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Bilhete do voo de regresso cancelado pela TAP por não ter utilizado bilhete do voo de ida

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. M.

Para: TAP-Air Portugal

06/12/2022

Exmos. Senhores,Comprei em Outubro através da TAP dois voos, de ida e volta, para o aeroporto de Paris-Orly, com datas de 30/11 e 03/12, para a minha família: eu, o meu marido e duas crianças de 2 e 3 anos. Surgiu-me, todavia, entretanto, um compromisso que me impossibilitou de viajar antes do dia 01/12 e, por conseguinte, de seguir no voo de ida, a 30/11.Tentei, assim, alterar a reserva. No entanto, a alteração ficar-me-ia mais cara do que adquirir um voo de ida separado através de outra companhia. Por isso, assim fiz. Contava depois regressar no voo de regresso adquirido anteriormente pela TAP para dia 3/12. No entanto, no dia do voo, fui surpreendida ao não conseguir fazer o check in online. Liguei, então, para a linha de atendimento da TAP, que me esclareceu, para meu espanto, que, de acordo com as condições dos bilhetes que adquirira, ao não utilizar o voo de dia 30/11 o bilhete de dia 03/12 tinha ficado automaticamente cancelado.Esta situação – perder um bilhete já pago simplesmente por não usufruir de outro voo adquirido ao mesmo tempo – é totalmente desprovida de sentido. Mesmo admitindo que tal consta das condições do bilhete, não é – como já foi amplamente estabelecido em casos de defesa do consumidor – razoável esperar que o cliente leia uma documentação longuíssima de modo a ficar a saber dessa condição. Para piorar as coisas, não recebi sequer da companhia qualquer email automático na sequência da não comparência no voo de dia 30.Em resultado do sucedido, deparei-me sem voo de regresso no próprio dia em que precisava de voltar a Portugal, com duas crianças pequenas comigo. A única solução – e, apesar de tudo, felizmente possível – foi adquirir um novo voo, naturalmente a preço muito elevado.Em suma, uma situação inaceitável, a todos os níveis. Aguardo resposta por escrito e não apenas restituição dos valores pagos mas compensação adequada. Com os melhores cumprimentos,Diana Mateus Gui Pimentel


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