back

Burla no IHRU

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

B. R.

Para: IHRU

02/03/2022

No dia 18/01/2022 recebi um e-mail dizendo que foi me sorteado uma habitação pelo programa de arrendamento apoiado e pedindo que submetesse ao portal em até 10 dias úteis todos os meus documentos. Eu fiz, anexei todos os meus documentos no dia 22/01/2022 e fiquei aguardando alguma resposta sobre o meu processo. Até que no dia 14/01/2022, me enviaram outro e-mail, nesse me pediram coisas que não tinham sentido, já que eu encaminhei TODOS os documentos solicitados, inclusive os comprovativos de vencimento da minha esposa (Beatriz Rocha Silva Eliodorio), mas mesmo assim pediram novamente que reenviasse pois Não tinham visto.É importante salientar, que me deram 5 dias ÚTEIS para encaminhar tudo, mas para minha surpresa, quando fui submeter os documentos no site, ela me aparecia ANULADA. Então, liguei no telefone 226 079 670 no dia 14/02/2022 às 14:01, para saber o porque tinham anulado a minha candidatura. Então falei com a Dra. Sandra Leitão, que me disse que por ter pouco conhecimento, quando foi pedir mais documentos, anulou sem querer a minha candidatura. Mas pediu que não ficasse preocupada que iria pedir pro Setor informático arrumar a situação, anotou meu número e disse que me ligaria, mas que era pra ficar despreocupada que o erro foi deles, pediu também que ficasse observando se voltasse. Eu fiz, até que dia 16/02/2022, eu com medo de perder a candidatura, mesmo não sendo um erro meu, encaminhei um e-mail para: dgpa@ihru.pt com o nome do assunto: AOS CUIDADOS DA DRA. SANDRA LEITÃO, um print contendo a imagem no dia ainda anulada e os documentos que me foram solicitados. Por não ter recebido qualquer tipo de resposta, liguei novamente no dia 17/02/2022 às 14:07, para saber se receberam os documentos por e-mail, mas a secretaria que atendeu, disse que ela não podia falar pois não estava atendendo. Liguei novamente no dia 18/02/2022 ás 11:06, mesma coisa, novamente a secretaria disse que a Dra. Sandra Leitão não está atendendo hoje. Até que finalmente no dia 21/02/2022, eu consegui falar com a Dra. Sandra Leitão e ela me pediu para ficar tranquila, pois recebeu o e-mail com os documentos mas que não seria o suficiente e eu precisava submeter no site, mas disse que como foi RESPONSABILIDADE E ERRO DELES eu não precisava me preocupar, pois assim que eles conseguissem colocar minha candidatura ativa novamente, eu iria colocar tudo e não ia perder a habitação. Então, desde então, entrei no site duas vezes ao dia, todos os dias. Até que novamente encaminhei um e-mail no dia 28/02/2022 dizendo que AINDA NÃO TINHA A CANDIDATURA ATIVA, e que precisava que eles fizessem o mais rápido possível, pois isso além de atrasar a minha candidatura, me faria demorar mais tempo para mudar para o local onde conseguiria pagar uma renda conforme meu salário. Novamente, sem resposta. Hoje, dia 02/03/2022 liguei novamente, mas HOJE EU TIVE QUE DIZER QUE QUERIA FAZER UMA RECLAMAÇÃO. A Dra. Sandra Leitão então disse que a culpa não era dela e que realmente já havia muito tempo do ocorrido, que era para enviar para o e-mail:dgpa@ihru.pt pedindo que eles fizessem o quanto antes, pois até o início da próxima semana eles vão começar o calculo das rendas e que sem os documentos submetidos no site, não tem como dar adiantamento a minha candidatura.Agora pergunto, Pra que sortear uma habitação a uma pessoa se não vão entregar? Irão fazer pouco caso (principalmente na hora de ver os documentos submetidos no site) e criar FALSAS ESPERANÇAS para alguém interessado ao programa.Como eu estou cansada, vou deixar exposto TODOS OS PRINTS, seja de ligações, e-mails ou o que está no site.

Mensagens (4)

B. R.

Para: IHRU

02/03/2022

Segunda vez que entro no site hoje, candidatura continua inativa.

B. R.

Para: IHRU

03/03/2022

Bom, agora a candidatura está ativa, mas n me deixa submeter os documentos. Deixarei aqui dois prints para que consigam ver toda a situação. (Importante verificar que no canto superior direito da pra ver a data e o horário)

B. R.

Para: IHRU

04/03/2022

Bom dia,hoje dia 04/03/2021 às 11:40 ainda continuo com o programa ativo em sistema, PORÉM, ainda sem conseguir submeter meus documentos no site. (Atenção a imagem e ao canto superior direito onde aparece a data e a hora)

IHRU

Para: B. R.

25/03/2022

Ex.mos Srs:Em resposta à reclamação registada na Plataforma “Reclamar” reiteramos a resposta enviada a 08/03/2022.Devido a uma anomalia informática, a candidatura foi dada como concluída (estado “Fechado”). Detetada que foi, no imediato, a anomalia, foi a mesma reportada à equipa técnica, para resolução, bem como apresentadas oportunidades de melhoria das funcionalidades da Plataforma, que evitem este tipo de anomalia.Sem prejuízo, foi solicitada, ao candidato, a submissão da documentação. Porém, e como a candidatura estava no estado de “Fechado”, o candidato viu-se, assim, impedido de submeter os documentos solicitados na Plataforma.Após contacto telefónico a reclamante, foi informada que o incidente já tinha sido identificado e reportado ao suporte técnico para resolução. Foi devidamente assegurado à candidata que a situação não constituiria prejuízo algum para a candidatura, factos reiterados em contactos telefónicos posteriores.No dia 17/02/2022 o candidato envia a documentação solicitada por email.Em 03-03-2022, o suporte técnico sanou a anomalia e o candidato foi notificado, via Plataforma, para submeter documentação adicional.Dia 08-03 foi enviado email com indicação de resolução da anomalia.Na presente data e após a análise da documentação e a conclusão do processo foi elaborada a proposta de atribuição do fogo ao candidato.Com os melhores cumprimentos,Direção de Estudos, Planeamento e AssessoriaDepartamento de Relações Públicas e Comunicação001] 002]Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 51099-019 LisboaTEL +351 21 723 1500PORTUGALwww.ihru.pt[cid:image003.png@01D84057.B11ADDD0]P Antes de imprimir este email pense bem se tem mesmo de o fazer. Before printing this email, assess if it is really needed. --**********************************************************************This email and any files transmitted with it are confidential andintended solely for the use of the individual or entity to whom theyare addressed. If you have received this email in error please notifythe system manager.**********************************************************************


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.