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cancelamento de consulta ao domicilio por falta de veiculos

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Qualidade

Reclamação

V. L.

Para: SNS 24

25/10/2024

Venho por este meio expressar no livro de reclamações a minha indignação enquanto familiar do utente Salvador Pais Matos Reis com o NISS 11140238617. O utente, que se encontra debilitado e sem condições físicas para deslocação ao centro de saúde estava a espera de uma consulta que ia ter na sua residência no dia 8/10/24 e que não se realizou. O motivo aparente, não existem carros nas instalações do centro de saude de Ponte de Lima para a realização das consultas ao domicilio. No dia da consulta, um familiar perdeu uma manha de trabalho a espera da médica de família, de forma a estar presente para explicar todas as situações do utente, e apenas foi recebida uma chamada as 14h a dizer que tinha acontecido um imprevisto e que a consulta ficava sem efeito, e quando questionados sobre a remarcação, disseram que tinha de aguardar a médica remarcar. Ou seja, o imprevisto, veio -se a saber depois que era a falta de carros, que já sabiam não ter, e fizeram o utente e familiar esperar dizendo ter sido um imprevisto. Esta falta de carros, veio a ser explicada como sendo o imprevisto, quando um familiar, depois da espera pela remarcação, sem sucesso, se deslocou ao centro de saúde e a colaboradora da secretaria explicou. Dizendo também que a médica não tinha forma de ir ao utente e por isso só poderia dar a consulta quando existirem carros. Que a médica iria remarcar. Depois desta situação, e passada mais uma semana, dirigi-me ao centro de saúde dizendo que iria escrever no livro de reclamações, que nada foi resolvido e que se algo acontecesse ao utente enquanto não tivesse a consulta, ficaria escrito no livro de reclamações a culpa da instituição. Disseram-me para falar nessa mesma semana, na consulta que a esposa do utente teve hoje com a médica. O utente tem vacinas para levar com urgência (numa época de grande necessidade de vacinação), tem asma, mobilidade reduzida, exames que são urgentes fazer para diagnosticar certas situações de degradação física e psicológica. Aliás, depois da falta de consulta já teve de ir às urgências com falta de ar (transporte bombeiros). Como é possivel um utente idoso, com várias situações associadas, estar a espera de uma consulta à tempos, depois não a ter e agora não terem previsão de remarcação? Acho inadmissível esta situação, segunda medica, enfermeira, funcionárias, pela falta d eum automóvel capaz de fazer deslocações. Por conseguinte, uma vez que nada foi resolvido, uma vez que poderiam arranajr forma de o utente ser transportado para o centro de saude, já que não conseguem que se desloquem à sua casa, fica aqui escrito, em letras maiúsculas. SE A PARTIR DA DATA DE HOJE 25/10/24 O UTENTE TIVER ALGUMA COMPLICAÇÃO DE SAUDE, O CENTRO DE SAUDE ASSUMIRÁ CULPA SOBRE ESTA SITUAÇÃO. É RIDICULO DEIXAREM UM UTENTE SEM OPÇÃO DE CONSULTA. AGUARDO REMARCAÇÃO DA CONSULTA.


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