Venho por este meio apresentar reclamação contra a operadora NOS, devido ao tratamento incorreto do meu pedido de cancelamento de serviços.
Solicitei o cancelamento do contrato com a NOS com cerca de 20 dias de antecedência em relação ao final do meu período de faturação. Na primeira chamada telefónica, foi-me confirmado que o pedido tinha sido registado, mas que a equipa responsável pelos cancelamentos estava ocupada, pelo que seria contactado posteriormente. Perguntei se já poderia entregar o equipamento, e a resposta foi que deveria aguardar esse contacto.
Após alguns dias sem qualquer retorno, voltei a ligar e fui informado de que o processo já estava em andamento. Mais uma vez, perguntei se havia problema com o prazo de faturação, e disseram-me que o pedido já estava registado e que o que contava era a data do pedido inicial. Também me informaram que já podia entregar os equipamentos.
No fim de semana seguinte, dirigi-me a uma loja NOS onde fiz a entrega dos equipamentos e assinei os documentos relativos à entrega e cancelamento. Dias depois, recebi um e-mail a indicar que o pedido de cancelamento tinha sido processado, mas que tinha sido feito dentro dos 14 dias finais — o que é incorreto.
Voltei a contactar a linha de apoio da NOS, onde me disseram que eu podia ignorar esse e-mail, uma vez que o pedido original já tinha sido feito anteriormente. Confirmaram esse registo e informaram que não haveria qualquer problema.
Passados mais alguns dias, finalmente recebi contacto da equipa de cancelamentos, que tentou renegociar a permanência do serviço. Reforcei que o pedido já estava feito, o equipamento entregue e já tinha outro serviço instalado.
No entanto, agora recebi um novo e-mail e SMS a indicar que tenho uma fatura em atraso e que, se não pagar, serei penalizado com uma multa. Liguei novamente para a NOS e disseram-me que o pedido de cancelamento só foi considerado no dia da entrega dos equipamentos — e não na data do pedido inicial, como me foi indicado antes.
Recusei pagar a fatura, por considerar que esta cobrança é indevida, visto que segui todas as instruções dadas pela própria NOS e fiz o pedido dentro dos prazos legais.
Pedido à DECO PROTESTE:
Solicito a vossa ajuda para que esta situação seja revista e regularizada. Quero garantir que:
1. A NOS reconheça a data do pedido de cancelamento inicial como válida.
2. Seja anulada a fatura emitida após essa data.
3. Não haja qualquer penalização indevida.
Agradeço desde já o vosso apoio e disponibilidade para interceder neste caso