back

Cobrança indevida por alteração no nome da reservas d

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

F. C.

Para: RYANAIR

31/10/2023

Exmos srs.No passado dia 24 de Outubro, comprei voos Varsóvia-Lisboa-Varsóvia no site da Ryanair para o meu filho mais novo, que estuda na Polonia, vir a casa pelo Natal. Logo apos a compra dei-me conta de que pusera o meu nome como passageiro em vez de pôr o nome dele. Quando emendei esse erro, de modo a não perder o dinheiro gasto nas passagens, a Ryanair cobrou-me 115 euros pela mera alteração do nome (acabaram por ser 131,83 via Paypal). Esta cobrança foi efetuada, mas não e legitima. No site da Ryanair, a companhia diz expressamente que os clientes dispõem de 48 horas apos a reserva para alterar o nome dos passageiros. Falei por telefone com uma assistente da companhia aérea que me disse que essa alteração gratuita visava apenas um máximo de três letras no nome e, não tendo eu aceitado a explicação pouco transparente e que contraria o que a Ryanair diz no site, ela convidou-me a apresentar uma reclamação escrita, o que fiz e transcrevo abaixo. Até agora não tive uma resposta a minha exposição, apenas o tipo de resposta automatica que esta em baixo, e, por isso, decidi a recorrer a V.Exas.Anexo faturas do pagamento dos voos e da referida alteração do nome, bem como a reclamaçao que apresentei a empresa pelos meios que me indicaram . Com os melhores cumprimentos, Francisco Camacho CC 8562594NIF 193032015TEL 912458025-----------------------------------------------------------------------Your request (42114435) has been updated. To add additional comments, reply to this email.DUB Ryanair Customer Services (Ryanair)25 de out. de 2023, 12:33 GMT+1Dear Customer,Thank you for getting in touch.We hope you find the following helpful.Customers that book through an online travel agent instead of directly with ryanair.com must verify themselves before trying to check-in. If you experience any difficulties, please click here for our how-to video which will assist you in navigating the verification process.When choosing not to travel, please note our tickets are non-refundable, and it is likely there is no refund due. However, you have the option to change your flight by clicking here. An exception to the no refund policy is Death and Serious Illness, in this event please click here to submit your claim for assessment.If you need a letter verifying that you have not travelled, we are happy to provide that. Please note the letter will be issued to you after your departure date. If you need one, please click here.For all flight schedule changes and cancellations, you would have received a separate email, please follow the self-serve instructions in this email.Click here for information on our bag policy, allowances, and fees.Click here for information on how to divide passengers from a booking or link two bookings together. To change passenger types on your booking (example: adult to teen), click here.You may be entitled to EU261 compensation or expenses if your flight was cancelled or delayed over three hours, click here to submit your claim.Damaged, delayed, or lost baggage claims can be submitted by clicking here. Please include all the information requested to ensure a speedy response it is important you provide your ‘Property irregularity reference’ number.For receipt requests for on board purchases please click here.In the event you left items onboard the aircraft, our cabin crew always hand over all items to the Lost Property Office in the relevant airport (the airport you landed at). You can find the links to contact them by clicking here, as they may be able to assist you.For queries relating to an access/erasure request of your data, please click here.For further information, we recommend you visit our Help Centre. If this information is not sufficient in resolving your query, please respond to this email and we will be in touch as soon as we can.Kind Regards,Ryanair Customer ServicesFrancisco Camacho25 de out. de 2023, 11:02 GMT+1Bom dia, Ontem comprei passagens Varsovia-Lisboa-Varsovia para o meu Filho (Lourenço Camacho), mas enganei-me e introduzi o meu nome como passageiro (Francisco Camacho) em vez de introduzir o dele. Fiz a alteração para o nome do meu Filho imediatamente a seguir e foi-me cobrado um valor de 115 euros. Esta cobrança foi indevida visto que no vosso site diz claramente o seguinte, e transcrevo: «No prazo de 48 horas após teres efetuado a tua reserva, podes trocar gratuitamente o nome próprio e o apelido.Depois disso, podes efetuar pequenas alterações ao nome (até 3 letras) sem qualquer custo até 48 horas antes da partida.Quaisquer outras alterações incorrerão numa taxa online de 115 €/£. Nenhum pagamento será efetuado até teres confirmado as alterações e fornecido os dados de pagamento.»Visto que fiz a alteração a tempo de a fazer gratuitamente (no prazo de 48 horas apos a reserva, conforme se diz no site) agradeço esclarecimento e a devolução do valor cobrado indevidamente, pois contraria as condições por vos anunciadas . Melhores cumprimentosFrancisco Camacho

Mensagens (1)

F. C.

Para: RYANAIR

18/11/2023

Agradeço uma resposta à minha reclamação. Estou à espera há duas semanas. Francisco Camacho


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.