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Bloqueio conta Bancaria

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

E. V.

Para: MILLENNIUM BCP

20/04/2024

Temos contas abertas no Millenium BCP, desde há muitos anos, e também estamos informados da lei criada para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, a Lei n.º 83/2017, regulamentada pelo Aviso n.º 1/2022 do Banco de Portugal (BdP), e que veio criar novas exigências de identificação dos titulares de contas.A minha queixa, é para o Millenium BCP, a forma e nos meios como tem actuado e utilizado o banco com os seus clientes, neste caso em particular, meu caso, tem sido, desculpem a palavra, indecente.Quando soube desta lei, que não me foi transmitida pelo meu banco, se não pela empresa onde trabalho, primeiro motivo de surpresa, a continuação me dirigi ao balcão de Cascais, que é o mais próximo de onde eu trabalho, para actualizar os dados, pessoalmente, a primeira vez demoraram 1 hora sem sucesso, não conseguiam actualizar, a plataforma utilizada ficava bloqueada, me desloquei uma segunda vez e aconteceu o mesmo, informei a consultora que me atendeu que esperava que não tivesse consequências porque eu já tinha feito a minha actualização, a não introdução dos dados na plataforma utilizada pelo Banco, e que não trabalhava, não era de todo o meu problema e eu não iria a fazer uma outra deslocação ao Banco.Parecia que tinha corrido tudo bem, assim foi o meu marido informado pelo Banco, até que esta semana, quando fui a pagar um pequeno almoço, não consegui, a minha conta estava bloqueada.Entrei na App e vi que o assunto era actualização de dados, surpresa! bastante incomoda e desagradável, já que nem tinha dinheiro cash para pagar, os meu dados não tinham sido actualizados e a conta bloqueada. Entrei na App, me apercebi que a conta sim estava bloqueada, vi que os meus dados não tinham sido actualizados, segunda surpresa! os actualizei imediatamente, a continuação liguei aos serviços de apoio ao cliente, para saber o que passava, porque a minha conta continuava bloqueada depois da actualização, me informaram que a actualização poderia levar uns dias, ate 2 ou 3 e que nesses dias a minha conta seguiria bloqueada, exigi falar com um superior e não me deu acesso, deixei bem claro que se não desbloqueavam a minha conta em 10 min, iria cancelar todas as contas no Banco no próprio dia. Não sei se foi coincidência ou não, a minha conta desbloqueou em menos de 10 min.Pelo que percebo este bloqueio temporal é ilegal e vou exigir da parte do Banco uma explicação, um pedido de desculpas e ainda não sei se iremos solicitar o cancelamento das nossas contas, este processo tem sido uma falta de respeito para os clientes, um processo levado a cabo de uma forma indecente, dado que o dinheiro não é do banco se não dos seus clientes, e tem afectado a muitas pessoas, idosos, entre eles. Uma vergonha. O dinheiro das pessoas não pertence a um organismo bancário, este não pode ter este tratamento indecente e irresponsável junto das pessoas/clientes que confiam o seu dinheiro a esta entidade.Falta de informação ao cliente, falta de informação sobre possiveis consequencias, estas são legais? bloqueio de contas é legal por falta de actualização por erro ou não do banco?Muito obrigada,Elsa Alberti


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