€ que retiram indevidamente da minha conta, por algo que não fui eu que fiz. Novamente: A) Tirei as fotos dos sinistros que o tal vosso comercial me indicou, mas que não fez a vistoria comigo e deveria ter feito. Já as mandei anteriormente. Não fui eu. B) O documento de saída (entrega da viatura) em que fui coagido a assinar, não tinha visível no croqui o tal dano que indicam (posso enviar novamente). C) Volto a afirmar que o dano já deveria existir antes, não foi feito por mim, garantidamente. Tirei foto aos danos que o comercial indicou e já vos enviei. Quando entrego referem um risco quase no teto, onde nem chego, é mesmo para roubar dinheiro aos clientes que não subscreveram o seguro que queriam tanto vender. É mesmo fraude e não vai ficar por aqui o tema. Vejam que esquemas existem entre a equipa comercial e o pessoal da devolução, porque me parece claramente que não sou a única vitima e estão a ser alvo de um esquema interno para receberem mais comissões com inocentes. Volto a reforçar que não fui eu, não assinalaram devidamente o sinistro (deve ser para engarem mais pessoas) e exijo o meu dinheiro de volta. É profundamente injusto. Obrigado e fico a aguardar.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
