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Booking cancela reserva indevidamente e não quer devolver o dinheiro

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. C.

Para: Booking

19/08/2024

Exmos. Senhores, Foi efetuado um pagamento na sua totalidade dentro de parâmetros normais e antes de datas limites utilizando esta plataforma, tendo comprovativos de ordens de transações e comprovativos das mesmas após serem processadas, mas a plataforma ficou com o dinheiro todo do cliente, cancelou uma reserva sem lhe ser pedido tal acção, alegando "erro de sistema" e recusa-se a devolver o dinheiro. A situação é a seguinte, em detalhe e por partes: 1. Foi feita uma reserva no dia 10 de abril deste ano, para um quarto de hotel em Sercotel Playa Canteras, em Las Palmas (Gran Canária), para 2 pessoas, para as datas entre 19 de agosto e 26 de agosto. O valor de reserva, nesse mês, foi de 23€, pago com valor em carteira Booking. A reserva ficou assegurada. 2. No dia 31 de julho deste ano, foi pago o restante valor. O pagamento foi autorizado pelo meu banco e da minha conta saíram 1052,68€ cuja recepção a plataforma Booking prontamente confirmou por email, apesar de o pagamento ter ficado ainda em processamento pelo banco até ao dia 5 de agosto. 3. No passado dia 12 de agosto, foi solicitada uma mudança de datas de 19ago - 26ago para 20ago - 27ago. Isso implicou um pagamento de um valor extra, de 368,43€. Este pagamento foi efetuado no dia 14, três minutos após a receção do email que pedia para atualizarmos o nosso cartão VISA na plataforma. Essa atualização foi feita e, pelas 15h54 desse dia, o pagamento foi autorizado pelo banco e ficou, tal como na primeira transação de julho, nos movimentos em processamento por parte do Millenium BCP. Na plataforma Booking foi possível ver de imediato a confirmação de que o valor foi totalmente pago e que eu não teria de fazer mais nada (imagem em anexo). Acontece que a plataforma em questão procedeu ao cancelamento total da reserva no dia 16 de agosto, às 00h24, alegando que o pagamento não foi efetuado por "cartão de crédito inválido". Isto é uma informação falsa. No entanto, por chamada telefónica efetuada várias vezes, admitem que conseguem efetivamente ver que o pagamento realmente foi feito no dia 14, dentro do limite definido pelo hotel (15 de agosto). Acrescentam que, "por erro de sistema", cancelaram a reserva e não conseguem garantir o reembolso. Ou seja, por um erro de sistema do Booking, eu iria perder 1444,11€. A Booking constantemente passou a responsabilidade ao hotel em causa, alegando que pediu ao hotel "isenção de taxas", mas o mesmo também já se recusou a devolver o dinheiro. Dado que a data limite de pagamento definida pelo hotel era 15 de agosto, não há qualquer desculpa para o facto de eu ter avançado com uma transação final dia 14 de agosto pelas 15h54 e ter sido cancelada a reserva. Não há também qualquer explicação razoável que faça sentido em relação ao Booking ter um erro de sistema e ser o cliente a perder milhares de euros. Com isto, não só perdi o meu dinheiro como perdi qualquer disponibilidade no hotel que tinha reservado, e tive de encontrar outra solução tendo ainda mais custos acrescidos a esta perda. A Booking não se responsabiliza pelo seu erro e eu considero esta situação uma autêntica burla. Avançarei com todos os processos necessários para apurar responsabilidade e reaver o meu dinheiro que foi colocado cativo indevidamente (1444,11€). Tenho comprovativos de todas as transações com datas de autorizações de pagamento e documentos que provam que a Booking cometeu um erro. Nota: em chamadas telefónicas com a Booking, vários colaboradores recusaram passar a chamada a um responsável com quem pudesse falar da situação. Cumprimentos.


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