Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa ao cancelamento do voo FR1509, com partida de Malta e destino ao Porto, no passado dia 28 de Abril de 2025, e solicitar o reembolso e compensação pelas despesas extraordinárias resultantes deste incidente.
Embarquei no referido voo às 18:15 (reserva DM7YUC). Após o embarque, fui informada de que o voo poderia sofrer um atraso até duas horas devido à congestão do tráfego aéreo provocada por um apagão geral na Península Ibérica e França. Permaneci dentro do avião durante duas horas, até nos ser comunicado que o voo seria cancelado, sendo-nos solicitado que abandonássemos o avião e nos dirigíssemos ao balcão da companhia aérea.
No balcão, após longas e demoradas filas, fui encaminhada para um segundo balcão onde me informaram que o único voo disponível para o Porto seria apenas no dia 30 de Abril às 05:00 (dois dias depois). Disseram-me ainda que poderia solicitar alojamento para essa noite ou pedir o reembolso através do website. Optei por não esperar dois dias (por questões profissionais) e decidi pedir o reembolso online, mas não consegui concluir o processo, uma vez que a página correspondente, tanto no computador como na aplicação permanece em branco.
Horas depois, e ainda no aeroporto, voltei a contactar o balcão da companhia para tentar obter alternativas, mas as opções apresentadas eram todas com mais de três dias de espera. Dado o impacto pessoal e profissional que isso me causaria, tomei a iniciativa de reservar alojamento por minha conta e comprar novos voos para regressar ao Porto com a maior brevidade possível. Surpreendentemente, esses voos foram também operados pela Ryanair no dia a seguir (29 de Abril):
Voo Malta – Valência (reserva V2I3XX), voo FR7219, no valor de 298,74 EUR
Voo Valência – Porto (reserva P1SFKH), voo FR1709, no valor de 151,99 EUR
Adicionalmente, suportei também despesas com alojamento e alimentação no valor de 100,55 EUR, bem como transtornos pessoais e profissionais decorrentes deste atraso inesperado.
Tentei entrar em contacto com a Ryanair por telefone, sem sucesso, e continuo sem conseguir submeter o pedido de reembolso no website.
Solicito, portanto:
1. Reembolso dos dois novos voos adquiridos, mencionados acima mais o voo cancelado FR1509
2. Compensação pelas despesas de alojamento e alimentação
3. Informação sobre como proceder para solicitar compensação pelos transtornos causados
Cordialmente, CF