Exmos. Senhores,
Venho por este meio denunciar a cobrança indevida de taxa de atraso por parte da Endesa.
No dia 29 do mês passado, Outubro, recebi em minha casa uma fatura da luz cujo prazo limite de pagamento era dia 28, ou seja, o dia anterior à receção da mesma.
Entrei em contacto com a Endesa e expliquei a situação, deixando bem claro que não iria admitir nem sequer 1 cêntimo de taxa de atraso pois não me iria responsabilizar por atrasos de terceiros. Foi-me dito que aconteceu com vários clientes e que a culpa deste atraso era dos CTT e não da Endesa. Face a isto, eu avisei que responsabilizassem e resolvessem a situação com os CTT e que nem se atravessem a colocar taxa de atraso na fatura seguinte. O operador com quem falei disse que não poderia garantir que tal acontecesse mas que deixaria uma anotação.
Dia 23 do presente mês, recebo a dita fatura com uma taxa de atraso de 1,90€. Hoje dia, 25, furiosa com esta situação liguei novamente para a Endesa e expliquei a situação. A menina com quem falei pediu-me que aguardasse uns momentos para ver o que poderia ser feito. Ao retornar à chamada disse-me que nada poderia ser feito, que não poderiam proceder à devolução do valor pois eu tinha outras formas de aceder à fatura e verificar os valores e dados para pagamento. Sou eu obrigada a adivinhar que posso aceder a uma fatura digital sendo que não tenho conta criada na Endesa e desde sempre recebi a fatura por carta?
Devo realçar que há uns anos fui cliente da Endesa e deixei de o ser precisamento por causa de situações destas, em que as faturas chegavam constantemente atrasadas. Voltamos a mudar para a Endesa há pouco mais de 1 ano porque estavam insistentemente a ligar para mudarmos e garantiram ao meu pai que tais situações de atrasos não voltariam a acontecer. Pois bem, não só voltaram a acontecer como ainda estão a responsabilizar os clientes, obrigando-os a pagar mais 1,90€ de taxa de atraso.
Isto é somente vergonhoso!