Exmos. Senhores,
Fiz uma reserva através do Booking (oferta de parceiro) no alojamento "Colazione Al Vaticano Guest House", em Roma, Itália. A estadia de 3 noites foi entre os dias 12 - 15 de fevereiro de 2025 [anexo "reserva.pdf"].
Paguei 139,19€ no Booking, que incluía impostos e taxas. Normalmente, o preço apresentado separa o valor a pagar pela reserva ao Booking (no momento da reserva), e o valor a pagar de taxa turística ao alojamento (durante o check-in). Visto que não houve essa discriminação no valor a pagar, e que o preço "inclui impostos e taxas", assumi desde logo que a taxa turística estaria incluída no preço total [anexo "reserva.pdf"].
No entanto, durante o check-in, o alojamento pediu-me a taxa turística de 30€ (pois a estadia foi de 3 noites, a 5€ por noite por pessoa). Foi-me dito que este valor era cobrado a todos os hóspedes durante o check-in. Por isso, acabei por pagar os 30€ de taxa turística ao alojamento, em dinheiro, de forma a evitar conflitos com o alojamento naquele momento (até porque a pessoa encarregue do check-in tinha apenas começado a trabalhar há 1 semana) [anexo "taxa-turistica.jpg"].
Contactei o suporte do Booking, visto que me foi cobrado um valor à chegada que não estava previsto. Responderam-me com uma resposta automática, em que me deram razão, e que o alojamento não devia ter cobrado nenhum valor adicional [anexo "suporte-booking.jpg"].
Após confrontar o alojamento com a mensagem do Booking (na rececção), enviaram-me por conversa no WhatsApp detalhes acerca da reserva que foi efetuada pelo parceiro do Booking [anexo "conversa-whatsapp.jpg"]. É possível constatar que o alojamento alega ter recebido 107,92€ pela reserva [anexo "valor-alojamento.jpg"], e que a taxa túristica teria de ser paga ao fazer check-in [anexo "taxa-alojamento.jpg"]. No entanto, estas informações NÃO estão no Booking, e sim noutra plataforma (Expedia), que foi possívelmente usada pelo parceiro que mediou a reserva no Booking.
A interação com o alojamento não foi de todo amigável, como é possível ver na conversa do WhatsApp [anexo "conversa-whatsapp.jpg"], no entanto é vísivel que o problema não está do lado deles, mas sim do lado do Booking e do parceiro que o Booking representa ao disponibilizar a reserva. A informação acerca da taxa túristica, que seria paga no check-in, não esteve presente em momento algum durante a reserva (em situações passadas, essa taxa é mencionada sempre que existe).
Tentei por diversas vezes contactar o suporte do Booking posteriormente, no entanto não obtive até hoje nenhuma resposta ou resolução da parte deles. O SUPORTE DO BOOKING É ZERO. Além disso, até hoje não consegui efetuar a avaliação da minha estadia no alojamento no Booking! Eles certamente sabem que será negativa dada toda esta situação. O Booking censura e ignora os clientes que têm experiências negativas na sua plataforma, para que não afetem os demais.
Visto que o Booking não se encontra indexado no Livro de Reclamações Eletrónico (sabe-se lá porquê), só me resta recorrer a este meio para expor a minha situação. Pretendo reaver os 30€ da taxa turística que paguei ao alojamento, que deveria ter sido paga pelo Booking/parceiro através do valor que dispendi para a reserva no Booking. Relembro que, segundo a reserva no Booking, essa taxa turística estaria incluída no preço que paguei ("inclui impostos e taxas").
Cumprimentos.