Exmos. Senhores,
Venho por este apresentar uma reclamção devido ao apoio prestado pela companhia Ryanair a quando do cancelamento do meu voo do Funchal para Bruxelas Charleroi no dia 18/08/2024. Este cancelamento ocorreu devido às condições meteorologicas, no entanto o motivo da minha queixa é a politica que a empresa apresentou relativamente aos direitos do consumidor.
Quando me dirigi ao balcão de apoio ao cliente foi me dado a seguinte opção: Reembolso e nada mais. Foi me dito que todos os voos estavam cheios que não havia alternativa até 2 semanas depois da data original do voo. Adicionalmente, não iria ter qualquer tipo de apoio enquanto ficasse preso na Ilha e basicamente forçaram-me a aceitar o reembolso para poder procurar outras alternativas, noutras companhias (algo que a lei EU 261 preve que a companhia faça pelo cliente mas que a Ryanair recusou-se a fazer). Como consequência tive de recorrer a TAP Air Portugal e a um transfer de comboio para chegar a Bruxelas a tempo dos meus compromissos, na totalidade 569.61 euros.
Já foi apresentada esta queixa diretamente a Ryanair que se recusou a reembolsar a diferença, com o argumento que eu teria aceite o reembolso quando na verdade não me foi dada qualquer tipo de alternativa viavel.
Com os melhores cumprimentos.
Tiago Carvalho