back

Cobrança de taxa após rescisão de contrato

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. P.

Para: EDP Comercial

29/11/2023

Em 2021 contactado pelo fornecedor de energia elétrica EDP Comercial foi-me proposta que fizesse novo contrato com fatura única energia elétrica mais gás quando era meu fornecedor a Galp gás. com a promessa de redução do valor da fatura mensal. Assim fiz novo contrato com a EDP Comercial que prometeu fazer um desconto mensal de 8% e propôs também adesão ao serviço de manutenção para todo o equipamento elétrico e gás no valor mensal de €11,90 + Iva, mas tarde verifiquei que a fatura de energia, na prática não tinha e o fornecimento de gás passou a ser mais caro e como não havia sido solicitado o serviço manutenção ficava mais caro €11,90 + Iva Em um convite para mudança de fornecedor a Endesa apresentou preços inferiores e taxa de manutenção €2,45. Então mudei para a Endesa que apresentou pedido de rescisão de contrato com a EDP Comercial em 27 de julho de 2023.A surpresa é que a EDP Comercial continua a enviar fatura e reclamar dívida mesa de 11,90 +Iva = €13,90 de taxa de manutenção. Diz que vão cobrar até março de 2024, data que terminaria o contrato se pedisse rescisão, conforme realizado em 27 de julho.Em letras mais pequenas dizem que o contrato teve um desconto da energia de 8% por isso o compromisso de taxa de manutenção de €11,90 + Iva, mas a verdade é que 8% numa fatura média mensal de €60,00 o pagamento de taxa de manutenção de €13,90 é muito superior ao 8% de desconto, que seriam €4,80. E Nunca fizeram nenhum serviço de manutenção, porque quando já no final do contrato foi pedido que fizessem uma verificação e numa deslocação ao local da instalação o operador limitou-se acionar o disjuntor diferencial o que pode fazer o cliente (carregar num botão de disparo)Conclusão.Publicidade enganosa e camuflada no contrato uma obrigação de pagamento acrescido. Analisando o histórico o cliente tem mais a receber que a pagar. E continuam a insistir e ameaçar processo judicial para liquidação mensal de taxa de manutenção de 11,90 +Iva E pergunta: Se houver uma avaria no equipamento peço intervenção da EDP Comercial, que cobra 13,90 mês e não fornece nenhum serviço ou chamo a Endesa que cobra €2,45?Uma aberração no contrato e uma forma para contrária ao espírito europeu para a liberalização do mercado. Afinal não se pode mudar de fornecedor.A Pergunta É LEGAL O QUE ESTÁ A COBRAR A EDP Comercial, depois da rescisão do contrato com o cliente agora da Endesa?Melhores cumprimentosAngelino Pereira


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.