Ontem verifiquei que foram feitas duas reservas, através do site da eDreams, utilizando o meu e-mail, uma das minhas contas eDreams, e os dados do meu cartão de crédito.
Enquanto resolvia o problema com o Banco, foi-me aconselhando falar com a entidade diretamente, de forma a conseguir rapidamente cancelar estas viagens.
Liguei hoje para o respetivo atendimento ao cliente e fui surpreendida com um dos piores serviços que alguma vez tive o azar de usufruir.
Para além de ser uma situação altamente delicada, para a qual eu necessitava urgentemente de ajuda (não quero, de forma alguma, que terceiros viajem às minhas custas), é uma situação que colocou os meus dados pessoais (incluindo a minha morada) em risco, os quais deveriam estar protegidos pela referida entidade.
Durante a chamada telefónica, obtive então o seguinte:
Fui informada que tenho ser eu, a vítima, a entrar em contacto com uma Companhia Aérea que nem sequer opera no meu País e a conversa com o operador teve os seguintes comentários:
"Se as pessoas usaram o seu e-mail, a sua conta e os dados do seu cartão, é porque você as conhece"
"É da sua responsabilidade proteger os seus dados e garantir que terceiros não acedem aos mesmos"
"A culpa foi sua que partilhou informação sensível"
"Quer a ajuda da eDreams quando nem sequer é nossa cliente"
E depois de ter pedido o e-mail para efetuar esta reclamação e visto que o operador me tinha indicado que não ia abordar a Companhia Aérea em meu nome, pedi então o contacto da mesma, e obtive este maravilhoso comentário - "Ah, agora já quer o contacto da companhia..."
A vítima é portanto, aos olhos da eDreams, a culpada; Prestam um serviço absolutamente desinformado perante a lei e as suas responsabilidades, e desinformado perante os seus clientes (não só sou cliente como tenho duas contas ativas e já fiz inúmeras compras através da plataforma), não protegem os dados dos seus clientes, e ainda permitem que seja este o tipo de comportamento, levado a cabo em nome da entidade, perante uma pessoa lesada.
É absolutamente inadmissível toda esta situação, uma falta de respeito, educação e consideração e leva-me a crer que de facto, a inércia deles se prende claramente com dinheiro fácil que ganharam através desta situação e que quanto mais tempo ou mais difícil for de resolver, melhor, porque maior a probabilidade de não ficarem a perder com a resolução da situação.