back

Cancelamento por justa causa

Resolvida Pública

Problema identificado:

Resolução do serviço

Reclamação

R. R.

Para: NOS Comunicações SA

12/05/2025

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar reclamação formal contra a NOS, por tentativa de coação ao exigir o pagamento de uma taxa de instalação no valor de 340€, mesmo após o cancelamento do serviço por justa causa. Informei a NOS, por telefone e por escrito, sobre a minha decisão de não prosseguir com o contrato, devido à prestação insatisfatória dos serviços e à falta de clareza nas informações transmitidas. A minha reclamação foi validada pela Provedoria, e todos os equipamentos da NOS já foram devidamente devolvidos, conforme comunicado à operadora. Apesar disso, a empresa insiste em cobrar este valor, alegando que se trata de uma penalização contratual pela cessação antecipada. Contudo, reitero que se trata de um cancelamento por justa causa, motivado pelo incumprimento contratual por parte da própria NOS, o que me desobriga legalmente de qualquer penalização. De acordo com o artigo 437.º do Código Civil e o Decreto-Lei n.º 24/2014, o consumidor tem direito à rescisão sem encargos em casos de incumprimento. Adicionalmente, fui contactado telefonicamente por representantes da NOS com ameaças de cobranças coercivas através das finanças, o que considero inaceitável, intimidatório e abusivo. Solicito, portanto, a intervenção das autoridades competentes para que esta cobrança seja anulada de imediato, e o processo seja encerrado definitivamente, sem qualquer penalização indevida. Com os melhores cumprimentos, Rodrigo Santos

Mensagens (2)

NOS Comunicações SA

Para: R. R.

13/05/2025

Caro cliente, Asseguramos que vamos analisar a situação e que em breve entraremos em contacto para informarmos sobre a solução encontrada. Gratos pela atenção, Serviço a cliente NOS

NOS Comunicações SA

Para: R. R.

15/05/2025

Caro cliente, Tal como tivemos oportunidade de informar por telefone, a situação já se encontra esclarecida. Gratos pela atenção, Serviço a cliente NOS Sent: 13 de maio de 2025 11:04 To: '' Subject: FW: Cancelamento por justa causa Caro cliente, Asseguramos que vamos analisar a situação e que em breve entraremos em contacto para informarmos sobre a solução encontrada. Gratos pela atenção, Serviço a cliente NOS

Assistência solicitada 15 maio 2025

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.