Abri conta nesta instituição há cerca de dois meses. Contudo, há aproximadamente duas semanas que o meu cartão de débito se encontra bloqueado, impedindo-me totalmente de realizar pagamentos com cartão físico, contactless ou MB Way.
Desde o início do problema:
Contactei o apoio ao cliente mais de 6 vezes;
Fui sucessivamente encaminhado entre o apoio ao cliente e a gestora de conta;
Nunca me foi apresentada uma solução concreta ou definitiva;
Foi-me indicado que deveria realizar operações num multibanco para desbloquear o cartão.
Segui as instruções fornecidas diversas vezes, sem sucesso. Na última tentativa, uma caixa multibanco de outra instituição reteve o meu cartão e não o devolveu.
Desloquei-me ao balcão do banco onde o cartão ficou retido e fui informado de que apenas o poderiam devolver mediante declaração emitida pelo meu banco. Voltei a contactar a ABANCA, que novamente não resolveu a situação, limitando-se a indicar que o assunto só poderia ser tratado num balcão físico — o que não era possível no local onde me encontrava.
Consequências:
Fiquei duas semanas sem acesso funcional ao meu dinheiro;
Não consegui realizar pagamentos básicos;
Fui obrigado a recorrer a terceiros para levantar dinheiro e conseguir assegurar despesas essenciais;
Total ausência de acompanhamento eficaz por parte do banco.
Considero esta situação inadmissível, especialmente tratando-se de uma instituição bancária.
Pretensão:
Resolução imediata do problema;
Esclarecimento formal sobre o ocorrido;
Garantia de que situações semelhantes não voltarão a acontecer.