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Cobrança em duplicado de extrato cartão crédito

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. F.

Para: Banco BPI

06/03/2019

No dia 26 de setembro dirigi-me ao balcão BPI da Rua Tomás Ribeiro, em Matosinhos, e solicitei o encerramento da conta n. 3470731-116-001, procedendo ao pagamento de todos os valores em falta, nomeadamente do extrato do cartão de crédito n. 4406370491477000.Dois meses depois comecei a receber telefonemas do banco indicando que tinha um valor em dívida referente ao pagamento do cartão de crédito. Expliquei que tinha liquidado esse valor no momento de encerramento e, uma vez que os funcionários do BPI insistiam (quando para o efeito bastava consultar a documentação de encerramento da conta), dirigi-me pessoalmente ao balcão. A insistência continuou, apesar de mostrar cópia de todos os documentos. Cheguei a receber telefonema intimidatórios, com ameaças, e a roçar a falta de educação. No dia 24 de dezembro recebi carta da advogada do BPI, solicitando o pagamento de 108,74 (107,67 + 1,07 de penalização por ter a conta com saldo negativo).Dirigi-me novamente ao balcão do BPI (Tomás Ribeiro) e a funcionária lá conseguiu descobrir que eu já tinha liquidado o valor que consideravam estar em falta na minha conta bancária reconhecendo que tinha sido o sistema informático que não tinha assumido esse pagamento e que, além disso, havia até 4 euros a creditar da minha parte, de bónus do cartão de crédito.A funcionária registou um pedido de correção, solicitando o estorno por Duplicação de Pagamento, com a ref. E-69924058, e perguntou-me onde queria creditar os 4 euros de bónus do cartão de crédito. Indiquei uma conta no BPI da qual sou segunda titular.Mais uma vez, erro do BPI, creditou-me o valor total (pagamento da fatura do cartão de crédito mais 4 euros) na conta onde sou 2ª titular, deixando de novo a conta encerrada com o saldo negativo. Regressaram os telefonemas da parte do BPI solicitando o pagamento da tal dívida que nunca existiu, desta vez porque erradamente a entidade bancária transferiu dinheiro a mais para a conta onde sou segunda titular.No dia 5 de fevereiro, finalmente, um funcionário do BPI ligou-me a solicitar o estorno do valor pago em excesso, por forma a regularizar a minha conta e encerrá-la. Expliquei-lhe que nunca tinha solicitado o reembolso do valor total mas apenas dos 4 euros de bónus do cartão. Estaria tudo resolvido (finalmente), mas neste mesmo dia recebi uma carta da minha atual entidade bancária a informar-me que tenho os cartões de crédito bloqueados por registo do meu nome na Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal.Ou seja, durante 4 meses o BPI tentou cobrar-me uma fatura em duplicado e como eu não acedi a pagar algo que já tinha pago anteriormente, apresentou queixa no Banco de Portugal, manchando o meu nome e importunando-me durante 4 meses, com todo o tempo e desgaste que esta situação causou (3 deslocações ao balcão com prejuízo de perda de dias de trabalho, inúmeros telefonemas para o meu local de trabalho, desgaste emocional...).Obviamente já escrevi no livro de reclamações (aliás deveria tê-lo feito desde o 1º momento, mas ingenuamente acreditei sempre na boa fé e profissionalismo do BPI). A reclamação ficou regista com os números: 25767979, 25767980, 25767981.Há mais de 1 mês que tenho os cartões de créditos bloqueados devido à incompetência e petulância do BPI, com todos os trasntornos que daí advêm.

Mensagens (3)

Banco BPI

Para: R. F.

06/03/2019

Exmos. Senhores,Acusamos a receção do V/ e-mail, que mereceu a nossa melhor atenção, e informamos que informamos que de forma a podermos dar seguimento à situação exposta, tratando-se de uma reclamação, a mesma tem que ser enviada para o endereço de e-mail gestao.reclamacoes@bancobpi.pt.Certos da V/ compreensão, subscrevemo-nos,Com os melhores cumprimentos,Daniel Albuquerque CounhagoDSNP-SERVICO A CLIENTES-RESPOSTA A EMAILS-----» Processo: [BPI-D-78980531] ---------------» Mensagem 1 ----------Assunto: Reclamação: Cobrança em duplicado de extrato cartão crédito (CPTPT00615897-44)Data Real: 06-03-2019 10:51:15 Condições gerais----------« Mensagem 1 ---------------« Processo: [BPI-D-78980531] -----

R. F.

Para: Banco BPI

06/03/2019

Exmos. Senhores,Esta reclama&#231&#227o foi j&#225 enviada para o endere&#231o &quotgestao.reclamacoes@bancobpi.pt&quot no dia 06/02/2019, sem qualquer resposta. Foi de novo enviada para o mesmo endere&#231o no dia 18/02/2019, de novo sem qualquer resposta.No mesmo dia 18/02/2019 foi feita participa&#231&#227o telef&#243nica para o n&#186 de atendimento ao cliente do BPI, onde a &#250nica resposta recebida foi a de estar a situa&#231&#227o resolvida para o BPI, dado a &quotd&#237vida&quot em quest&#227o estar saldada.Hoje, dia 06/03/2019, os cart&#245es de cr&#233dito do primeiro titular da conta em quest&#227o continuam bloqueados devido &#224 queixa efectuada pelo BPI ao Banco de Portugal. Tamb&#233m continua por fazer o esclarecimento do BPI ao Banco de Portugal em como n&#227o existiu nunca qualquer d&#237vida, mas sim um erro processual do pr&#243prio BPI, &#250nica forma de a queixa e respectivo registo serem apagados da central de responsabilidades do BP.O BPI tamb&#233m n&#227o apresentou um pedido de desculpas pelo erro que levou a uma participa&#231&#227o contra n&#243s e &#224 suspens&#227o do cart&#227o de cr&#233dito.Se at&#233 ao final desta semana a situa&#231&#227o n&#227o ficar resolvida, implicando tal resolu&#231&#227o a vossa participa&#231&#227o ao BP de tudo ter sido um erro dos vossos servi&#231os, um pedido formal de desculpas, e o desbloqueamento do cart&#227o de cr&#233dito, o nosso passo seguinte ser&#225 na forma de processo judicial com pedido de indemniza&#231&#227o pelos danos financeiros e de reputa&#231&#227o causados.Com os melhores cumprimentos,Rui Fl&#243rido

Banco BPI

Para: R. F.

21/03/2019

Exmos. Senhores,dando seguimento ao assunto exposto na V/comunicação, acima identificada, informamos que foi enviada carta de resposta à reclamante.Com os melhores cumprimentos,Maria Manuela RodriguesDSNP-Reclamações-----» Processo: [BPI-D-78986300] ---------------» Mensagem 1 ----------Assunto: Reclamação: Cobrança em duplicado de extrato cartão crédito (CPTPT00615897-44)Data Real: 06-03-2019 17:44:44 Condições gerais----------« Mensagem 1 ---------------« Processo: [BPI-D-78986300] -----------------------------------------Esta mensagem e quaisquer anexos são confidenciais, podendo conter informação sujeita a sigilo profissional ou qualquer outro dever de confidencialidade ou de segredo. Caso não seja o destinatário deste e-mail, não deverá usar, copiar ou revelar o seu conteúdo, solicitando-se que contacte o emissor com a brevidade possível e apague esta mensagem. Obrigado pela colaboração.------------------------------------Reencaminhamento To:


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