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Cobertura de fibra óptica

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. M.

Para: MEO

08/07/2022

No dia 9 de Julho de 2021 celebrei um contrato com meo, para disponibilização do serviço M4 (TV+NET 200+VOZ+MÓVEL 2GB) com ADSL, tendo o mesmo sido ativado a 29-10-2021.Na altura do acordo, foi-me garantido que a instalação do serviço de fibra estava prevista para breve, e que provavelmente à data da ativação já estaria concluída. Foi com base nessa promessa que avançámos com o contrato, sabendo de antemão que a tecnologia ADSL seria claramente insuficiente para os nossos requisitos.Ora, passado quase um ano da celebração do contrato, e após vários contactos com a meo onde continuaram a prometer que a instalação da fibra estaria prevista para breve, finalmente me disseram que já estaria disponível. Agendou-se a instalação para o dia 30 de junho último, com novo contrato.No dia acordado, o técnico no local indicou no entanto que ainda não estariam reunidas as condições para a instalação da fibra, não havendo um PDO no local. Referiu também que estava apenas mandatado para fazer a ligação entre o tal PDO próximo e o local do fornecimento do serviço.Constatou-se por outro lado que existe uma tubagem subterrânea, por onde passa o cabo coaxial que fornece o serviço ADSL e que entra em nossa residência ainda por via subterrânea, e que alimenta um PDO de cobre na fachada onde é feita a distribuição para as casas vizinhas. Esta tubagem, segundo me referiu o técnico, liga à central de meo que se encontra num edifício que dista pouco mais de 100 metros.Não estando em causa trabalhos de construção civil e licenciamentos camarários, não consigo entender que requisitos faltam para a execução da ligação. Também ninguém na meo me consegue esclarecer. De referir que se trata de uma rua central na cidade de Guimarães, e todos os arruamentos circundantes têm cobertura de fibra da meo.Ora, sem expectativa de prazo razoável, e havendo neste momento outro operador em condições de me oferecer um serviço de fibra, pondero seriamente a rescisão do contrato com a meo (considerando ainda que existem motivos para invocar justa-causa). Nesse caso, e também porque os restantes clientes alimentados pelo PDO de nossa casa estão em vias de fazer o mesmo, resultará que procederei à remoção do PDO e da cablagem, o que inviabilizará de futuro qualquer oferta de serviço da meo por via subterrânea sem acarretar maiores custos como abertura de valas.Nesse sentido, e porque a minha preferência seria de manter o serviço da meo, solicitei, até agora sem sucesso, uma informação sobre os motivos que impedem a instalação da fibra e/ou uma indicação de prazo.


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