Exmos. Senhores,
(3 de fevereiro de 2025)
Venho expressar minha total insatisfação com a experiência que tive ao tentar alterar uma passagem adquirida através do bilhete flexível da Booking. Comprei um bilhete apenas de ida para Lisboa- São Paulo por aproximadamente 300 euros, justamente optando pelo bilhete flexível para ter a possibilidade de alteração, caso necessário.
Cerca de 14 horas antes do prazo para troca, tentei realizar a alteração e fui surpreendido por uma série de dificuldades e problemas. Primeiramente, o site da Booking oferece a opção de contato por telefone ou chat, porém não há nenhum número disponível. Levei mais de uma hora apenas para localizar o chat.
Quando finalmente consegui contato, informei a nova data (cujo valor era praticamente o mesmo da passagem original) e, para minha surpresa, fui informado de um problema de comunicação com a companhia aérea, impossibilitando a alteração naquele momento. Me disseram que entrariam em contato mais tarde.
Por volta das 22h em Portugal, recebi uma ligação em inglês. Ao perguntar se a pessoa falava português, a chamada foi imediatamente encerrada. Logo em seguida, recebi um e-mail (que mais parecia um golpe) informando que eu tinha apenas uma hora para alterar a passagem, caso contrário, teria que embarcar na data original. Tudo isso foi comunicado apenas em inglês, apesar de a compra ter sido feita em Portugal.
Para piorar, ao tentar acessar meu bilhete no site da Booking, não consegui mais localizar meu número de cliente nem o PIN, impossibilitando qualquer outra tentativa de contato. Diante dessa situação absurda e sem alternativas, acabei sendo obrigado a pagar uma taxa de 175 euros para alteração da passagem, o que, somado ao valor já pago pelo bilhete flexível, praticamente anula qualquer vantagem desse serviço.
O que era para ser um serviço prático e conveniente se tornou um verdadeiro pesadelo. Me sinto enganado e lesado, pois paguei um valor significativo para garantir flexibilidade na passagem e, no fim das contas, fui forçado a arcar com um custo inesperado e desproporcional.
Aguardo um posicionamento da Booking sobre esse caso e espero que providências sejam tomadas para evitar que outros clientes passem por esse mesmo transtorno.
Cumprimentos.
Nikolaos@4-tr.com