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BURLA MONISNAP INTERNET

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. G.

Para: Universo

17/03/2023

Bom dia,Venho por este meio expor uma reclamação referente ao processo de burla a que estou a ser sujeito:No dia 02/03/2023 às 12h16 telefonei para a linha Universo (308811418) a reclamar 3 transações indevidas não efetuadas por mim1ª – 12h08 MONISNAP INTERNET no valor de €281,992ª – 12h09 MONISNAP INTERNET no valor de €281,993ª – 12h13 MONISNAP INTERNET no valor de €59,89No momento do telefonema que durou 23m e 13s, expliquei ao funcionário que me atendeu que minutos antes teriam sido efetuadas 3 transações que eu desconheço e que não foram feitas por mim.O Sr. Explicou para eu não me preocupar porque os 3 movimentos estavam CATIVOS, o que eu pude confirmar na aplicação UNIVERSO e que sendo assim eu estaria protegido contra essa fraude.Nesse telefonema dei ordem para que fosse BLOQUEADO o meu cartão até que fosse analisada a situação e informei de que a minha esposa tinha um segundo cartão em nome dela e se era melhor BLOQUEAR também. O sr. Informou de que não havia necessidade de o fazer e que poderia usar normalmente. Assim sendo no mesmo dia 02/03/2023 quando a minha esposa saiu do trabalho por volta das 17h00Foi fazer compras no CONTINENTE e ao efetuar o pagamento em caixa o cartão não tinha saldo suficiente, estando apenas com €12,30 disponível quando o plafond do cartão é de €1.500,00. Na Aplicação UNIVERSO dava como usado 99,9% de utilização, mas não apareciam os movimentos efetuados para chegar a esse valor.Isto prova que no período da tarde do dia 02/03/2023 continuaram a cair transações até esgotar o plafond no valor de €1.500,00 onde só restava €12,30.Após alguns dias mais precisamente dia 08/03/2023 reparei de que os valores das 3 transações indevidas passaram de CATIVOS a EFETIVOS na minha aplicação UNIVERSO.Logo no dia seguinte pelas 9h00 da manhã contactei novamente a linha UNIVERSO (308811418) e questionei qual a razão de os 3 movimentos suspeitos terem passo de CATIVO a EFETIVO ao qual me responderam novamente para não me preocupar que eles estariam a analisar essas transações e brevemente me dariam uma resposta.Ainda me informaram que os técnicos informáticos deles assim poderiam saber a origem onde foram efetuados esses pagamentos através do IP de transação.Certo é que para minha indignação no dia 16/03/2023 recebo um email Do UNIVERSO SONAE, onde relata o abaixo descrito como tendo sido eu que no dia 02/03/2023 criei na minha área de cliente um cartão virtual e que recebi um código via SMS para o meu numero de telefone associado á conta com a respetiva autorização para ativar o cartão virtual.Esta situação é completamente FALSA, nunca criei um cartão virtual nem sequer ativei nenhum. Desconheço completamente quem é a MONISNAP INTERNET nem nunca fiz qualquer compra via INTERNET com o cartão UNIVERSO.Bastante chateado e desiludido com o serviço prestado pela linha de apoio UNIVERSO, resolvi começar a pesquisar quem é afinal a MONISNAP INTERNET para tentar perceber onde foram transacionados os 3 valores no espaço de 5 minutos.Realmente trata-se de um pagamento virtual feito na INTERNET.Para minha indignação em pesquisa na GOOGLE me aparece no PORTAL da QUEIXA em PORTUGAL dezenas de pessoas com o mesmo tipo de fraude igual ao meu assim como de outros cartões virtuais com nomes esquisitos. Por mais incrível que pareça identifiquei um outro cliente UNIVERSO que havia sido lesado da mesma maneira que eu, o mesmo tipo de cartão virtual MONISNAP INTERNET e ainda exatamente os mesmos valores iguais aos meus, ou seja transações de €281,99.Assim sendo, pensava eu que teria sido o único a sofrer desta BURLA, mas antes de mim muitas dezenas de pessoas já haviam sido BURLADAS pela mesma forma.Quero dizer com isto de que a instituição UNIVERSO SONAE já tinha conhecimento destas fraudes e não as transmitiu aos seus clientes, usando a forma que mais lhe convêm que é imputar ao cliente que foi ele que criou o cartão virtual, e assim sendo dão por terminado o processo se se dignarem a pesquisar realmente a origem destas situações.Provavelmente a base de dados do UNIVERSO SONAE foi alvo de ataque de pirataria informática e agora usam aleatoriamente contas para ativar cartões virtuais, ou então alguém dentro do grupo UNIVERSO SONAE se está a aproveitar desta situação e a desviar uns bons milhões para o seu bolso.Hoje dia 17/03/2023 pelas 9h00 da manhã voltei a entrar em contato com a linha UNIVERSO onde relatei o meu desagrado da forma como resolvem os problemas criados por eles UNIVERSO e não por mim que consegui detetar movimentos ilegais no espaço de 5 minutos e os avisar a tempo e horas para o resolverem.Assim sendo e visto a informação transmitida pelo UNIVERSO, tomei a liberdade de cancelar o debito direto da minha conta UNIVERSO onde transmiti ao operador que me atendeu de que não pagaria as 3 transações de BURLA a que fui sujeito e que detetei e avisei no espaço de 5 minutos após terem sido efetuadas.Espero que os vossos técnicos de informática se dignem a pesquisar e solucionar estes problemas que são de extrema gravidade para os vossos clientes.Tenho intenção de cancelar todas as minhas contas com o grupo SONAE devido ao péssimo serviço prestado aos seu clientes e relembro que não sou caso único.DEZENAS DE CLIENTES ESTÃO A SER BURLADOS POR CARTÕES VIRTUAIS DA INSTITUIÇÂO UNIVERSO SONAE E ELES NADA FAZEM COMO PEDOM LER NO EMAIL ABAIXOMais informo de que se esta situação não ficar resolvida dentro de poucos dias eu entrarei com uma queixa nos seguintes departamentos:PSP Policia de Segurança PublicaDECO PROTESTE Defesa do consumidorPORTAL DA QUEIXA GovernoSem mais sempre ao dispor,Ricardo GraçaricardoG1965@gmail.com913588870De: Apoio Universo [clienteuniverso@sonae.pt] Enviada: 16 de março de 2023 16:50Para: ricardog1965@gmail.comAssunto: Caso #06742925: Utilização - Esclarecer transações não autorizadas por mimExmo. Sr. José Ricardo Graça,No seguimento da sua exposição sobre não reconhecer os movimentos processados com o

Mensagens (2)

J. G.

Para: Universo

22/03/2023

Boa tarde, no dia 20/03/2023 a linha clientes UNIVERSO enviou-me um email reportando que ap&#243s analise o cart&#227o virtual teria sido criado na minha area de cliente e que me enviaram um SMS com um c&#243digo, e que por essa raz&#227o a responsabilidade &#233 minha.Na realidade tenho um SMS com um c&#243digo para criar um cart&#227o virtual e outro c&#243digo para anular cart&#227o virtual, mas como j&#225 explicado por mim no mesmo dia 20/03/2023via telefone na linha cliente UNIVERSO, todos os c&#243digos que recebi e transmiti foi ao operador da linha UNIVERSO quando reclamei a situa&#231&#227o de movimentos n&#227o efetuados por mim e lhe telefonei ap&#243s uns minutos de ter detetado os movimentos, onde reabri novamente o processo.Ainda referi de que as chamadas s&#227o gravadas e para verificarem a respetiva chamada. Foi detetado pelo operador um cart&#227o virtual ao que me pediu para o eliminar.N&#227o criei nenhum cart&#227o, n&#227o fiz nenhuma compra das 3 existentes na minha APP com um cart&#227o MONISNAP INTERNET.Eles, UNIVERSO SONAE t&#234m o dever de identificar onde foram efetuados esses movimentos, por quem e de que zona atrav&#233s do IP.N&#227o consigo perceber como uma quantidade significativa de clientes s&#227o burlados com os mesmos valores 281,99€ e o mesmo cart&#227o MONISNAP e a UNIVERSO SONAE impinge que foram os clientes que efetuaram compras.ESTA SITUA&#199&#194O S&#210 POR SI N&#194O LEVANTA SUSPEITAS E CARECE DE PESQUISA PROFUNDA PARA SE PERCEBER O QUE SE EST&#192 A PASSAR?COMO &#201 POSSIVEL TER CANCELADO EBLOQUEADO O MEU CART&#195O &#192S 12H16 DO DIA 02/03/2023 E DURANTE TODA A TARDE DESSE DIA CONTINUAREM A USAR O SUPOSTO CART&#195O ESGOTANDO COMPLETAMENTE O PLAFOND DO CART&#195O DE 1.500,00€ PARA APENAS 12,30€?D&#225 que pensar?Existem todas as possibilidades de existir algu&#233m dentro da institui&#231&#227o UNIVERSO SONAE que tem acesso aos dados dos clientes e est&#225 a fazer estas BURLAS.Ainda ontem dia 21/03/2023 me contatou um Sr. que tinha acabado de ser burlado tamb&#233m no dia de ontem.Como &#233 poss&#237vel estar a acontecer todos os dias situa&#231&#245es iguais e eles UNIVERSO SONAE nada fazerem, simplesmente imputando responsabilidades aos seus clientes.Atentamente,Ricardo Gra&#231a

J. G.

Para: Universo

23/03/2023

De: Ricardo Gra&#231aPara: Apoio UniversoData: 2023-03-23Agrade&#231o a aten&#231&#227o do v/email de 23/03/2023, repetitivo da vossa argumenta&#231&#227o infundada, mas que mereceu a melhor aten&#231&#227o e o seguinte contradit&#243rio f&#225ctico e jur&#237dico:1 – Conforme sabem mas omitem em Mar&#231o/2022 sofreram um imenso ciberataque pelo grupo RansonEXX, que colocou cerca de 27 Gigas de informa&#231&#227o na DeepWeb, incluindo dados de clientes.2 – Conforme sabem mas omitem, tenho conhecimento por outras vitimas, que desde essa altura (por coincid&#234ncia ou talvez n&#227o), in&#250meros clientes Universo v&#234m sendo vitimas de movimentos fraudulentos, sempre com id&#234ntico Modus Operandi e que &#224 revelia dos art&#186s 110&#186 a 115&#186 do DL 91/2018, a Universo se recusa a assumir, bem sabendo n&#227o haver qualquer burla ou neglig&#234ncia grosseira (ou outra), por parte das vitimas. 3 – O Modus Operandi dos hackers &#233 sempre o mesmo, supostamente entram nas &#193reas de Cliente para a&#237 emitirem cart&#245es virtuais, com os quais limpam os plafons de cr&#233dito das vitimas at&#233 serem parados e ultrapassando Emails + Passwords + C&#243d OTP/MSN, c&#243digos estes que a Universo alega sempre ter enviado, sem provar positivamente nos termos do art&#186 113&#186 do DL 91/2018, alem de eventuais registos pr&#243prios.4 – Pertencendo o cart&#227o Universo &#224 prestigiada rede internacional MASTERCARD, lamenta-se que n&#227o tenha acionado a s/prote&#231&#227o “ZERO LIABILITY” que garante a reposi&#231&#227o de movimentos n&#227o autorizados.5 – &#201 falso que os 3 movimentos fraudulentos n&#227o autorizados por mim, tenham sido autorizados como alegam, porquanto careciam da rece&#231&#227o pr&#233via de 3 C&#243d OTP do Sistema “3DSecure”para os acionar, mensagens essas que eu nunca recebi.6 – Pelo exposto no ponto 5 n&#227o dei qualquer ordem de pagamento pr&#233via de nenhum dos 3 movimentos fraudulentos, nem recebi previamente qualquer c&#243digo “3D Secure” para executar cada um deles.7 – N&#227o se compreende que movimentos de valores iguais, €281,99 e no espa&#231o de 1 minuto outro €281,99, para uma mesma entidade num curto espa&#231o de tempo e sem confirma&#231&#227o pr&#233via “3D Secure”, a Universo n&#227o tenha cancelado as ordens de pagamento e n&#227o tenha suspeitado da sua fidedignidade, conforme referem/citam, extra&#237do do referido “Acordo de Presta&#231&#227o de Servi&#231os de Pagamento” e que n&#227o cumpriram, uma vez que detetei os movimentos ap&#243s 3 a 4 minutos depois e na linha telef&#243nica que tive com o Operador, ele meter dito para n&#227o me preocupar porque os 3 movimentos estavam CATIVOS.8 – Em conclus&#227o quer o Modus Operandi sempre igual nas largas dezenas de vitimas burladas desde Mar&#231o/2022 at&#233 a atualidade demonstra contrariamente ao que afirmam, que nos termos do art&#186 113&#186/1 do RJSPME (DL 91/1028), haver continuadas falhas de seguran&#231a Graves, que &#225 revelia da lei evocada, a UNIVERSO se recusa a assumir, como seria sua obriga&#231&#227o legal nos termos dos art&#186s 110&#186 a 115&#186 do DL 91/2018.Atentamente,Ricardo Gra&#231a


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