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Avaria módulo eletrónico máquina lavar roupa/ sem peça substituição

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: LG Electronics Portugal S.A.

11/08/2021

A 11 de Junho de 2011, adquiri uma máquina de lavar roupa LG, modelo F1480FD, junto de um revendedor oficial, que efetuou a venda garantindo e reforçando que seria uma máquina duradoura e com excelente qualidade. Os problemas começaram com uma peça da balança, que avariou e a máquina deixou de funcionar. Nessa altura, contactei o centro de assistência ao cliente da LG e solicitei reparação, que foi efetuada, mediante o custo da peça, mão de obra e deslocação. A semana passada, durante um ciclo de lavagem, a máquina de lavar roupa desligou-se. Quando tentei ligar novamente, surgiu no ecrã o erro PF, que é referente a uma quebra de energia ou falha durante a lavagem. Coloquei novamente o programa de lavagem a funcionar. Ao fim de poucos minutos a máquina voltou a desligar, desta vez, não voltou a ligar. No dia 7 de Agosto de 2021, solicitei um contacto por parte da assistência técnica, por via do site da LG Portugal. No dia 9 de Agosto de 2021, recebi um contacto telefónico por parte do centro de assistência técnica, em resposta ao meu pedido. Durante essa chamada telefónica, foi-me questionado o motivo do pedido de assistência, modelo do produto, período de garantia, entre outros. Relatei a situação, tal como no presente e-mail, referindo que a máquina de lavar roupa parou de funcionar e que não ligava, nem dava qualquer sinal. Questionei a assistente sobre qual seria o tipo de avaria, se seria uma avaria já relatada por outros clientes e se me poderia dar algum feedback acerca do orçamento ou possibilidade de arranjo da mesma. A resposta foi que não poderia dizer nada em relação a esses assuntos e que seria o técnico especializado que iria contactar-me para marcar a visita ao domicílio, com vista a efetuar o diagnóstico/reparação. Ao fim de pouco tempo, fui contactada pelo técnico a fim de marcar a visita para o final desse mesmo dia. Quando o técnico chega ao local, questionando qual o problema da máquina, refiro o mesmo que disse anteriormente via telefónica à assistente, ao que me é respondido que é uma avaria do módulo eletrónico da máquina, abrindo posteriormente o tampo superior da máquina e fechando novamente, sem qualquer tipo de intervenção. Posto isto, o técnico efetuou um contacto telefónico ao fim de pedir uma peça de substituição (o módulo eletrónico), tendo obtido como resposta que não existia essa peça para substituição, uma vez que estava descontinuada. Sendo assim, a máquina de lavar não teria arranjo possível. Uma máquina com 10 anos, comprada como sendo de gama alta, com um custo de cerca de 700€, com pouco uso (1 a 2 vezes por semana), acaba por ver a sua vida útil terminada por falta de uma peça? De salientar, neste momento, dois pontos-chave importantes: primeiro, com uma rápida e pequena pesquisa é possível verificar que, não só existem ainda lojas que vendem este modelo F1480FD, como também existem lojas de peças eletrónicas para reparação que têm para venda o módulo eletrónico compatível deste modelo, sendo portanto inexplicável que a marca LG não tenha disponível o material necessário para reparar os seus próprios produtos, ou seja, se um cliente comprar hoje uma máquina de lavar roupa modelo F1480FD e se avariar, dentro da garantia, não têm peça de substituição para o módulo eletrónico em segundo lugar, é possível verificar, consultando o site oficial, que a LG Eletronics tem como premissa importante da sua actuação o direito do cliente à reparação, tendo como compromisso “fabricar produtos sustentáveis e fornecer serviços de reparação de alta qualidade. Por meio de investimentos contínuos em operações de reparação, permitimos que os consumidores exerçam o seu Direito à Reparação e estendam a vida útil de seu produto LG contribuindo assim para a realização de uma economia circular”, ora, um produto com 10 anos, com pouco uso, em perfeitas condições de conservação, com elevado nível de poupança de energia, será descartado por falta de uma peça de substituição, não me parece que este tipo de acção vá de encontro ao que é apregoado pela marca no que toca à sustentabilidade e ao incentivo de uma economia circular. No que toca à assistência técnica prestada pela marca, até ao momento, considerava ser de alta qualidade e especializada, facto que deixou de ser verdade a partir do momento em que, após triagem pelo centro de assistência técnica, em que é referido todo o problema, não existe um alerta para o cliente de que esta avaria se trata de facto de um problema no módulo eletrónico e que não têm essa peça para substituição, evitando assim a deslocação do técnico ao local. Ressalvo novamente que o técnico especializado não precisou de verificação física para diagnosticar o problema, tendo salientado que é um problema conhecido e que quando acontece, a máquina desligar e não voltar a ligar, tem de ser substituído o módulo eletrónico. Assim, tendo todas estas informações, o centro de assistência técnica, deveria ter como obrigação efetuar um diagnóstico precoce e evitar este tipo de constrangimentos ao cliente, sendo que não deveria ser imputado ao cliente um custo de diagnóstico/deslocação do técnico, para verificar algo que poderia ser referido via telefónica (tanto a avaria como o facto de não existir uma peça de substituição). Foi-me cobrado um valor de 43,05€, pelo diagnóstico e deslocação do técnico que, na realidade, foi apenas para me informar que a máquina não tinha arranjo e que teria de desperdiçar uma máquina praticamente nova, que teve um custo muito acima da média (700€). Posto isto, careço de uma resposta por parte da LG Eletronics, no que diz respeito ao facto de não existirem peças de substituição, para uma máquina relativamente nova, com base na politica da empresa de sustentabilidade e recirculação de produtos e, por via de considerar ter sido lesada pelo centro de assistência técnica em não diagnosticar correcta e precocemente a situação, procuro uma reasserção do valor pago pela deslocação do técnico (43,05€).


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