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Cobrança indevida e problemas na rescisão do contrato

Em curso Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

A. S.

Para: NOS Comunicações SA

17/12/2025

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, expressar o meu desagrado relativamente à forma como tem sido gerido o processo de rescisão do contrato com a NOS, bem como à faturação indevida de serviços não utilizados. No dia 17 de outubro, iniciamos a transferemcia dos nossos serviços para outra operadora e, posteriormente, dirigimo-nos à loja da NOS para cancelar o contrato. Fomos informados de que tal não era possível presencialmente e que seríamos contactados para dar início ao encerramento do contrato. Pouco tempo depois, fomos contactados com uma tentativa de contra-proposta, apesar de termos informado que já estávamos noutra operadora. Ficou acordado que a NOS nos ligaria na quinta-feira da mesma semana para ouvir a nossa decisão e, caso mantivéssemos a vontade de cancelar, dar seguimento ao processo. Quando contactados na quinta-feira, informámos novamente que já estávamos noutra operadora e recebemos apenas a confirmação de que a situação seria registada, sem qualquer ação concreta. Dirigimo-nos novamente à loja, acreditando que esse seria o próximo passo. No entanto, na loja fomos informados de que não havia registo de qualquer informação do apoio telefónico. Disseram-nos que iriam ligar novamente, garantindo que não seriam emitidas novas faturas, pois já havia indicação de que pretendíamos encerrar os serviços. Mais tarde, recebemos novos cartões por parte da NOS (que não utilizámos). Após algum tempo, o serviço de apoio da NOS voltou a contactar-nos com nova tentativa de contra-proposta, à qual respondemos que não estávamos interessados, sendo-nos então indicado que poderíamos ir à loja para finalizar o processo. No entanto, ao dirigirmo-nos à loja, verificámos que não havia qualquer registo. Nessa altura, recebemos uma fatura relativa a um mês em que não usufruímos os serviços da NOS, o que evidenciou que o processo não tinha sido realmente finalizado, nem que a informação de que não teríamos de nos preocupar com futuras faturas era verdadeira. Por esse motivo, registámos o pedido de rescisão no site da NOS, ação que não considerávamos necessária, pois nos tinha sido informado que o processo já estava iniciado. Fomos novamente contactados pelo apoio telefónico e explicámos toda a situação. Novamente nos confrontaram com uma tentativa de contra-proposta e foi-nos informado que teríamos de pagar a fatura referente ao mês em que não usufruímos de nenhum serviço. A sugestão apresentada, quando recusámos a contra-proposta, foi que encontrássemos clientes que a aceitassem, sendo que esse valor refletiria o da contra-proposta, e não o da nossa fatura. Considerámos essa sugestão inadmissível, mas nada dissemos para não causar conflito, ficando acordado que nos contactariam para finalizar o contrato. Quando ligaram-nos, indicámos que não tínhamos procurado nenhum novo cliente e que apenas pretendíamos finalizar o contrato. Informaram-nos que o processo estava registado, mas que teríamos de pagar a fatura, o que fizemos. No entanto, apesar de o processo de cancelamento ter finalmente sido iniciado, ele não foi concluído, pois este mês nos foi enviada mais uma fatura de serviços não utilizados. Liguei para o apoio ao cliente, onde tive várias interações com diferentes colaboradores da NOS, tendo sido informado que o processo foi iniciado, mas que, por algum motivo, ninguém deu seguimento ao mesmo. Desta vez, disseram que receberíamos uma mensagem à qual deveríamos responder “desligar” no prazo de 24h, caso contrário o processo seria encerrado e teríamos de o reiniciar. Até ao momento, não recebemos qualquer mensagem. Saliento que já efetuámos o pagamento de uma fatura relativa a serviços não utilizados, num esforço de cooperação, apesar de não concordarmos com a cobrança. Considerando que esta situação se repete e é causada por falhas na gestão interna do processo, considero injusto sermos cobrados novamente por serviços que não usufruímos. Desta forma, solicito formalmente: 1. A resolução imediata do processo de rescisão do contrato, sem necessidade de novas ações da nossa parte; 2. A anulação das faturas referentes a serviços não prestados desde a nossa transferência para outra operadora; 3. Garantia de que não seremos contactados com novas cobranças indevidas ou solicitações adicionais decorrentes de falhas internas. Agradeço a vossa atenção e aguardo uma resposta célere e adequada à situação. Com os melhores cumprimentos, Família Saraiva.

Mensagens (1)

NOS Comunicações SA

Para: A. S.

18/12/2025

Cara cliente, Asseguramos que vamos analisar a situação e que em breve entraremos em contacto para informarmos sobre a solução encontrada. Gratos pela atenção, Serviço a cliente NOS


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