Exmos Senhores, venho por este meio comunicar o meu desagrado perante uma burla de que fui vítima na Vinted e na qual obtive Zero apoio por parte do Suporte da Plataforma e ainda fui induzido em erro pelo mesmo.
No passado dia 02/12/2025 realizei uma venda na Vinted a um comprador francês, o qual levantou a encomenda no dia 12/12/2025. O mesmo decidiu, 5 horas após o levantamento, enviar-me uma mensagem a acusar-me de lhe ter vendido um artigo falso e, posteriormente, abriu disputa alegando que recebeu o artigo, porem na cor errada. Primeiro era um artigo falso, depois já era a cor errada e ainda sustentou a disputa com uma fotografia desfocada, de má qualidade, claramente retirada da net. Enquanto isto, o comprador enviou-me um spam de mensagens abusivas para me forçar a aceitar o reembolso nos termos dele, ou seja, sem devolução, ameaçando-me várias vezes de me banir a conta caso não aceitasse muito rapidamente as exigências dele. Posto isto, remeti a disputa para a Vinted analisar, pois cheirava a burla ao longe. Seguidamente, fui contactado pelo Suporte da Vinted via app, que me pediu provas relativas ao artigo. Enviei todas as fotos e mais algumas, e ainda, o recibo de compra do artigo, que comprova as características e autenticidade do mesmo. Repeti este processo também via email com o Suporte da Vinted. Ainda assim, a Vinted decidiu que não tinha provas suficientes e deu razão ao comprador. Não satisfeito com a situação, continuei a insistir diariamente com a Vinted, alegando estar a ser vítima de uma burla, até que recebi novas informações por parte do Suporte. Foram-me enviadas 3 mensagens pelo Suporte da Vinted a informar, e passo a citar: "Saiba que estamos investigando ativamente o seu caso. Entraremos em contacto assim que tivermos uma atualização. Sua paciência e compreensão serão muito apreciadas." Sabendo eu dos prazos a que estamos sujeitos nesta situação, nunca deixei passar mais de 24h sem entrar em contacto com o Suporte em busca de novas informações e instruções, que nunca me foram fornecidas entretanto. Qual o meu espanto ontem, ao abrir um email da Vinted, onde me informavam que: "Este pedido foi cancelado. O comprador receberá um reembolso." Pois bem, enquanto aguardava por novas instruções por parte da Vinted, que me pediu explicitamente para aguardar pacientemente e me informou que iriam entrar em contacto com novas atualizações o mais rapidamente possível, a Vinted pura e simplesmente ignora as últimas mensagens que enviei em busca de atualizações e resolveu fechar o caso a favor do comprador, ficando eu sem artigo e sem dinheiro. Que as políticas da Vinted são um paraíso para utilizadores desonestos, já era de conhecimento geral, tal não é a quantidade de relatos de burlas deste género nas transações efetuadas. Mas, ser burlado pela própria Vinted enquanto tinha uma disputa aberta e pendente de resposta por parte da Vinted, é que é absolutamente inacreditável.