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Cobrança de chamadas

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. X.

Para: AQUÁRIO ELETRÓNICA

14/02/2022

Efetuei uma compra de valor superior a 550€ que tinha indicação de chegada no dia 01/02/2022. Esperei até ao dia 02/02/2022 e não recebi a encomenda nem tive qualquer informação por parte da empresa e/ou transportadora dando conta do atraso ou outro tipo de informação. Não me foi facultado nr de tracking para que pudesse seguir a encomenda.Por esse motivo entrei em contacto por telefone com o apoio ao cliente da loja Aquário. Mantive-me a fazer sucessivas chamadas onde era colocado em linha de espera e passados alguns minutos a chamada era terminada automaticamente. Continuei a efetuar chamadas até que fosse atendido por alguém, mas sem sucesso. Sempre em espera. Estive 1h30 em tentativas. A encomenda acabou por chegar sem que eu tivesse conseguido chegar a contacto com o apoio ao cliente. No entanto, verifiquei que as chamadas foram cobradas (no valor de 10€) sem que eu tivesse sido efetivamente atendido por um funcionário. Apenas gravações automáticas que me colocavam em lista de espera. Peço que esse valor me seja reembolsado pela empresa Aquário uma vez que me sinto lesado como cliente por, devido a uma falha grave de informação de entrega da minha encomenda, eu tentei sucessivamente contactar a empresa, sem que o tenha conseguido. E, inacreditavelmente, ainda ter de suportar o custo de chamadas que não foram sequer atendidas!Expus esta situação ao departamento respetivo (pelo e-mail incidencias@aquario.pt), o qual não se responsabilizou pela devolução desse valor. Segue a resposta dada: Enviamos o tracking referente ao envio da sua encomenda,Tivemos efetivamente um erro nos envios das notificações e reportamos ao departamento informático,Devido a ser uma nova transportadora e implementação não ficou funcional,Pedimos desculpa por qualquer transtorno causado, compreendemos a sus insatisfação relativamente ao telefone, mas para que não tenha custos adicionais, aconselho a que use sempre os canais de emails.Entendo ter sido lesado por uma situação originada por uma falha por parte de entrega de encomenda e, tendo eu tentado chegar a contacto com a empresa, sem sucesso, ainda ter de suportar custos de chamadas que não foram atendidas. Acho esta situação inadmissível e o mínimo que a empresa poderá fazer para compensar o cliente seria suportar esse valor.Obrigado.Nr de encomenda: 282719

Mensagens (1)

AQUÁRIO ELETRÓNICA

Para: P. X.

25/02/2022

Exmos. Senhores,Aquário - Comércio de Eletrónica, S.A. vem pela presente apresentar resposta à reclamação em epigrafe nos termos e com os seguintes fundamentos:As linhas de valor acrescentado são linhas telefónicas com um custo adicional ao da tarifa base, ou seja, àquilo que se paga por uma chamada normal, de acordo com o seu tarifário.A linha de valor acrescentado - caso efetivamente a Reclamante tenha utilizado a da aqui Reclamada (embora não mencionando sequer na sua reclamação o número telefónico utilizado) - da Reclamada encontra-se a cumprir todas as orientações e legislação atualmente em vigor, nomeadamente no que concerne ao aviso prévio no qual é esclarecido o preço a pagar e a natureza do serviço que se presta na aludida linha telefónica. Tudo isto em conformidade e nos termos contratualizados com o operador de comunicações.Efetivamente, desde o dia 1 de novembro de 2021, com a entrada em vigor do Dl 59/2021, todos os fornecedores de bens e serviços com possibilidade de apoio ao cliente através de chamada telefónica, estão obrigados a disponibilizar linhas alternativas às de valor acrescentado, nos termos do art. 4.° deste diploma. Podem ser linhas gratuitas ou com o custo de uma chamada normal (para número fixo ou móvel). Contudo, a entrada em vigor desde DL não invalida que as empresas tenham outras linhas telefónicas, até de valor acrescentado.E, efetivamente, apesar de a Reclamada ter uma linha de valor acrescentado (apesar de não se ter a certeza se o Reclamante efetivamente a utilizou), o contacto primordial (nos termos do DL supramencionado) é o 22 50 72 810 (com o custo de uma chamada normal ou gratuito, dependendo do tarifário). Além desta via, como lhe havia sido comunicado, poderia o Reclamante ter entrado em contacto com a Reclamada gratuitamente, por via de correio eletrónico: estadoencomenda@aquario.pt operacional@aquario.pt incidencias@aquario.pt.Além do mais, tratando-se de uma linha de valor acrescentado a partir do momento em que a chamada é aceite na central começa a ser debitado o seu valor, mesmo que a chamada não seja atendida pelo assistente da Reclamada. Esta situação é totalmente alheia à Reclamada, mas decorre dos termos e regulação destes serviços de audiotexto. Ainda de referir que as linhas de valor acrescentado se encontram 'barradas' a qualquer individuo, sendo que para poder utilizar estes contactos (que acarretam custos extra) implica uma autorização expressa para que a operadora desbloqueieermite contactar estes serviços. Tendo o Reclamante conseguido ligar para a linha de valor acrescentado, significa que já havia autorizado este desbloqueio, estando ciente de que ao ligar para esta linha iria acarretar custos extra imediatamente.Como é sabido pelo mesmo, e já lhe foi comunicado, dado ao grande volume de chamadas é fisicamente impossível atender todas e em tempo útil.A Aquário dispõe de linhas telefónicas alternativas, bem como do contacto via correio eletrónico que permitem aos seus clientes receberem o respetivo feedback por parte da empresa em tempo útil e de forma gratuita/baixo custo.'Certos da V/ melhor compreensão,Disponíveis para qualquer esclarecimento adicional,A Administração,[cid:image002.png@01D82A3F.F986FFF0]


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