Reclamação
R. P.
Para: BMW Portugal Lda
Bom dia Exmo. Diretor Geral da BMW Portugal, Massimo Senatore.Eu, Rita Palma, venho por este meio demonstrar os meus maiores desagrados pela vossa marca BMW. Em julho de 2018 adquiri o veículo BMW 216d Active Tourer, com Código de Modelo VIN 2B31, através do comercial Nuno Delgado, na Santogal Oeiras e através da proposta nº 99232, num valor total de 25.450,00 €.O carro realizou todas as revisões e manutenções na BMW Faro (Algarve), sendo que as últimas assistências foram referentes a pastilhas de travão traseiras (em março 2021) e pastilhas de travão dianteiras (novembro 2021). É uma viatura de garagem, realizando praticamente todas as suas deslocações no Algarve e em Autoestrada (A22) e esporadicamente viagens do Algarve a Lisboa.Neste momento o veículo encontra-se com cerca de 75.000 Km e apresenta uma anomalia estranhamente adequada à idade da viatura. Segundo os mecânicos da BMW Faro a viatura necessita de todo o KIT de Embraiagem com uma reparação cujo orçamento total é de 2.597,53€.Sou condutora ativa diariamente há 19 anos, fazendo diariamente dezenas de quilómetros. Anteriormente tive outros veículos da marca Audi e Citroen e nunca antes registei este problema e muito menos com tão poucos quilómetros conduzidos. Não faz sentido um carro tão recente e com apenas estes quilómetros apresentar esta anomalia.Infelizmente a garantia do veículo terminou no passado mês de agosto de 2021. Perante esta realidade terei de tomar uma decisão: ou realizo a reparação do veículo com este valor elevadíssimo, ou vendo-o e jamais voltarei a comprar veículos desta marca já que fica em causa a qualidade e o funcionamento das peças desta marca.Foi a primeira vez que adquiri um veículo BMW, fi-lo pela imagem que é transmitida, ou seja, de extrema qualidade e segurança. Contudo fico (eu, família e amigos) com a ideia de ter peças de má qualidade, muito aquém da garantia tão publicitada.Lamento toda a situação, mas serve o presente para chamar a atenção de possíveis situações futuras.Agradeço desde já a sua atenção.Com os melhores cumprimentos,Rita Palma.
Mensagens (3)
BMW Portugal Lda
Para: R. P.
Estimados Senhores,Acusamos a receção da vossa comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.No seguimento da mesma e após a informação apurada junto do Concessionário Caetano Baviera Faro, confirmamos que, do diagnóstico realizado, verificou-se a necessidade de substituição da embraiagem do BMW em causa.Face ao exposto, foi realizado um orçamento para a substituição da embraiagem, incluindo o volante do motor, bem como do veio secundário dianteiro, dado que a Cliente reportou um ruído proveniente da roda dianteira direita.Cumpre-nos esclarecer que a embraiagem e o volante de motor tratam-se de peças de desgaste, sendo a sua durabilidade fortemente influenciada pelo perfil de condução e tipologia de percurso.Compreendemos que a Cliente tenha uma expectativa elevada sobre a durabilidade dos componentes do seu veiculo, e em nenhum momento seja oportuna uma avaria que tenha impacto nas rotinas diárias. Contudo, ainda que não desejáveis, são situações que podem ocorrer, ocasionalmente, não significando que o veiculo deixe de ter a qualidade que o distingue.Enquanto representantes do fabricante temos de dar cumprimento às condições de garantia por este definidas, pelo que já não nos é possível proceder à reparação em causa ao abrigo da garantia atendendo ao facto de a vigência das condições de garantia do BMW em causa se encontrar expirada.Em suma, uma vez que a garantia BMW Premium Selection expirou no inicio de agosto, também não será possível assumir os custos do serviço de reparação ao abrigo da mesma.Atendendo que a Cliente ainda não autorizou a realização de qualquer serviço de reparação, informamos que o Concessionário aguarda a sua aprovação e que se mantém dispor da Cliente para prestar qualquer esclarecimento adicional.Aproveitamos ainda para informar que a informação facultada tem como único intuito o esclarecimento da reclamação apresentada, não podendo essa informação ser reproduzida, nem utilizada, total ou parcialmente, para qualquer outro fim ou noutro contexto. Mais informamos que, por se tratar de correspondência privada, não autorizamos a sua divulgação a terceiros ou a publicação, por qualquer forma, por qualquer entidade. Será da vossa responsabilidade qualquer utilização, divulgação e/ou publicação não autorizada da referida informação ou de qualquer correspondência da BMW Portugal, Lda..Cordialmente.BMW GroupPortugalAfonso RevezCustomer ServiceLagoas Park, Ed. 11 – 2.º Piso2740-270 Porto Salvo, PortugalTelefone: 808200807Dias úteis das 9h às 18hEmail: info@bmw.ptwww.BMW.ptwww.MINI.ptwww.BMW-Motorrad.pt[cid:image001.png@01D71A7D.E9B1D960]----------------------------------------------------------------BMW Portugal, Lda., sociedade por quotas,com sede em Lagoas Park, Edifício 11, 2.º Piso,Freguesia de Porto Salvo, Concelho de Oeiras,com o capital social de EUR 50.000, integralmente realizado,matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Cascais,sob o nº 506 698 521 e com o mesmo número de pessoa coletiva.------------------------------------------------------------------------------------ [s:wht-pool.my.salesforce.com/servlet/servlet.ImageServer?oid=00D0Y000001KEKFandesid=0181v00000j7zAMandfrom=ext]ref:_00D0Y1KEKF._5001v1qAIaO:ref
R. P.
Para: BMW Portugal Lda
Bom dia Exmo.Seria de esperar que a resposta mais lógica advertida por vós seria o desgaste. É sem dúvida a resposta mais fácil para desviar responsabilidades. Contudo tal como já referi anteriormente, sou condutora há 19 anos e nunca um veículo com 70.000km me acusou este problema. Já falei inclusive com entidades conhecedoras (engenheiro mecânico) que me aferiu que este problema é raro e difícil de acontecer numa viatura tão recente. Certamente esta situação foi uma ocasião de azar e a peça já tinha defeitos. Não encontro outra justificação.Deixe-me só esclarecer que a anomalia do eixo da roda Direita não foi relatada por mim porque deveu-se mais uma vez á vossa má assistência mecânica. No passado mês de Agosto, início de Setembro, o veículo sofreu um sinistro (o qual não fui culpada) e resultaram 2 anomalias, uma delas o eixo da roda Direita. O veículo esteve na vossa oficina em Faro e saiu exatamente com o mesmo problema. Voltei mais duas vezes á oficina e não encontravam qualquer problema. Fica na dúvida a qualidade dos vossos serviços.Já agora gostaria de expor mais uma situação que na primeira reclamação não quis expor. Apareceu no ecrã do veículo revisão para 11/2021. Prontamente marquei a revisão na BMW Faro. Qual não é o meu espanto quando levanto o carro e simplesmente apagaram a data e puseram para os próximos 7000km. Se o carro faz o alerta da revisão deverá ser feita a revisão pois todo os cálculo são feito pelo veículo. Como justifica esta atitude então?Mas mais uma vez aldrabaram a data da próxima revisão e caso o carro venha a ter problemas estão descartados de quaisquer responsabilidades já que será resultado do mau uso do cliente ou desgaste, como sempre!Fico grandemente desiludida, tinha outra opinião pela vossa marca. Por momentos pensei que teriam alguma consideração pelos clientes. Com os meus maiores desagrados.
BMW Portugal Lda
Para: R. P.
Estimados Senhores,No seguimento da última mensagem remetida, vimos por este prestar esclarecimentos adicionais sobre o presente Caso (CPTPT01401292-30).Começamos por reiterar a informação prestada na nossa última comunicação, referente à necessidade de substituição da caixa de velocidades. Salientamos que a vida útil de peças de desgaste, neste caso da embraiagem, depende de variados fatores. Os sintomas que o Concessionário identificou como carecendo de reparação, não decorrem de defeito de fabrico ou de montagem, mas sim do desgaste inerente à passagem do tempo e à utilização, sendo a sua durabilidade fortemente influenciada pelo perfil de condução e tipologia de percurso.Relativamente ao ruído reportado da roda dianteira, cumpre-nos esclarecer que anomalias de caracter intermitente são de difícil diagnóstico, sendo que a anomalia em epígrafe não foi detetada uma vez que a mesma não se manifestou no decorrer do diagnóstico. Tendo passado a ser constante, o Concessionário já a conseguiu detetar, no passado dia 08 de novembro, tendo apresentado um orçamento para resolução do mesma.Por último, informamos que o aviso despoletado pelo BMW em causa remetia para a substituição das pastilhas dianteiras, sendo que este serviço foi realizado no passado dia 04 de novembro. Posto isto, esclarecemos que o reset efetuado correspondia ao serviço de troca das pastilhas e que o serviço previsto a ser realizado após serem percorridos 7.000Km corresponde à troca de óleo de motor, que de momento este BMW não necessita.Reforçamos que o Concessionário continua a aguardar a aprovação da Cliente para resolução dos problemas supra citados.Aproveitamos ainda para informar que a informação facultada tem como único intuito o esclarecimento da reclamação apresentada, não podendo essa informação ser reproduzida, nem utilizada, total ou parcialmente, para qualquer outro fim ou noutro contexto. Mais informamos que, por se tratar de correspondência privada, não autorizamos a sua divulgação a terceiros ou a publicação, por qualquer forma, por qualquer entidade. Será da vossa responsabilidade qualquer utilização, divulgação e/ou publicação não autorizada da referida informação ou de qualquer correspondência da BMW Portugal, Lda..Cordialmente.BMW GroupPortugalAfonso RevezCustomer ServiceLagoas Park, Ed. 11 – 2.º Piso2740-270 Porto Salvo, PortugalTelefone: 808200807Dias úteis das 9h às 18hEmail: info@bmw.ptwww.BMW.ptwww.MINI.ptwww.BMW-Motorrad.pt[cid:image001.png@01D71A7D.E9B1D960]----------------------------------------------------------------BMW Portugal, Lda., sociedade por quotas,com sede em Lagoas Park, Edifício 11, 2.º Piso,Freguesia de Porto Salvo, Concelho de Oeiras,com o capital social de EUR 50.000, integralmente realizado,matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Cascais,sob o nº 506 698 521 e com o mesmo número de pessoa coletiva.----------------------------------------4-11-2021 9:1223481 - Recebeu uma reclamação: Avaria BMW 216d Active Tourer - (CPTPT01401292-30) - ref:_00D0Y1KEKF._5001v1qAIaO:refEstimados Senhores,Acusamos a receção da vossa comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.No seguimento da mesma e após a informação apurada junto do Concessionário Caetano Baviera Faro, confirmamos que, do diagnóstico realizado, verificou-se a necessidade de substituição da embraiagem do BMW em causa.Face ao exposto, foi realizado um orçamento para a substituição da embraiagem, incluindo o volante do motor, bem como do veio secundário dianteiro, dado que a Cliente reportou um ruído proveniente da roda dianteira direita.Cumpre-nos esclarecer que a embraiagem e o volante de motor tratam-se de peças de desgaste, sendo a sua durabilidade fortemente influenciada pelo perfil de condução e tipologia de percurso.Compreendemos que a Cliente tenha uma expectativa elevada sobre a durabilidade dos componentes do seu veiculo, e em nenhum momento seja oportuna uma avaria que tenha impacto nas rotinas diárias. Contudo, ainda que não desejáveis, são situações que podem ocorrer, ocasionalmente, não significando que o veiculo deixe de ter a qualidade que o distingue.Enquanto representantes do fabricante temos de dar cumprimento às condições de garantia por este definidas, pelo que já não nos é possível proceder à reparação em causa ao abrigo da garantia atendendo ao facto de a vigência das condições de garantia do BMW em causa se encontrar expirada.Em suma, uma vez que a garantia BMW Premium Selection expirou no inicio de agosto, também não será possível assumir os custos do serviço de reparação ao abrigo da mesma.Atendendo que a Cliente ainda não autorizou a realização de qualquer serviço de reparação, informamos que o Concessionário aguarda a sua aprovação e que se mantém dispor da Cliente para prestar qualquer esclarecimento adicional.Aproveitamos ainda para informar que a informação facultada tem como único intuito o esclarecimento da reclamação apresentada, não podendo essa informação ser reproduzida, nem utilizada, total ou parcialmente, para qualquer outro fim ou noutro contexto. Mais informamos que, por se tratar de correspondência privada, não autorizamos a sua divulgação a terceiros ou a publicação, por qualquer forma, por qualquer entidade. Será da vossa responsabilidade qualquer utilização, divulgação e/ou publicação não autorizada da referida informação ou de qualquer correspondência da BMW Portugal, Lda..Cordialmente.BMW GroupPortugalAfonso RevezCustomer ServiceLagoas Park, Ed. 11 – 2.º Piso2740-270 Porto Salvo, PortugalTelefone: 808200807Dias úteis das 9h às 18hEmail: info@bmw.ptwww.BMW.ptwww.MINI.ptwww.BMW-Motorrad.pt[cid:image001.png@01D71A7D.E9B1D960]----------------------------------------------------------------BMW Portugal, Lda., sociedade por quotas,com sede em Lagoas Park, Edifício 11, 2.º Piso,Freguesia de Porto Salvo, Concelho de Oeiras,com o capital social de EUR 50.000, integralmente realizado,matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Cascais,sob o nº 506 698 521 e com o mesmo número de pessoa coletiva.------------------------------------------------------------------------------------From: []Sent: 19-11-2021 13:29To: info@bmw.ptSubject: Recebeu uma reclamação: Avaria BMW 216d Active Tourer - (CPTPT01401292-30)[s:wht-pool.my.salesforce.com/servlet/servlet.ImageServer?oid=00D0Y000001KEKFandesid=0181v00000j7zAMandfrom=int]ref:_00D0Y1KEKF._5001v1qAIaO:ref[s:wht-pool.my.salesforce.com/servlet/servlet.ImageServer?oid=00D0Y000001KEKFandesid=0181v00000j8K28andfrom=ext]
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