back

Cacifos24-Encomenda Não Recebida

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. V.

Para: CTT - Correios de Portugal, S.A.

16/05/2021

Exmos. Senhores,Em 05/04/2021 fiz uma compra numa loja online localizada na Republica Checa e recorri ao Serviço CTT Cacifos 24h. O Serviço Cacifos24 é uma forma de receber uma encomenda numa morada alternativa à morada real, para o caso de não haver ninguém em casa para receber a encomenda. Há duas moradas relevantes neste serviço:1 - A morada indicada pelos CTT para colocar como morada de envio na loja online2 - A morada do meu cacifo 24, para onde os CTT encaminham a encomenda.Os CTT recebem a encomenda na 1ª morada e encaminham-na para o cacifo onde o cliente a levanta com uns códigos que os CTT enviam por email e SMS.Na compra que eu efetuei em Abril segui todos os passos necessários para ter acesso ao serviço, nomeadamente, o registo no site e escolha do meu Cacifo24, carregamento da conta com os créditos necessários, os quais já foram debitados na minha conta bancária. O cacifo que eu escolhi para me depositarem as encomendas foi o da loja Leroy Merlin de Santa Maria da Feira.No momento da compra online coloquei a morada de envio que me foi indicada pelos CTT. Esta morada é de um armazém de processamento dos CTT em Lisboa. Segundo as regras do serviço Cacifos24, deveriam receber a encomenda lá e reencaminhá-la para o meu cacifo em Santa Maria da Feira.Só que nunca recebi os códigos para levantar a encomenda no cacifo de Santa Maria da Feira.Usando o tracking number para seguir a encomenda no site dos CTT (o qual não reproduzo aqui por ser um local público) verifica-se que o Centro de Entrega 2685 recebeu a encomenda no dia 21/04/2021 e o estado da encomenda figura como entregue. Ora 2685 é o código postal da morada que os CTT me deram para introduzir na loja online. Logo, os CTT receberam a encomenda em Lisboa como era suposto mas não a encaminharam, como deviam, para o meu Cacifo24 em Santa Maria da Feira.Em 29/04/2021 submeti uma reclamação aos CTT via formulário online que ficou associada à Solicitação de Serviço número SR0001854013 e nessa reclamação incluí toda a informação que apresentei acima. Desde então não me foram capazes de dizer o que aconteceu à minha encomenda, informamdo-me apenas que o assunto foi reencaminhado para a área respetiva. Em 04/05/2021, passado quase uma semana da minha reclamação, pediram-me o meu nome completo e morada para fazer as respetivas averiguações, quando toda a informação que apresentei acima, incluindo as moradas, já constavam da reclamação inicial. Portanto, passado uma semana pediram-me informação que já tinham desde o início. Desde essa data nunca mais me contactaram.Em todos os contactos que tive com os CTT relacionados com este assunto, incluindo contactos telefónicos, fiquei sempre com a sensação de que ninguém dentro dos CTT conhece o serviço Cacifos24, um serviço criado pelos próprios. Em vez de me darem explicações sobre o que se passou com a minha encomenda eu é que tive sempre de explicar aos funcionários do Apoio ao Cliente como é que funciona o serviço Cacifos24 (ou melhor, como deveria funcionar), de outra forma eles tratariam o caso como se de uma entrega normal se tratasse. É ridículo ter de ser o cliente a explicar ao Apoio ao Cliente o funcionamento de um serviço.Sendo assim, na prática, a morada alternativa em Lisboa que os CTT fornecem para os clientes colocarem no momento da compra parece uma espécie de buraco negro onde as encomendas desaparecem sem deixar rasto e sem nunca serem reencaminhadas para os Cacifos que os clientes escolheram.Gostava de acrescentar que os contactos do Apoio ao Cliente começam sempre por Estimado Cliente, o que me faz pensar em como seríamos tratados caso os CTT não tivessem por nós estima nenhuma, dado que, com estima, o tratamento já é tão mau. Aliás, tenho a certeza de que a resposta a esta queixa será no tom muito cordial do costume. Eu preferia menos cordialidade e formalidade e mais eficácia e conteúdo. Digam-me onde pára a minha encomenda. Se não a encontrarem, quero ser reembolsado do respetivo valor.

Mensagens (2)

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: R. V.

15/05/2021

Caro Cliente,Informamos que o seu email foi rececionado nos nossos serviços.Agradecemos a sua preferencia,CTT - Correios de PortugalNota:Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referencia do seu pedido.O número de referencia para sua solicitação é SR0001986362.[Please type your response above][Customer Entry]FromSent onSat, May 15, 2021 at 23:40 :PM GMT[End of conversation]300000608649358

CTT - Correios de Portugal, S.A.

Para: R. V.

06/06/2021

Caro Cliente,Informamos que o seu email foi rececionado nos nossos serviços.Agradecemos a sua preferencia,CTT - Correios de PortugalNota:Caso seja necessário contactar-nos novamente em relação a este assunto, solicitamos que o faça através de resposta a este email, não removendo o número de referencia do seu pedido.O número de referencia para sua solicitação é SR0002143471.[Please type your response above][Customer Entry]FromSent onSun, Jun 06, 2021 at 23:32 :PM GMT[End of conversation]300000627298643 [End of conversation]300000627298643


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.