back

Avaria dentro da garantia não coberta pela garantia

Resolvida Pública

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

V. A.

Para: Samsung Portugal

08/08/2024

Exmos. Senhores, Em 22-11-2022 adquiri uma máquina de lavar e secar roupa por 953.97€, porque foi acrescentado um plano de reparação casa total anual que nunca utilizamos mais extensão da garantia de 3 anos. A referência da encomenda é FT AUSO14/004478 22/11/2024. Sucede que este apresenta defeito: a A BORRACHA À VOLTA DA MAQUINA REBENTOU. Comuniquei-vos de imediato o problema, em 29-07-2024, para que atuassem em conformidade, mas recebi como resposta que o produto tem garantia, mas que este problema não está dentro da mesma, o que desrespeita a legislação aplicável. Exijo a substituição do produto defeituoso. Em alternativa, devolvam-me o dinheiro que paguei ou procedam à reparação do artigo em causa. Caso não me resolvam a situação nos próximos 5 dias, considerarei o contrato como incumprido da vossa parte. Exijo que me resolvam esta situação o mais rapidamente possível, ou tomarei as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Cumprimentos.

Mensagens (3)

Samsung Portugal

Para: V. A.

09/08/2024

Please Reply Above This LineExmos. Senhores,Acusamos a receção da exposição efetuada, a qual mereceu a nossa melhor atenção.A Samsung norteia a sua conduta pela satisfação máxima dos adquirentes de produtos da marca Samsung, pretendendo assegurar que a informação relevante é apresentada da melhor forma.No que diz respeito à reclamação apresentada, vimos informar o seguinte:- Durante o período de garantia de cada equipamento, a Samsung assegura a reparação sem custos, de acordo com as condições da respetiva garantia, constantes do Certificado de Garantia que acompanha o mesmo.- Existem situações das quais podem resultar avarias que não estão abrangidas pela garantia do produto.Nesta conformidade, a avaria que dá causa à presente reclamação não está coberta pela garantia do produto, na medida em que não corresponde a qualquer defeito de fabrico ou desconformidade, mas sim a danos físicos resultantes de causas externas, em relação às quais a Samsung não poderá assumir qualquer responsabilidade.Em suma, esclarecemos que a reparação do equipamento é tecnicamente possível, contudo os custos associados à mesma não são responsabilidade da Samsung nem podem ser suportados pela mesma, por a intervenção técnica em causa não estar coberta pela garantia do produto.Na expectativa de terem sido prestados todos os devidos esclarecimento,Com os melhores cumprimentos,Atenciosamente,Apoio a ClientesSamsung Electrónica Portuguesa210 608 098 (dias úteis das 9h às 20h)Chamada para a rede fixa nacionalwww.samsung.comt/supportPara responder ao nosso inquérito clique no link:Qual o seu nível de satisfação com o suporte prestado por e-mail ou pela nossa equipa de social media? Pode cancelar a subscrição no link: UnsubscribeOn Thu, 08 Aug 2024 at 05:30 pm wrote:‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ %%[ConversationId: 66b4f2a537dd04447254b2c8]%%%%[msConversationId:66b4f2a537dd04447254b2c8]%%

V. A.

Para: Samsung Portugal

09/08/2024

Exmos. senhores, Não podem depreender que foi mal uso ou culparem-me a partir do momento que nunca ultrapassei a carga máxima suportada pela máquina, tenho o cuidado de distribuir o peso, virar toda a roupa do avesso, utilizo produtos específicos para a lavagem, além de respeitar o material e ciclo indicados. Verifiquei o manual e o certificado de garantia e não encontro um motivo razoável que caracterize a utilização indevida/ incorreta do equipamento. Assim, mantenho a minha reclamação perante o tratamento recebido e aguardo a resolução problema. Como consumidora sinto-me lesada e desprotegida. Perante a dificuldade da prova do defeito, em especial quando ele se pode manifestar ao longo de um período relativamente longo, como os três anos previstos, a lei protege o consumidor no sentido de considerar que no caso da falta de conformidade se manifestar nos dois primeiros anos da garantia, se presume que esse defeito existia na altura da entrega, cabendo ao consumidor fazer, apenas, prova do defeito de funcionamento do bem . Uma vez que existe uma falta de conformidade e somente se passou 1 ano e pouco tenho o direito de constatar que tal defeito já existia na altura da entrega, tendo assim direito à reposição da conformidade através da reparação ou da substituição do bem. Pois de acordo com o artigo 18º do DL 84/2021 que para reparação ou substituição do bem, o consumidor deve disponibilizar os bens a expensas do profissional, o qual deverá efetuar a reparação ou substituição a título gratuito e num prazo razoável a contar do momento em que esse profissional tenha sido informado pelo consumidor da falta de conformidade. Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Samsung Portugal

Para: V. A.

16/08/2024

Please Reply Above This LineExmos. Senhores,Acusamos a receção da vossa reclamação a qual mereceu a nossa melhor atenção.Verificámos que o processo já foi anteriormente analisado e que foi apresentada resposta oportunamente pela Samsung. Assim vimos por este meio reiterar que após a visita por parte do centro técnico foi verificado que o dano reportado não é devido a defeito de fabrico nem desconformidade.Esclarecemos que a reparação do equipamento é tecnicamente possível, contudo os custos associados à mesma não são responsabilidade da Samsung nem podem ser suportados pela mesma, devido a danos resultantes de causas externas.Mantemo-nos disponíveis para qualquer questão,Uma vez prestados os devidos esclarecimentos, vamos desta forma encerrar o processo por esta via.Com os melhores cumprimentos,Atenciosamente,Apoio a ClientesSamsung Electrónica Portuguesa210 608 098 (dias úteis das 9h às 20h)Chamada para a rede fixa nacionalwww.samsung.comt/supportPara responder ao nosso inquérito clique no link:Qual o seu nível de satisfação com o suporte prestado por e-mail ou pela nossa equipa de social media? Pode cancelar a subscrição no link: UnsubscribeOn Fri, 09 Aug 2024 at 03:30 pm wrote:‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ %%[ConversationId: 66b6280e18005f60e986cb9e]%%%%[msConversationId:66b6280e18005f60e986cb9e]%%


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.