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Cobrança indevida de taxas e IVA

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. J.

Para: UPS PORTUGAL

20/12/2024

Exmos. Senhores, Há uns meses recebi um telefonema da UPS informando que iria receber uma encomenda. Pediram-me o meu NIF, para poderem entregar a encomenda.. Disse-lhes que a encomenda que esperava não necessitava de pagar IVA, pois consistia de roupa usada, deixada por esquecimento num barco de cruzeiro. A companhia teve o cuidado de me enviar essa roupa. Não me mandaram qualquer informação de que eu teria que pagar o que quer que fosse. Uns dias depois, vieram (2 indivíduos) entregar-me a encomenda, mas pediram para eu pagar um valor, em dinheiro, sem apresentarem qualquer factura. Disse-lhes que teriam que trazer a factura, pois não sabia o que estava a pagar, e a quem. Embora relutantemente, informaram que voltariam com a factura. Em vez de a trazerem, resolveram devolver a encomenda ao pás de origem, alugando recusa em receber a encomenda. Telefonei imediatamente para a UPS relatando a situação. Pediram desculpa, mandaram os elementos da factura, incompletos. Verifiquei que tinham errado no preenchimento do formulário da Alfândega, considerando uma compra, isto é, "comercial". O expedidor tinha preenchido CORRECTAMENTE o formulário do envio, declarando que se tratava de "roupa usada deixada esquecida no barco cruzeiro". Entretanto, a encomenda estava já no país de origem. Depois de alguma confusão de respostas, a UPS mandou vir a minha encomenda, mas só a entregou mediante o pagamento de IVA, taxas e honorários da UPS. Reclamei no Portal da Queixa. Durante os meses subsequentes responderam com falsidades. Nunca me devolveram os valores cobrados. Neste momento, a UPS não reconhece o erro, e não está disponível para me ressarcir do valor pago indevidamente. Cumprimentos.

Assistência solicitada 07 janeiro 2025

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