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Cobrança de Taxa de atraso indevida

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

D. L.

Para: Endesa Energia, S.A.

25/11/2024

Exmos. Senhores, Venho por este meio denunciar a cobrança indevida de taxa de atraso por parte da Endesa. No dia 29 do mês passado, Outubro, recebi em minha casa uma fatura da luz cujo prazo limite de pagamento era dia 28, ou seja, o dia anterior à receção da mesma. Entrei em contacto com a Endesa e expliquei a situação, deixando bem claro que não iria admitir nem sequer 1 cêntimo de taxa de atraso pois não me iria responsabilizar por atrasos de terceiros. Foi-me dito que aconteceu com vários clientes e que a culpa deste atraso era dos CTT e não da Endesa. Face a isto, eu avisei que responsabilizassem e resolvessem a situação com os CTT e que nem se atravessem a colocar taxa de atraso na fatura seguinte. O operador com quem falei disse que não poderia garantir que tal acontecesse mas que deixaria uma anotação. Dia 23 do presente mês, recebo a dita fatura com uma taxa de atraso de 1,90€. Hoje dia, 25, furiosa com esta situação liguei novamente para a Endesa e expliquei a situação. A menina com quem falei pediu-me que aguardasse uns momentos para ver o que poderia ser feito. Ao retornar à chamada disse-me que nada poderia ser feito, que não poderiam proceder à devolução do valor pois eu tinha outras formas de aceder à fatura e verificar os valores e dados para pagamento. Sou eu obrigada a adivinhar que posso aceder a uma fatura digital sendo que não tenho conta criada na Endesa e desde sempre recebi a fatura por carta? Devo realçar que há uns anos fui cliente da Endesa e deixei de o ser precisamento por causa de situações destas, em que as faturas chegavam constantemente atrasadas. Voltamos a mudar para a Endesa há pouco mais de 1 ano porque estavam insistentemente a ligar para mudarmos e garantiram ao meu pai que tais situações de atrasos não voltariam a acontecer. Pois bem, não só voltaram a acontecer como ainda estão a responsabilizar os clientes, obrigando-os a pagar mais 1,90€ de taxa de atraso. Isto é somente vergonhoso!

Mensagens (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: D. L.

28/11/2024

A/C: Serviço de Informações Processo Endesa: CA-21840374 Refª DECO: 11529280 Assunto: Exposição apresentada pelo Exma. Senhora Daniela Filipa Teixeira Loureiro Exmos. Senhores, Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo Exma. Senhora Daniela Filipa Teixeira Loureiro a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-21840374. No seguimento da exposição efetuada, informámos o Exmo. Senhor Cassiano Miranda Loureiro, a prestação do serviço de entrega de correspondência é assegurada exclusivamente pelos CTT, pelo que nos é alheio o motivo pelo qual a correspondência não foi entregue dentro dos prazos. Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito ao Exmo. Senhor Cassiano Miranda Loureiro, a 28 de novembro de 2024. Na esperança de termos esclarecido todas as questões inerentes à situação, disponibilizamo-nos para o esclarecimento de qualquer questão adicional que possa surgir. Sem mais assunto, Os melhores cumprimentos, Endesa Energia Sucursal Portugal apoio.cliente@endesa.pt Contacto: 800 101 033 Todos os dias das 08h às 23h


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