back

Cancelamento seguros

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. F.

Para: Tranquilidade Seguros

04/05/2026

Bom dia, Subscrevi em 2022 um seguro para um ciclomotor através de um mediador de seguros que trabalha com esta companhia de seguros. Após algum tempo, efetuei a venda do mesmo, tendo no mesmo dia da venda, enviado um email para o mediador a informar da venda do mesmo e anexando um comprovativo da venda para que se procedesse ao cancelamento do seguro associado. O novo comprador visto ser de outro distrito transportou o ciclomotor numa viatura. Pensando eu que estaria tudo tratado (alteração de propriedade efetuada e cancelamento do seguro em meu nome feito), para meu espanto recebo uma comunicação (SMS ou Email) no sentido que o sinistro estava a ser tratado. Sinistro? Que sinistro? Entro em contacto com o comprador e o meu mediador, acontece que o o comprador passado uns dias de ter feito a compra, colidiu com uma viatura de um vizinho danificando-a e preencheu uma declaração amigável com os meus dados!!! à minha revelia!! Sem eu saber e pergunto-me eu: Quem deu autorização para tal? e porque é que quer a minha companhia de seguros, quer o meu mediador, tendo os dados disto tudo não recusam o seguro dado que eu tinha manifestado a venda da viatura e o cancelamento do seguro. Acontece que, por inação do mediador ou falta de comunicação entre o mediador e a seguradora o mesmo não foi feito. Sou eu agora desde então que tenho o agravamento de seguro pendente, não posso subscrever seguros sem pagar agravamento do mesmo por uma responsabilidade que não é minha. A companhia de seguros não tinha nada que cobrir os danos da outra viatura e imputar a culpa mim, que não tenho a culpa que o mediador não tivesse procedido ao cancelamento do seguro conforme foi instruído por mim no dia que fiz a venda e alteração de propriedade da viatura. Agora nem respondem, quer o mediador quer a companhia de seguros. Mediador VITORINOS SEGUROS COMPANHIA SEGUROS TRANQUILIDADE GENERALI

Mensagens (3)

Tranquilidade Seguros

Para: J. F.

13/05/2026

Caros Senhores, D. Cecília Simões Rodrigues, Recebemos a sua reclamação que mereceu a nossa atenção e que registámos com a referência indicada no assunto. Após análise à situação apresentada, verificamos que, após a reclamação apresentada no Livro de Reclamações Eletrónico, a situação foi respondida a 23 de junho de 2022, em conformidade com o documento que anexamos. Aproveitamos ainda para informar, que na Segurnet, o veículo esteve seguro nesta Seguradora, em nome do Sr. João Manuel Gonçalves Figueiredo de 4 de abril de 2022 até 5 de maio de 2022. O Sinistro existente, é de 9 de maio de 2022, data em que a viatura já não estaria segura neste Seguradora e a viatura já não deveria pertencer ao reclamante, como certamente terá comprovativo dessa situação, nomeadamente com a declaração de venda. Os sinistros não podem ser apagados da Segurnet, tanto mais que existiram. Apresentamos os nossos melhores cumprimentos, Carlos Simões Regulatorio Unidade de Gestão de Reclamações Avª Liberdade, 242 1250-249 Lisboa E-mail: reclamacoes@generali.pt

Tranquilidade Seguros

Para: J. F.

13/05/2026

Caros Senhores, Na sequência do e-mail infra, o teor do mesmo está correto, lamentamos o facto de termos indicado um nome, que em nada tem a ver com o caso em apreço. Apresentamos os nossos melhores cumprimentos, Carlos Simões Regulatorio Unidade de Gestão de Reclamações Avª Liberdade, 242 1250-249 Lisboa E-mail: reclamacoes@generali.pt

J. F.

Para: Tranquilidade Seguros

13/05/2026

Bom dia, Acontece que vocês, passados estes anos todos nunca resolveram essa questão, e mantiveram e mantém o meu nome em base de dados como responsável desse sinistro. A mim nada me interessa se podem ou não apagar sinistros dessa base de dados Segurnet, não podem é imputá-lo a mim, prejudicando-me desde então com agravamento de seguros a outras companhias de seguros que fiz porque precisava de fazer, e tive que os fazer porque é obrigatório. Pagando mais caro. Agora que finalmente assumiram os danos que causaram, quem me vai ressarcir dos danos causados? Ou vai ser só lamentamos o lapso e uma palmadinha nas costas? Aguardo resposta dado que não concordo com este passar um paninho pela situação. Cumprimentos João Figueiredo

Assistência solicitada 28 maio 2026

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.