Exmos. Senhores,
Não poderia estar mais descontente com os serviços da BACKMARKET, e o meu contacto com esta empresa só teve início há 18 dias.
Comprei um iPhone 13 no estado "Bom", com uma bateria nova, pela qual paguei um valor adicional de cerca de 50 €, porque se mantivesse a opção de bateria usada, apenas garantiam uma capacidade de 80% da mesma. O valor da compra foi 373.99 €.
A BACKMARKET anuncia, para este produto:
100% funcional - Testado e verificado minuciosamente, com uma garantia de 2 anos e devoluções gratuitas de 30 dias.
Ficha limpa - Limpo por dentro e por fora, com reposição de dados de fábrica.
Sem alertas vermelhos - Sem malware à vista. Dispositivo não bloqueado, roubado ou com origem fraudulenta.
Recebi o telemóvel no dia 20.03.2025. No dia 23.03.2025, do nada, o telemóvel começou a desligar-se, mesmo quando ainda tinha bastante bateria. Apareceu uma mensagem de bateria não reconhecida - leia-se "bateria que não é da marca Apple". Através do canal virtual (pois é impossível falar com alguém nesta empresa), pedi para que o telemóvel fosse verificado imediatamente,. Porém, para além de não existir um contacto telefónico, não existe loja física e a verificação demora pelo menos 5 dias úteis.
Não tenho outro telemóvel, não posso ficar uma semana incontactável. Por esta limitação - convenhamos, inimaginável, para quem compra um produto deste preço, alegadamente a funcionar na perfeição - pedi para me ser fornecido um telemóvel de substituição, ou enviado um outro telemóvel idêntico.
A BACKMARKET não me deu qualquer solução que aliviasse o transtorno. Repetiram até à exaustão que a verificação duraria pelo menos 5 dias úteis, após o que o telemóvel seria reparado, substituído, ou - caso não existisse alternativa em stock - reembolsado o valor investido 4 dias antes.
Portanto, paguei, recebi um artigo que não funciona, e terei de esperar o que a BACKMARKET entender que é razoável, sendo que ainda posso ter de comprar outro telemóvel e aguardar pacientemente o reembolso deste.
Como a anomalia acalmou 2 ou 3 dias, fiquei a pensar como dar a volta a este transtorno. Mas recomeçou, e não parou mais. O telemóvel não aguenta um dia sem se desligar dezenas de vezes. A meio de uma chamada, de uma mensagem, de tudo o que faço. É desesperante.
Não sendo isto suficiente, a BACKMARKET não me envia a factura da compra, ainda que já a tenha pedido diversas vezes. Dizem que o fornecedor ainda não enviou. Mas o meu fornecedor foi a BACKMARKET!
Venho, mais uma vez, apelar ao meu direito de ser ressarcida pelos danos que este negócio desastroso me tem causado, solicitando que seja colocada uma bateria nova e original neste telemóvel e que me seja fornecido um aparelho de substituição enquanto a reparação é efectuada.
A verificação das peças, que tanto apregoam, é publicidade enganosa. Com baterias que não são da marca original, nunca poderão atingir a fiabilidade que publicitam pois, como bem sabem, com uma outra bateria não original, há enormes probabilidades de o problema persistir.
Venho também apelar a que a BACKMARKET cumpra as suas obrigações legais e me envie a factura pela compra que fiz, com a máxima urgência.
Agradeço contacto urgente.
Obrigada
Cumprimentos.,
Margarida Almeida
Nota: No número da factura tive de colocar o número do comprovativo de pagamento, pelo motivo óbvio de que ainda não existe factura!