back

Cobrança de juro indevido

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

H. J.

Para: Oney - Instituição Financeira de Crédito S.A.

15/08/2025

Exmos Senhores Realizei uma compra na loja IKEA- Matosinhos, aderindo ao pagamento ONEY 3x. Na 1.ª prestação associei cartão virtual (MBway Net) só com o valor dessa tranche, sem problema. No dia 1 de agosto, recebi um e-mail a avisar do pagamento da 2.ªprestação, a vencer dia 6 de agosto. Nesse mesmo e-mail informavam, e passo a citar, "Caso seja necessário alterar o cartão associado ao pagamento dos próximos débitos, pode iniciar sessão na sua Área Cliente 3x 4x Oney https://3x4x.oney.pt/Customer." Assim, no dia 3 de agosto, na aplicação, associei novo cartão ( MBway Net compra única) com o valor total da compra. Na aplicação aparecia escrito que esse seria o cartão usado para futuros pagamentos. Recebi, entretanto, mensagem e e-mail a informar que estava em incumprimento do contrato e que teria de pagar juros! Enviei e-mail (7 de agosto)a explicar esta situação e telefonei a 8 de agosto. Ao telefone informaram que o sistema deles não assume estes cartões e que o MBWAY também assume a transação como "ato fraudulento". Contactei a MBWay e informaram-me que a informação que me tinham facultado no/a ONEY estava incorreta e que o cartão criado permite 4 operações! Em momento nenhum o/a ONEY me informou que o cartãoMBway NET (compra única) não era aceite por eles. Pelo exposto, considero indevida a aplicação de juros por falta de pagamento, pois o cartão com saldo foi associado à minha conta ONEY, atempadamente e tem validade posterior ao pagamento da última prestação. Agradeço solução desta situação com brevidade Sem outro assunto Helena J.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.