back

Cobrança duvidosa da caução

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. P.

Para: GreenMotion

26/10/2025

Ao reservar o aluguer de um carro por 5 dias, paguei parte do valor referente ao aluguer em si e outra parte do valor (81% do valor total pago) de Premium Insurance Package. No momento da aquisição e contratualização, o colaborador na recepção disse que o valor pago era inteiramente do aluguer e que se quisesse segurar algo teria que pagar extra. Disse-lhe que já tinha pago e que incluía no pagamento o tal pacote premium, algo que depois pediu desculpa pelo lapso... se eu não tivesse dito nada ou contestado a situação, tinha pago em dobro! Depois de ultrapassada esta situação, outro colaborador diferente veio entregar as chaves e o carro, ao que nos disse que tínhamos seguro com todos os danos incluídos. Eu não sabia bem do que se referia e reforcei o nome dizendo que era o pack premium. Questionei-lhe se não íamos ver o carro e anotar os danos que pudesse ter, ao que nos respondeu que não era necessário porque estaria tudo coberto e que por isso era irrelevante. Nós confiámos no que nos foi dito e não fizemos vistoria ao carro nem tirámos fotos. No momento da entrega, foi-nos dito que havia um dano no tampão da roda traseira do lado direito, uma marca pequena, pelo que me iria ser retirada a caução (400€), por um dano mínimo num tampão de uma roda, o qual eu não fiz (nunca estacionei com passeio do lado direito) e onde não há como comprovar que aquele dano estava ou não anteriormente. Uma vergonha! Não houve registo prévio do carro por indicação direta de um colaborador ao qual nós confiamos. Mesmo o processo do seguro premium foi confuso e ia induzindo em erro causando quase o pagamento em duplicado do mesmo, e no final ainda vão cobrar os 400€ por um dano mínimo e que nem sequer é possível de provar. Acho que este serviço e atendimento ao cliente não são dignos de uma empresa que se preze. Fizemos reclamação no livro de reclamações, pedimos para nos dizerem quem foi o colaborador que nos entregou as chaves e nos deu a informação acima referida para que pudéssemos falar com ele e confirmar aquilo que nos tinha dito, o qual nos foi dito que não sabiam quem teria sido o colaborador. Considero esta situação um abuso e cobrança indevida! Já para não falar que tivemos que pagar o serviço da via verde sem nunca lhe termos dado uso. A green motion mostrou-se ser uma empresa fraudulenta.

Mensagens (7)

GreenMotion

Para: A. P.

27/10/2025

Dear Ana Maria, Thank you for contactingGreen Motion Italia Customer Service. First of all, we are very sorry if you were charged fordamage at the end of your rental, which has dampened your experience. To look into this for you,please provide the booking reference number, which consists of three letters followed by 12 or 14 digits, such as WOS-123456-1234567. After receiving that, we will be able to assist further with the resolution of this case. Thank you for your cooperation. Kind regards, Martina P. Green Motion Italia Customer Service gmit@cs.greenmotion.com greenmotion.it VEHICLE RENTAL THAT DOES NOT COST THE EARTH Consider our environment. Please don't print this e-mail unless you really need to. This email and any attachments are confidential and also may be privileged. If you are not the named recipient, or have otherwise received this communication in error, please notify the sender immediately, delete it from your inbox and do not disclose its contents to any other person, use it for any purpose or store or copy it in any medium without prior written permission from a director or authorised officer of Green Motion Italia. Green Motion Italia S.r.l. Via Lima 35, 00198 - Roma Partita Iva: 12127081003 Capitale Sociale: 110.000 i.v. REA: RM - 1352214 Green Motion Italia is operated under a franchise agreement by Green Motion Italia S.r.l. Ativado Sun, 26 Out às 11:15 PM , Reclamacao escreveu: ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

A. P.

Para: GreenMotion

27/10/2025

Boa tarde, Não há nenhum número do género que sugere. Deixo o número de CONTRATO DE ALUGUER #137185 A agência foi a de Faro, Portugal.

GreenMotion

Para: A. P.

27/10/2025

Dear Customer, In order to locate your file within our system and provide you with the best possible assistance, we kindly ask you to provide as many details as possible, including: Rental agreement number (the RES number provided appears to be incorrect, as it is linked to another customer’s rental from 2018), and/or Broker booking reference, Vehicle license plate number, Rental period. We also kindly ask you to include a brief description of the issue encountered. Once we are able to locate your information in our management system, we will be able to assist you accordingly. Thank you for your cooperation and understanding. Kind regards, Green Motion Italia Customer Service gmit@cs.greenmotion.com greenmotion.it VEHICLE RENTAL THAT DOES NOT COST THE EARTH Consider our environment. Please don't print this e-mail unless you really need to. This email and any attachments are confidential and also may be privileged. If you are not the named recipient, or have otherwise received this communication in error, please notify the sender immediately, delete it from your inbox and do not disclose its contents to any other person, use it for any purpose or store or copy it in any medium without prior written permission from a director or authorised officer of Green Motion Italia. Green Motion Italia S.r.l. Via Lima 35, 00198 - Roma Partita Iva: 12127081003 Capitale Sociale: 110.000 i.v. REA: RM - 1352214 Green Motion Italia is operated under a franchise agreement by Green Motion Italia S.r.l. Ativado Mon, 27 Out às 2:01 PM , Reclamacao escreveu: ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

A. P.

Para: GreenMotion

27/10/2025

Em anexo o documento que a green motion me enviou aquando o levantamento da viatura com os dados da reserva. Quanto à situação, já reportei várias vezes e coloco aqui o email que enviei ontem para a green motion de faro: Esta situação foi reportada via email, foi reportada/contestada presencialmente no balcão da Green Motion, foi feita reclamação no respetivo livro de reclamações e ainda via Deco Proteste. Ao reservar o aluguer de um carro por 5 dias, paguei parte do valor referente ao aluguer em si e outra parte do valor (81% do valor total pago) de Premium Insurance Package. No momento da aquisição e contratualização, o colaborador na recepção disse que o valor pago era inteiramente do aluguer e que se quisesse segurar algo teria que pagar extra. Disse-lhe que já tinha pago e que incluía no pagamento o tal pacote premium, algo que depois pediu desculpa pelo lapso... se eu não tivesse dito nada ou contestado a situação, tinha pago em dobro! Depois de ultrapassada esta situação, outro colaborador diferente veio entregar as chaves e o carro, ao que nos disse que tínhamos seguro com todos os danos incluídos. Eu não sabia bem do que se referia e reforcei o nome dizendo que era o pack premium. Questionei-lhe se não íamos ver o carro e anotar os danos que pudesse ter, ao que nos respondeu que não era necessário porque estaria tudo coberto e que por isso era irrelevante. Nós confiámos no que nos foi dito e não fizemos vistoria ao carro nem tirámos fotos. No momento da entrega, foi-nos dito que havia um dano no tampão da roda traseira do lado direito, uma marca pequena (foto anexo), pelo que me iria ser retirada a caução (400€), por um dano mínimo num tampão de uma roda, o qual eu não fiz (nunca estacionei com passeio do lado direito) e onde não há como comprovar que aquele dano estava ou não anteriormente. Uma vergonha! Não houve registo prévio do carro por indicação direta de um colaborador ao qual nós confiamos. Mesmo o processo do seguro premium foi confuso e ia induzindo em erro causando quase o pagamento em duplicado do mesmo, e no final ainda vão cobrar os 400€ por um dano mínimo e que nem sequer é possível de provar. Acho que este serviço e atendimento ao cliente não são dignos de uma empresa que se preze. Fizemos reclamação no livro de reclamações, pedimos para nos dizerem quem foi o colaborador que nos entregou as chaves e nos deu a informação acima referida para que pudéssemos falar com ele e confirmar aquilo que nos tinha dito, o qual nos foi dito que não sabiam quem teria sido o colaborador. Considero esta situação um abuso e cobrança indevida! Já para não falar que tivemos que pagar o serviço da via verde sem nunca lhe termos dado uso e onde no momento do levantamento do carro deixei explícito que não iria usufruir da via verde. A green motion mostrou-se ser uma empresa fraudulenta, pelo que não considero legítimo a cobrança da caução em causa nem autorizo a sua cobrança.

GreenMotion

Para: A. P.

28/10/2025

Dear Ana Maria, ​We hope you are well. Unfortunately, you have contacted the Customer Service for Green Motion Italia, and we can assist with rentals happening only in the Italian territory. Please try to contact the following address for the Faro rental station. I am sure our colleagues in Portugal will be able to assist you. faro@greenmotion.pt ​Kind regards, Martina P. Green Motion Italia Customer Service gmit@cs.greenmotion.com greenmotion.it VEHICLE RENTAL THAT DOES NOT COST THE EARTH Consider our environment. Please don't print this e-mail unless you really need to. This email and any attachments are confidential and also may be privileged. If you are not the named recipient, or have otherwise received this communication in error, please notify the sender immediately, delete it from your inbox and do not disclose its contents to any other person, use it for any purpose or store or copy it in any medium without prior written permission from a director or authorised officer of Green Motion Italia. Green Motion Italia S.r.l. Via Lima 35, 00198 - Roma Partita Iva: 12127081003 Capitale Sociale: 110.000 i.v. REA: RM - 1352214 Green Motion Italia is operated under a franchise agreement by Green Motion Italia S.r.l. Ativado Mon, 27 Out às 4:16 PM , Reclamacao escreveu: ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

A. P.

Para: GreenMotion

28/10/2025

Engraçado que reclamar pela deco proteste a única opção é pelos vistos a green montion em Itália (que não faz sentido nenhum). Considero a vossa empresa fraudulenta, fazendo cobranças indevidas aos clientes. Que fique aqui registado para que todos possam ler que a green motion não representa um serviço de qualidade nem sequer digno de continuidade.

Assistência solicitada 28 outubro 2025

GreenMotion

Para: A. P.

28/10/2025

Dear Ana Maria, If the DECO Protester has only the Green Motion Italia email address, it does not depend on us, but it must be handled by them. We advise you to contact them to help you reach the correct Customer Service Department. Aspreviously informed, we are unable to assist with rentals outside the Italian territory. Kind regards, Martina P. Green Motion Italia Customer Service gmit@cs.greenmotion.com greenmotion.it VEHICLE RENTAL THAT DOES NOT COST THE EARTH Consider our environment. Please don't print this e-mail unless you really need to. This email and any attachments are confidential and also may be privileged. If you are not the named recipient, or have otherwise received this communication in error, please notify the sender immediately, delete it from your inbox and do not disclose its contents to any other person, use it for any purpose or store or copy it in any medium without prior written permission from a director or authorised officer of Green Motion Italia. Green Motion Italia S.r.l. Via Lima 35, 00198 - Roma Partita Iva: 12127081003 Capitale Sociale: 110.000 i.v. REA: RM - 1352214 Green Motion Italia is operated under a franchise agreement by Green Motion Italia S.r.l. Ativado Tue, 28 Out às 10:46 AM , Reclamacao escreveu: ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.