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Autonomia da bateria

Resolvida Pública

Problema identificado:

Garantias

Reclamação

A. F.

Para: BMW Portugal Lda

01/12/2024

Adelino Araújo Lopes de Faria Rua da Formiga, 339 4750-159 Barcelos Exmos. Senhores Sou proprietário da viatura BMW 530e iPerformance com a matrícula 26-XO-64, com o registo de fábrica de 2019/05/16, e atualmente com 64.753 Km, com uma garantia de fábrica para as baterias de alta tensão de 6 anos ou 120.000, critérios estes que a minha viatura cumpre. Devido ao facto de que nos últimos 6 meses ter havido uma diminuição muito acentuada na autonomia elétrica da viatura, em concreto efetuando o mesmo percurso com o mesmo condutor a autonomia elétrica baixou de cerca de 30 Km para apenas 18-20 Km, sendo o carregamento de 0 a 100% obtido com um consumo de apenas 5-6 KWh, dirigi-me à BMcar Barcelos a reclamar a forte diminuição da autonomia das baterias. Foi sugerido pela BMcar que fosse efetuado um teste de capacidade da bateria de alta voltagem e que após o resultado se agiria em conformidade, nunca tendo sido mencionados, objetivamente os parâmetros aceitáveis para a bateria mas que o aceitável seriam 70 a 75%. O resultado obtido para a capacidade da bateria foi de 66%, o que justifica a perda de autonomia, pois o resultado obtido para o “Estado de Saúde” da bateria é francamente mau para o tempo de vida do veículo, no entanto, os comentários relativamente ao resultado obtido foi que o estado da caixa da bateria de alta voltagem estava OK (ver relatório em anexo), e que quando exposto o resultado obtido pelo teste efetuado pela BMcar à BMW Portugal a resposta foi que “as baterias de alta voltagem estão sujeitas a um processo de envelhecimento, que pode reduzir a capacidade com um tempo de uso crescente. Isto não prejudica a eficácia geral”, ou seja, desde que não fosse detetada qualquer avaria em qualquer um dos módulos, mesmo que a capacidade da bateria fosse quase nula, estaria tudo bem. É tomado como garantido que as baterias de alta voltagem conseguem durar durante o período de vida do veículo com um nível de degradação de apenas 20 a 30%. Além disso a maior parte das marcas oferece como garantia a capacidade mínima de 70%,valor este superior ao obtido, e que com o envelhecimento rápido que as baterias estão a sofrer, e rapidamente ficará muito abaixo de um valor de capacidade considerado aceitável, no entanto não foi possível obter uma resposta formal nem da BMcar Barcelos, nem da BMW Portugal de qual seria o valor mínimo garantido pela BMW no que se refere á capacidade das baterias de alta voltagem. Seria de esperar que se durante o período vigente da garantia, uma perda extraordinária de capacidade da bateria, daria origem à substituição da mesma, ou eventualmente substituição de módulos, de forma a repor a bateria com uma capacidade que seja considerada aceitável para o tempo de vida do veículo que é o que espero que seja a atitude a tomar pela BMW Portugal perante o meu caso. Aguardo uma resposta de forma a poder continuar a ser um promotor da vossa marca que para mim como fiel comprador sempre se posicionou de uma forma distinta no mercado. Atenciosamente, Adelino Faria

Mensagens (3)

BMW Portugal Lda

Para: A. F.

09/12/2024

Exmos. Senhores, Em resposta à reclamação apresentada pelo vosso associado Adelino Faria, informamos que foram realizadas diligências junto do Reparador Autorizado BM Car Barcelos, tendo sido possível apurar que já foram prestados os esclarecimentos possíveis sobre a presente situação por parte deste Reparador Autorizado. Face à mesma, prestamos também os nossos esclarecimentos sobre a reclamação apresentada. O vosso associado efectivamente deu entrada com o seu BMW 530e no Reparador Autorizado em apreço, para que fosse realizado um teste à capacidade das baterias de alta tensão, alegando uma decréscimo na autonomia das mesmas. Neste sentido, em diagnostico não foi detetada qualquer inconformidade com a capacidade das mesmas, sendo que o certificado de bateria apresentou o valor de 66%. Esclarecemos que as baterias de alta tensão, como todos os componentes, estão sujeitas a um processo de envelhecimento natural que pode reduzir a capacidade com um tempo de uso crescente, não prejudicando a eficácia geral. Sendo que a capacidade indicada apresenta apenas o valor no momento do teste, não pressupõe qualquer correlação com a evolução posterior da capacidade da bateria, que é determinada de forma significativa por outros factores, tais como o utlização individual, assim como influências externas, sendo este o caso em questão. Tendo em conta a presente situação, acreditamos que o Reparador Autorizado agiu em conformidade com a situação que se apresentou oportunamente todos os devidos esclarecimentos ao vosso associado. Aproveitamos ainda para informar que a informação facultada tem como único intuito o esclarecimento da reclamação apresentada, não podendo essa informação ser reproduzida, nem utilizada, total ou parcialmente, para qualquer outro fim ou noutro contexto. Mais informamos que, por se tratar de correspondência privada, não autorizamos a sua divulgação a terceiros ou a publicação, por qualquer forma, por qualquer entidade. Será da vossa responsabilidade qualquer utilização, divulgação e/ou publicação não autorizada da referida informação ou de qualquer correspondência da BMW Portugal, Lda. Cordialmente, BMW Group Portugal Marcos Afonso Customer Service Lagoas Park,Ed. 11 – 2.º Piso 2740-270Porto Salvo, Portugal Telefone: 808200807 (chamada para a rede fixa nacional) Dias úteis das 9h às 18h Email: info@bmw.pt www.BMW.pt www.MINI.pt www.BMW-Motorrad.pt ---------------------------------------------------------------- BMW Portugal, Lda., sociedade por quotas, com sede em Lagoas Park, Edifício 11, 2.º Piso, Freguesia de Porto Salvo, Concelho de Oeiras, com o capital social de EUR 50.000, integralmente realizado, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Cascais, sob o nº 506 698 521 e com o mesmo número de pessoa coletiva. ---------------------------------------------------------------- Este e-mail e quaisquer anexos nele contidos são confidenciais e destinados apenas ao uso dos seus destinatários. Não é permitida a cópia desta mensagem, a utilização para qualquer fim ou a transmissão do seu conteúdo a terceiros. Caso tenha recebido este e-mail indevidamente, queira por favor notificar o seu remetente e proceder à destruição da mensagem.

A. F.

Para: BMW Portugal Lda

10/12/2024

Exmos. Senhores, Agradeço a resposta à minha reclamação, no entanto, os esclarecimentos prestados não respondem de forma alguma à reclamação apresentada. Volto a lembrar que a autonomia elétrica da minha viatura, num espaço inferior a um ano teve um decréscimo de 30 Km para 18-20 Km, e este resultado é um resultado real constatado diariamente e referentes ao mesmo percurso efetuado pelo mesmo condutor, ou seja, condições de condução muito semelhantes e não baseado em resultados pontuais ou estatísticos. É natural que haja uma degradação da capacidade das baterias de alta voltagem ao longo do tempo de utilização, mas não nesta dimensão. Além disso, existe uma garantia da BMW relativamente às baterias (6 anos ou 120.000 Km) onde não foi devidamente esclarecido qual a capacidade mínima que a bateria de alta voltagem deve possuir de forma a ser considerado inconforme de forma a ser acionada a garantia e se proceder à sua reparação. Assim, volto a questionar qual a capacidade das baterias de alta voltagem que a BMW considera normal para que as mesmas sejam substituídas e, questiono ainda o que considera a BMW uma inconformidade destas, pois, para mim o decréscimo acentuado da autonomia elétrica, como a verificada na minha viatura, constitui, em si só, uma inconformidade. Foi com enorme desilusão que verifiquei que a BMW Portugal desvalorizou o problema apresentando uma justificação padronizada e generalista de que a redução da capacidade não prejudica a eficácia geral, sem nunca se pronunciar ao meu problema em específico. A mim, enquanto proprietário, o decréscimo de autonomia elétrica prejudica e muito pois, atualmente, para fazer o percurso casa/trabalho, sou obrigado a usar o motor de combustão, situação que anteriormente não era necessária, pois a autonomia elétrica era suficiente. Agradeço a vossa atenção, e me sejam dadas as respostas objetivas relativamente às questões levantadas sobre a garantia das baterias de alta voltagem, bem como uma solução para o problema com que me deparo. Atenciosamente Adelino Faria

BMW Portugal Lda

Para: A. F.

11/12/2024

Exmos. Senhores, Em resposta à reclamação apresentada pelo vosso associado Adelino Faria, informamos que aquando da compra do seu BMW 530e, entre outros documentos, foi-lhe entregue o Certificado de bateria BMW para bateria de Alta tensão (Viaturas Híbridas da versão - Gen 3). Neste sentido, esclarecemos que o primeiro ponto menciona e citamos : “ O Certificado de bateria para a bateria de alta tensão de uma viatura híbrida nova (Viaturas Híbridas da versão - Gen3) aplica-se até aos primeiros 100.000 km da viatura, e termina, independentemente da quilometragem real percorrida, seis anos após a data da primeira matrícula da viatura BMW. “ No que concerne à questão de qual o valor de capacidade das baterias de alta voltagem, que a BMW considera normal para que as mesmas sejam substituídas, este não se encontra discriminado no Certificado de Bateria BMW, não sendo um valor balizado. Salientamos que as informações por nós facultadas, foram disponibilizadas pelo Reparador Autorizado BM Car Barcelos, pelo que os mesmos estarão ao dispor do vosso associado para qualquer esclarecimento adicional que entenda necessário. Aproveitamos ainda para informar que a informação facultada tem como único intuito o esclarecimento da reclamação apresentada, não podendo essa informação ser reproduzida, nem utilizada, total ou parcialmente, para qualquer outro fim ou noutro contexto. Mais informamos que, por se tratar de correspondência privada, não autorizamos a sua divulgação a terceiros ou a publicação, por qualquer forma, por qualquer entidade. Será da vossa responsabilidade qualquer utilização, divulgação e/ou publicação não autorizada da referida informação ou de qualquer correspondência da BMW Portugal, Lda. Cordialmente, BMW Group Portugal Marcos Afonso Customer Service Lagoas Park,Ed. 11 – 2.º Piso 2740-270Porto Salvo, Portugal Telefone: 808200807 (chamada para a rede fixa nacional) Dias úteis das 9h às 18h Email: info@bmw.pt www.BMW.pt www.MINI.pt www.BMW-Motorrad.pt ---------------------------------------------------------------- BMW Portugal, Lda., sociedade por quotas, com sede em Lagoas Park, Edifício 11, 2.º Piso, Freguesia de Porto Salvo, Concelho de Oeiras, com o capital social de EUR 50.000, integralmente realizado, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Cascais, sob o nº 506 698 521 e com o mesmo número de pessoa coletiva. ---------------------------------------------------------------- Este e-mail e quaisquer anexos nele contidos são confidenciais e destinados apenas ao uso dos seus destinatários. Não é permitida a cópia desta mensagem, a utilização para qualquer fim ou a transmissão do seu conteúdo a terceiros. Caso tenha recebido este e-mail indevidamente, queira por favor notificar o seu remetente e proceder à destruição da mensagem.

Assistência solicitada 15 dezembro 2024

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